Hyundai e Tate anunciam Mire Lee como a próxima artista da Hyundai Commission

A Hyundai e a Tate Modern anunciaram que Mire Lee irá criar a próxima Hyundai Commission anual. Lee é conhecida pelas suas esculturas viscerais que utilizam elementos cinéticos e mecanizados para invocar a tensão entre formas suaves e sistemas rígidos.

Aberta ao público de 8 de outubro de 2024 a 16 de março de 2025, a Hyundai Commission: Mire Lee será a nona de uma série anual de obras específicas criadas para o Turbine Hall da Tate Modern por artistas internacionais de renome. Esta será a primeira grande apresentação do trabalho de Lee no Reino Unido.

A parceria contínua da Hyundai com a Tate, que inclui a Hyundai Commission anual, está confirmada até 2026 e é o compromisso inicial mais longo de um parceiro empresarial na história da Tate. Esta parceria baseia-se no compromisso partilhado de oferecer novas formas de acesso, compreensão e experiência da arte.

Nascida na Coreia do Sul em 1988, Lee vive e trabalha entre Amesterdão e Seul. Utilizando materiais industriais, como varas de aço, cimento, silicone, óleo e argila, o seu trabalho explora a natureza animada destes materiais à medida que se derramam, pingam e incham. As esculturas de Lee têm um aspeto cru e orgânico, com elementos que sugerem organismos vivos combinados com peças de máquinas. Motores ou bombas canalizam líquidos escorrendo através delas com um efeito perturbador. Lee está interessada no poder da escultura para afetar tanto o espectador como o ambiente circundante e não tem medo de ultrapassar os limites artísticos de forma espetacular. As suas esculturas e instalações atmosféricas envolvem os sentidos e criam espaços para refletir sobre temas de emoção e desejo humano.

Mire Lee. Courtesy of the artist and Tina Kim Gallery. Photo Melissa Schriek

Mire Lee. Courtesy of the artist and Tina Kim Gallery. Photo Melissa Schriek

As esculturas de Mire Lee oferecem um encontro sensorial, explorando a relação entre formas orgânicas e elementos mecânicos“, afirmou DooEun Choi, Diretor de Arte da Hyundai Motor Company. “Esperamos aprofundar a perspetiva única de Lee no seu próximo trabalho para a Hyundai Commission, promovendo uma compreensão profunda da interligação.

Mire Lee é uma das artistas contemporâneas mais intrigantes e originais da atualidade e estamos muito satisfeitos por ela criar a sua primeira obra no Reino Unido, aqui na Tate Modern“, afirmou Karin Hindsbo, Diretora da Tate Modern. “Lee produz esculturas poderosas e estamos ansiosos por ver como ela transforma o icónico Turbine Hall com as suas formas subversivas e multissensoriais.

As recentes exposições individuais de Lee incluem Black Sun (2023) no New Museum, Nova Iorque; Look, I’m a fountain of filth raving mad with love (2022) no ZOLLAMTMMK, MMK Frankfurt; HR Giger & Mire Lee (2022) no Schinkel Pavillon, Berlim; e Carriers (2020) no Art Sonje Center, Seul. O seu trabalho também foi apresentado em várias exposições coletivas, incluindo apresentações na 59ª Bienal de Veneza, Veneza (2022); 11ª Bienal de Busan, Busan (2022); Kunstverein Freiburg, Freiburg (2021); Antenna Space, Xangai (2020); 15ª Bienal de Lyon, Lyon (2019); Art Sonje, Seul (2019); Sharjah Art Foundation, Sharjah (2019); e 12º Projeto do Pavilhão da Bienal de Gwangju, Gwangju (2018). Participou em residências na Rijksakademie van beeldende kunsten, Amesterdão (2018) e no Seoul Museum of Art (SeMA Nanji Residency), Seul (2017); e recebeu um Prémio Especial no 2021 Future Generation Art Prize.

Mire Lee. Landscape with Many Holes Skins on Yeongdo Sea, 2022. © Busan Biennale Organizing Committee. Photo Sang-tae Kim

Mire Lee. Landscape with Many Holes Skins on Yeongdo Sea, 2022. © Busan Biennale Organizing Committee. Photo Sang-tae Kim

Desde a abertura da Tate Modern em 2000, o Turbine Hall tem acolhido algumas das obras de arte contemporânea mais memoráveis e aclamadas do mundo, atingindo um público de milhões de pessoas todos os anos. A forma como os artistas interpretaram este vasto espaço industrial revolucionou a perceção pública da arte contemporânea no século XXI. A Hyundai Commission anual oferece aos artistas a oportunidade de criarem novas obras para este contexto único.

Para além da Comissão Hyundai anual, o Centro de Investigação Hyundai Tate: Transnacional, lançado em 2019, continua a desafiar as histórias de arte dominantes e a destacar os intercâmbios globais de artistas e ideias. Através das suas parcerias de longa data, a Hyundai tem como objetivo desencadear um diálogo significativo, cultivar a empatia, facilitar colaborações e envolver todo o ecossistema artístico.

Hyundai Commission: Mire Lee é comissariada por Ann Coxon, Curadora de Arte Internacional, Tate Modern; Alvin Li, Curador de Arte Internacional, com o apoio da Asymmetry Art Foundation, Tate Modern; e Bilal Akkouche, Curador Assistente, Tate Modern. A exposição será acompanhada por um novo livro da Tate Publishing.