Hyundai disponibiliza robôs baseados em IA para carregamento automático de EV no aeroporto de Seul

A Hyundai vai disponibilizar robôs de carregamento automático (ACRs) de veículos elétricos (EV) baseados em inteligência artificial (IA), no Aeroporto Internacional de Seul, Coreia do Sul, ao abrigo de um acordo estratégico entre o Hyundai Motor Group (HMG) e a Incheon International Airport Corporation (IIAC).

Para o efeito, o Hyundai Motor Group assinou a 22 de maio um Memorando de Entendimento (MoU) com a Incheon International Airport Corporation (IIAC). A assinatura contou com a presença de Heui Won Yang, Presidente e Diretor da Divisão de Investigação e Desenvolvimento (I&D) do Hyundai Motor Group; Hag Jae Lee, Presidente e Diretor Executivo da Incheon International Airport Corporation; e outros funcionários de ambas as partes.

Heui Won Yang, Presidente e Diretor da Divisão de Investigação e Desenvolvimento (I&D) do Hyundai Motor Group Hag Jae Lee, Presidente e Diretor Executivo da Incheon International Airport Corporation

“Esta colaboração servirá como um marco significativo na avaliação dos benefícios práticos das futuras tecnologias de mobilidade, combinando as capacidades de robótica e Inteligência Artificial do Hyundai Motor Group com a extensa experiência operacional da Incheon International Airport Corporation”, disse Heui Won Yang, Presidente e Diretor da Divisão de I&D do HMG. “O Hyundai Motor Group tem como objetivo oferecer uma experiência de mobilidade mais conveniente e aprimorada por meio de uma solução de carregamento automático personalizada que pode ser utilizada em qualquer ambiente. Também estamos ansiosos por trabalhar com o Aeroporto Internacional de Incheon para construir várias infraestruturas de mobilidade e liderar o futuro ecossistema de mobilidade.”

O empreendimento aproveita a robótica avançada e a experiência em IA da Hyundai para agilizar o carregamento de EV e acomodar o fluxo esperado de passageiros após a 4ª fase de expansão do Aeroporto de Incheon e a transformação do espaço em um ‘Centro de Inovação de IA da Aviação’. Ao proporcionar um carregamento automático de veículos elétricos seguro e sem interrupções, os parceiros trabalharão no sentido de tornar o Aeroporto Internacional de Incheon um modelo de inovação e eficiência no transporte sustentável.

“Esperamos que esta parceria melhore significativamente o serviço e a eficiência operacional no Aeroporto Internacional de Incheon”, afirmou Hag Jae Lee, Presidente e CEO da Incheon International Airport Corporation. “No futuro, o Aeroporto Internacional de Incheon continuará a avançar como o principal aeroporto digital do mundo, com base na sua excelente infraestrutura e capacidades tecnológicas.”

Através deste projeto, o HMG e o IIAC irão concentrar-se em garantir a segurança do ACR, que recebeu a certificação coreana (KC) no ano passado, atestando a sua estabilidade e qualidade. Obteve também a certificação CE ao cumprir os requisitos básicos de segurança da União Europeia, garantindo uma utilização mais segura para os clientes.

Os parceiros planeiam acelerar a adoção de veículos eletrificados, expandindo os serviços de carregamento automático de EV a várias infraestruturas de transporte nacionais e internacionais, tais como aeroportos, portos marítimos e caminhos-de-ferro.

O Hyundai Motor Group – Robotics LAB já realizou vários projetos de demonstração de ACR, incluindo a iniciativa “edifício amigo dos robôs” na Fatorial Seongsu em Seul, que teve início em 2024. Com base na sua experiência em robótica, a Hyundai planeia expandir a utilização do ACR para melhorar a segurança do Aeroporto Internacional de Incheon, que detém o mais alto grau de segurança nacional, e introduzir a Solução Total de Robótica (RTS).

O HMG fornecerá soluções de hardware e software de robótica, apoiará a construção e a otimização do desempenho do ACR e oferecerá soluções de estacionamento inteligentes. Também planeiam identificar cenários de robôs de carregamento que tenham em consideração as caraterísticas do aeroporto.

O IIAC irá disponibilizar o local do aeroporto como ambiente de demonstração para o desenvolvimento de serviços de carregamento de veículos elétricos baseados em IA. Também está prevista a avaliação da eficiência e utilização do robô de carregamento, recolha e fornecimento de dados de feedback dos utilizadores.