Hyundai Motor e Plus revelam primeiro camião elétrico fuel cell com Nível 4 de autonomia nos EUA
A Hyundai Motor e a líder em software de condução autónoma Plus revelaram esta semana o primeiro camião elétrico de hidrogénio com célula de combustível e capacidade de locomoção autónoma de Nível 4 da Classe 8 nos EUA.
O camião XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor foi revelado na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo, o maior evento de tecnologia e frotas de transporte sustentável na América do Norte, e está equipado com a tecnologia de condução autónoma de Nível 4 Plus SuperDrive™.
A unidade revelada irá agora passar por avaliações iniciais de condução autónoma nos EUA, sendo o primeiro teste de condução autónoma de Nível 4 realizado num veículo pesado com célula de combustível de hidrogénio da Classe 8 a acontecer nos Estados Unidos da América. A colaboração procura demonstrar que os camiões autónomos fuel cell podem ajudar a tornar o transporte mais seguro, eficiente e sustentável.
“Estamos entusiasmados nesta nossa colaboração com a Plus e prontos para testar a tecnologia de condução autónoma de Nível 4 com nosso camião XCIENT Fuel Cell da Classe 8. A Hyundai Motor tem liderado a transição energética com nossas tecnologias avançadas de célula de combustível. Ao adicionar capacidades autónomas ao nosso camião XCIENT Fuel Cell, o primeiro do mundo a ser produzido em massa movido a hidrogénio, a Hyundai está ansiosa para fornecer às frotas e operadores de veículos soluções adicionais que aumentem a segurança nas estradas e a eficiência no transporte de cargas, graças à tecnologia de condução autónoma líder da indústria da Plus.” – refere Martin Zeilinger, Vice Presidente Executivo e Chefe de Desenvolvimento de Veículos Comerciais da Hyundai Motor.
Introduzido pela primeira vez em 2020, o camião XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor realizou operações comerciais em oito países ao redor do mundo, estabelecendo um histórico de sucesso em aplicações reais e fiabilidade tecnológica.
Na ACT Expo do ano passado, a Hyundai apresentou o trator XCIENT Fuel Cell, o modelo elétrico com célula de combustível comercializado da Classe 8 6×4, alimentado por dois sistemas de célula de combustível de hidrogénio de 90kW e um motor elétrico de 350kW, proporcionando uma autonomia de mais de 725 km (cerca de 450 milhas) por carga, mesmo quando totalmente carregado.
A solução SuperDrive™ da Plus está a ser implementada nos EUA, Europa e Austrália. O sistema usa uma combinação de sensores de ponta, incluindo LiDAR, radar e câmaras, para fornecer perceção da envolvência, planeamento, previsão e capacidades de condução sem auxílio de condutor.
“Estamos entusiasmados em colaborar com a Hyundai Motor nesta importante iniciativa para criar opções de transporte mais sustentáveis e seguras. A Plus acredita num futuro descarbonizado com camiões elétricos com tecnologia de condução autónoma de ponta e alimentados por célula de combustível de hidrogénio, capazes de contribuir para melhorar a segurança e a eficiência.” – conclui Shawn Kerrigan, COO e Co-Fundador da Plus.
Notícias Relacionadas
Hyundai atinge 100 milhões de veículos produzidos
30 Setembro, 2024
Hyundai IONIQ 5N recebe mais uma distinção internacional
26 Setembro, 2024
Robotics LAB da Hyundai triunfa nos Prémios de Design “Red Dot” 2024
23 Setembro, 2024