O Novo Hyundai Tucson é protagonista da tecnologia inteligente incorporada num design excecional

A Hyundai Motor revelou o Novo Hyundai Tucson, que apresenta um design avançado, experimental e uma tecnologia de ponta, estabelecendo novos padrões no segmento de SUV’s compactos. Adicionalmente, este modelo oferece a gama de motorizações mais eletrificada do seu segmento, realçando o compromisso da Hyundai para com a mobilidade ecológica, mantendo o seu verdadeiro carácter SUV.

O Novo Hyundai Tucson é a quarta geração do modelo mais vendido da marca sul coreana, com mais de 7 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde seu lançamento em 2004. Destas unidades vendidas por todo o mundo, 1,4 milhões de unidades foram vendidas na Europa. O novo SUV compacto da Hyundai chega ao mercado com um novo design revolucionário e ambicioso que segue a nova tipologia de design ‘Sensuous Sportiness’.

Ao oferecer a gama de motorizações mais eletrificada no segmento de SUV’s compactos, incluindo opções híbridas, híbridas plug-in e mild-hybrid de 48V, o Novo Hyundai Tucson completa, assim, a eletrificação da gama de SUV’s da Hyundai na Europa. Outros SUV’s eletrificados produzidos pela Hyundai incluem versões totalmente elétricas e híbridas do Kauai, NEXO, atualmente na sua segunda geração, e do Santa Fe com versões híbridas e híbridas plug-in no topo da gama. Ao introduzir motorizações eletrificadas nos seus modelos mais recentes, a Hyundai consolida a sua posição enquanto produtor com a gama mais alargada de motorizações eletrificadas.

O Novo Hyundai Tucson é um modelo global. Será produzido em várias fábricas a nível mundial, tornando-se na terceira geração deste modelo a ser produzida na Europa na Hyundai Motor Manufacturing Czech (HMMC) em Nošovice, República Checa. Isto sublinha o compromisso da Hyundai para com o mercado europeu.

“A Hyundai é a marca com a gama mais ampla de motorizações eletrificadas que abrange motorizações mild hybrid de 48V, híbridas, híbridas plug-in, elétricas e fuel cell,” afirma Michael Cole, Presidente e CEO da Hyundai Motor Europe. “Com a introdução do Novo Hyundai Tucson, a extensão da eletrificação para o SUV mais vendido da Hyundai a nível global foi um fator chave. Este lançamento estabelece mais um marco para a Hyundai, oferecendo agora versões eletrificadas em toda a gama SUV. Com o seu design progressivo e com o leque de motorizações, o Novo Hyundai Tucson permanecerá um dos principais produtos da Hyundai na Europa.”

‘Parametric Dynamics’: um design revolucionário e único

 Em vez de ser simplesmente uma evolução do modelo anterior, o Novo Hyundai Tucson é uma revolução de design para a Hyundai. De forma geral, o Novo Hyundai Tucson é maior e mais largo que o seu antecessor. A sua postura robusta combina com os seus ângulos expressivos e proporções dinâmicas, garantindo uma aparência progressiva sem comprometer a herança SUV robusta do modelo Tucson.

O Novo Hyundai Tucson é o primeiro SUV da Hyundai a ser desenvolvido de acordo com a nova tipologia de design “Sensuous Sportiness” da marca. Esta identidade de design é caracterizada pela harmonia entre quatro elementos fundamentais: proporções, arquitetura, estilo e tecnologia. O objetivo é conferir atração e um vínculo emocional aos veículos Hyundai, conseguido pelas soluções e tecnologias inovadoras.

“A missão da tipologia de design ‘Sensuous Sportiness’ é elevar as qualidades emocionais do design automóvel. Nós queremos que os nossos clientes se sintam emocionados. Com o Novo Hyundai Tucson estamos a apresentar a sua derradeira evolução e a demonstração definitiva sobre o impulso futurístico imparável da Hyundai,” afirma SangYup Lee, Vice-Presidente e Diretor do Centro Global de Design da Hyundai. “O design avançado e experimental do Novo Hyundai Tucson é fiel ao seu espírito vanguardista, e eleva o patamar no segmento mais competitivo da indústria.”.

A identidade de design progressiva do Novo Hyundai Tucson foi inspirada no concept Vision T SUV da Hyundai, revelado em 2019 no Salão AutoMobility LA. Orientado também pela tipologia de design ‘Sensuous Sportiness’, o design do Vision T rondam o conceito de Dinamismo e representa uma linha de design SUV “urban adventurer”.

Abstendo-se dos métodos tradicionais de desenho e esboço, os designers da Hyundai desenvolveram os elementos de design futurista do Novo Hyundai Tucson através de algoritmos geométricos produzidos por tecnologia de ponta. Esse processo, conhecido como “parametric dynamics”, utiliza linhas, faces, ângulos e formas criadas através de informação digital de forma a criar um design arrojado sem precedentes. Como resultado, os padrões geométricos proeminentes denominados “parametric jewels” estão presentes em todo o design deste SUV, conferindo-lhe um caráter progressivo.

A manifestação mais proeminente do “parametric jewels” está na grelha dianteira do veículo, onde os Grupos Óticos Paramétricos Ocultos providenciam uma forte primeira impressão. Quando as luzes estão apagadas, a dianteira do veículo fica coberta por padrões geométricos escuros, sem distinção entre as Luzes de Circulação Diurna em LED, perfeitamente integradas na grelha. Graças à tecnologia avançada de iluminação “half-mirror”, quando as luzes de circulação diurna em LED se acendem, a aparência cromada escura da grelha assume uma forma semelhante a uma jóia, oferecendo-lhe um elemento atraente a uma aparência já de si elegante.

As “parametric jewels” estão ainda presentes como elemento de design proeminente nas laterais do veículo. As superfícies bem definidas criam um contraste marcante entre a silhueta elegante e a aparência masculina, fazendo com que o veículo pareça que está em movimento mesmo quando está parado. As formas atléticas e robustas fundem-se perfeitamente nas cavas das rodas de formato angular, onde as jantes em liga leve oferecem uma postura potente e dinâmica.

Na parte traseira, os grupos óticos largos com detalhes paramétricos ocultos dão continuidade ao tema de design. O para-choques traseiro do Novo Hyundai Tucson também integra detalhes de padrão paramétrico com um efeito tridimensional, acoplado a uma aparência desportiva. É o primeiro modelo da Hyundai a possuir um limpa-vidros traseiro oculto situado por baixo do spoiler. Os elementos de design de alta tecnologia são premiados com um logótipo Hyundai em vidro macio, parecendo tridimensional mas na verdade não sobressai da superfície exterior, abandonando os emblemas tradicionais das marcas de automóveis.

Cores exteriores: 

Os clientes do Novo Hyundai Tucson podem escolher entre nove cores exteriores, incluindo três novas: Shimmering Silver, Amazon Gray e Teal. Além disso, a possibilidade de escolher o tejadilho em duas tonalidades, Phantom Black ou Dark Knight, oferece aos clientes uma maior possibilidade de personalização. Cada cor exterior pode ser combinada com um tejadilho de duas tonalidades.

  • Shimmering Silver [Novo] com opcional de tejadilho em Dark Knight
  • Amazon Gray [Novo] com opcional de tejadilho em Phantom Black
  • Teal [Novo] com opcional de tejadilho em Phantom Black
  • Phantom Black com opcional de tejadilho em Dark Knight
  • Polar White com opcional de tejadilho em Phantom Black
  • Engine Red com opcional de tejadilho em Phantom Black
  • Sunset Red com opcional de tejadilho em Phantom Black
  • Silky Bronze com opcional de tejadilho em Dark Knight
  • Dark Knight com opcional de tejadilho em Phantom Black

O interior organizado e sofisticado combina com o máximo conforto e tecnologia integrada 

Entrando no espaço interior do Novo Hyundai Tucson, ou INTERSPACE, é como entrar num quarto cuidadosamente organizado onde as preocupações do dia-a-dia desaparecem. No interior, o espaço, tecnologia e a informação cruzam-se harmoniosamente. Com formas atraentes inspiradas em cascatas, as linhas cromadas fluem desde o painel central até às portas traseiras, harmonizando-se na perfeição com os materiais premium de tons neutros.

A integração perfeita de tecnologias-líder do segmento oferece aos passageiros do Novo Hyundai Tucson uma experiência digital avançada e totalmente personalizável. O novo ecrã AVN-T de 10,25 polegadas ocupa todo o centro do veículo. Os designers da Hyundai dispensaram os botões e comandos físicos, de forma a que todas as funções do sistema AVN, aquecimento, ventilação e ar condicionado são agora controladas por toque, tornando o Tucson o primeiro modelo da Hyundai a apresentar uma consola totalmente touchscreen. Os materiais suaves ao toque de alta qualidade estão presentes em todo o interior, elevando a aparência e a sensação a um nível totalmente novo, enquanto que as novas entradas de ar começam nas portas e fluem até à consola central.

A evolução da aparência interior do Hyundai Tucson levou a um posicionamento mais baixo do painel de instrumentos e da remoção dos indicadores de velocidade e de rotação para uma superfície simplista. O tablier amplo combina perfeitamente com as portas, envolvendo os passageiros dianteiros. Estas características futuristas oferecem uma sensação ainda mais progressiva e acrescentam novos níveis de valor tecnológico aos clientes.

O apoio de braço em posição ergonómica está ligado à aplicação do shift-by-wire, permitindo uma utilização intuitiva por parte do condutor, fornecendo ao mesmo tempo uma aparência mais moderna ao Tucson.

Os passageiros também podem desfrutar de uma iluminação ambiente agradável, posicionada na parte inferior do painel central, no bloco do carregamento sem fios e nas bolsas das portas. Este sistema oferece 64 cores que podem ser configuradas e 10 níveis de brilho para se adequar a todos os gostos e oferecer mais possibilidades de personalização.

Adicionalmente, os clientes podem escolher entre três cores interiores, incluindo preto em tecido ou pele, preto e bege em dois tons também em tecido ou pele ou o pacote Teal.

O pacote Teal oferece apoio de braços, alavanca de velocidades e bancos em tecido ou em pele preta com costuras em Teal.

Cores interiores:

  •  Preto com uma tonalidade (tecido ou pele)
  • Preto ou Moss Grey com duas tonalidades (tecido ou pele)
  • Pacote Teal (tecido ou pele)

Tecnologia e conectividade de ponta

 O Novo Hyundai Tucson está equipado com uma série de funcionalidades tecnológicas de última geração orientadas para o utilizador com o intuito de oferecer uma experiência digital avançada.

O habitáculo duplo digital pode ser totalmente configurável consiste num novo cluster de 10,25 polegadas e num ecrã AVN-T também de 10,25 polegadas. Isto oferece um espaço personalizado que é intuitivamente otimizado para uma experiência de utilização de alta tecnologia. Por exemplo, os esquemas cromáticos do cluster mudam consoante o modo de condução que está selecionado.

A Hyundai oferece a versão mais recente dos seus serviços de conectividade Bluelink de última geração com o sistema de infotainment de 10,25 polegadas do Novo Hyundai Tucson. Oferecendo vários novos benefícios e serviços aos clientes Hyundai, incluindo ‘Connected Routing’, ‘Last Mile Navigation’ e uma nova funcionalidade no Perfil de Utilizador. Além disso, o condutor pode localizar o seu veículo, trancá-lo e destrancá-lo à distância ou verificar parâmetros do veículo, tais como o nível do combustível, por meio da aplicação Bluelink.

Os passageiros podem personalizar as suas escolhas individuais no sistema infotainment através da nova funcionalidade de Perfil de Utilizador. Com isto, o cliente pode ter até duas contas principais e uma conta de convidado e carregar uma imagem de perfil através da aplicação Bluelink. O Perfil de Utilizador guarda as preferências do sistema infotainment de cada um, como por exemplo, o idioma, as definições Bluetooth, as configurações do sistema de navegação e o reconhecimento de voz, assim como as estações de rádio favoritas.

Se o condutor tiver de estacionar o veículo num raio entre 200 metros e dois quilómetros do destino, a função “Last Mile Navigation” pode ser ativada e retomar as instruções de navegação na aplicação Bluelink no smartphone do condutor.

Adicionalmente, o Novo Hyundai Tucson estará integrado no sistema de infotainment com o Apple ou Google Calendar no ecrã AVN. A sincronização será feita através das definições do Bluelink.

Com a nova funcionalidade de navegação “Connected Routing”, as instruções de navegação são calculadas num servidor poderoso dentro da nuvem Bluelink. Assegurando, assim, uma previsão de trânsito e de hora de chegada mais precisa.

O Apple CarPlay e Android Auto permitem aos utilizadores espelharem os seus smartphones iOS e Android de maneira simplificada e conveniente no ecrã do Tucson. Com o display áudio de oito polegadas permite espelhar os smartphones sem necessitar de uma ligação por cabo. Outros equipamentos de infotainment e conectividade no Novo Hyundai Tucson incluem o sistema de som premium KRELL que melhora a experiência sonora, carregamento sem fios na consola central e portas USB à frente e atrás para uma maior conveniência, especialmente nas viagens longas.

Por último, o Hyundai LIVE Services acrescentam informações de trânsito e de estacionamento em tempo real, localizações de postos de combustível, incluindo preços, e informações meteorológicas. Também é possível enviar destinos ou pontos de interesse da aplicação para o sistema de navegação do Tucson.

O Novo Hyundai Tucson oferece maior conforto e conveniência para todos os tipos de condutor

 Com uma gama de novas funcionalidades de conveniência, a Hyundai oferece ainda mais conforto aos clientes do Novo Hyundai Tucson.

Pela primeira vez num modelo Hyundai, a nova tecnologia oculta “Multi-Air Mode” do Tucson consiste numa combinação de aberturas de ventilação com saída diretas e indiretas de ar para os sistemas de ar condicionado e de aquecimento criando um ambiente interior ainda mais agradável e com um fluxo de ar ainda mais suave. Quando este modo é ativado, o ar é distribuído para as novas aberturas Multi-Air na dianteira, para além das aberturas de ventilação normais. O volume total da ventilação permanece o mesmo e, portanto, continua eficaz para alterar a temperatura, mas a distribuição da ventilação reduz o contato direto com o ar e suaviza o fluxo. Este modo pode ser ligado e desligado de acordo com a preferência do condutor.

O controlo da temperatura tem agora três zonas, de forma a enviar ar também para os passageiros do banco traseiro e não apenas para os passageiros na primeira fila do veículo. Adicionalmente, os bancos dianteiros ventilados e o aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros, proporcionam maior conforto a todos os passageiros.

O dispositivo Walk-in permite ao condutor deslizar e reclinar o banco do passageiro dando maior conveniência aos ocupantes dos bancos dianteiros ou traseiros, graças à simples utilização de um botão nos assentos dos bancos.

O modo Rear Sleeping Mode permite que a fila do banco do condutor continue a ouvir o áudio selecionado, sem que esse mesmo áudio seja transmitido nos altifalantes traseiros, de forma a que os passageiros que estão a dormir não sejam incomodados.

As proporções dinâmicas do Novo Hyundai Tucson e esta nova plataforma oferecem um espaço interior amplo e aberto que assegura conforto e espaço aos ocupantes normalmente reservados para os modelos do segmento acima. Com mais 20mm de comprimento, mais 15mm de largura e mais 10mm de distância entre eixos em comparação com a geração anterior, o Novo Hyundai Tucson está mais espaçoso do que nunca. Como resultado, os passageiros presentes na segunda fila têm mais 26mm de espaço para as pernas. Isso foi conseguido tanto para os modelos híbridos como para os que têm motor de combustão interna, devido a uma colocação inteligente da bateria sob os bancos traseiros. Por outro lado, o espaço da bagageira foi aumentado em 33 litros até 107 litros, dependendo da versão e da motorização, oferecendo até um total de 620 litros com os bancos na vertical e até 1.799 litros com os bancos rebatidos.

Dimensões (em mm) 

  • Comprimento: 4.500 (+20mm)
  • Largura: 1.865 (+15mm)
  • Altura: 1.650 (+5mm)
  • Distância entre eixos: 2.680 (+10mm)
  • Overhang: 895mm (dianteiro); 925mm (traseiro)
  • Espaço para as pernas na segunda fila de bancos: 996 (+26mm)

Bagageira (em litros)

 Volume com os bancos na vertical, (gasolina/diesel/gasolina 48 V/diesel 48 V/híbrido): 620 / 598 / 577 / 546 / 616

  • Volume máximo, com os bancos rebatidos, (gasolina/diesel/gasolina 48 V/diesel 48 V/híbrido): 799

/ 1.777 / 1.756 / 1.725 / 1.795

Pacote de segurança ativa e de assistência à direção mais abrangente do seu segmento

 Com os melhores e mais avançados sistemas de assistência à condução da o seu segmento e com sistemas de segurança ativa, o Novo Hyundai Tucson oferece uma maior segurança aos clientes Hyundai.

O Novo Hyundai Tucson está equipado com um conjunto melhorado de sete airbags, com um novo airbag lateral na linha central na primeira fila. Este airbag extra evita que os passageiros da primeira fila colidam um com o outro em caso de colisão, minimizando o risco de ferimentos graves. Caso os airbags sejam insuflados devido a um impacto frontal ou lateral, o sistema de travagem multicolisão aplica automaticamente os travões de emergência para reduzir o risco de colisões secundárias ou múltiplas.

O Novo Hyundai Tucson está equipado com a Travagem Autónoma de Emergência (FCA), este sistema faz soar um alarme caso se torne iminente uma colisão com carros, bicicletas ou peões na sua dianteira. Se o condutor não reagir e travar a tempo, o sistema controla automaticamente os travões para evitar o acidente. Pela primeira vez no Tucson, o sistema FCA inclui agora uma função de Assistência em Cruzamentos, alargando e expandido a proteção para evitar colisões em cruzamentos. Esta função deteta carros que se aproximam do outro lado ao virar à esquerda num cruzamento e, se a colisão parecer provável, aplica os travões para parar o Tucson.

A Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA) evita a saída acidental da faixa e mantém o veículo centrado em segurança da sua faixa de rodagem. Utilizando a câmara frontal que reconhece a faixa de rodagem pretendida, o LFA fornece automaticamente dados de correção da trajetória para ajudar a manter o veículo no centro da faixa de rodagem. Este sistema funciona em conjunto com o Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA), que agora deteta também as bermas das estradas, assim como linhas de marcação.

O Alerta de Fadiga do Condutor (DAW) é uma funcionalidade de proteção do condutor que ajuda a monitorizar os padrões de condução e detetar cansaço e prevenir acidentes potenciais. Esta funcionalidade trabalha em conjunto com o Alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA). O LVDA alerta o condutor caso o veículo à sua frente começa a avançar e este não reaja com a rapidez necessária, por exemplo, nos semáforos.

Presente pela primeira vez num SUV compacto, a Assistência à Condução em Autoestrada (HDA) facilita a condução nas vias rápidas, tornando-a ainda mais segura e confortável. O HDA regula a velocidade do Tucson e mantém a distância em relação aos veículos da frente, bem como a faixa de rodagem atual. O condutor pode ativar o HDA apenas com um clique usando o botão especial no volante.

O HDA funciona de forma combinada com LFA e com o Cruise Control Inteligente em Curva (NSCC-

  1. com base no sistema de navegação. Graças a esta funcionalidade, o condutor do Novo Hyundai Tucson pode definir a velocidade usando o sistema SCC e, para maior segurança e conveniência, a funcionalidade do sistema NSCC-C ajusta automaticamente a velocidade do veículo para a curva que se aproxima, com base nas informações das estradas locais. O sistema reduz a velocidade e, ao sair da curva, retorna à velocidade anteriormente

Outro novo equipamento é o Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLA). Para além de apresentar os limites de velocidade no ecrã do sistema AVN, o limitador ISLA ajusta automaticamente a velocidade do Novo Hyundai Tucson para que o condutor nunca exceda o limite de velocidade.

Para uma condução ainda mais segura, o Novo Hyundai Tucson está equipado com uma série de funções que aumentam a visibilidade na estrada. O Radar de Ângulo Morto (BCA). Este radar agora aplica uma travagem diferencial, adicionalmente aos alertas visuais e sonoros, para evitar que o Tucson colida com outros veículos ao mudar de faixa. Esta função usa a câmara frontal do veículo e os radares nos cantos traseiros do veículo para calcular a posição relativa e a velocidade dos veículos nas laterais ou nos ângulos mortos do Tucson. O radar de ângulo morto está equipado com o Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo. Ao fazer marcha-atrás, o alerta RCCA avisa o condutor para a aproximação de um veículo que cruza o seu caminho. Se necessário, os travões são acionados para evitar a colisão.

Uma outra funcionalidade exclusiva neste segmento é a Monitorização do Ângulo Morto (BVM). Quando o condutor assinala a mudança de faixa, um dos dois principais quadrantes do Ecrã de Supervisão de 10.25’’ mostra a visão do ângulo morto no respetivo lado.

O Novo Hyundai Tucson oferece também uma Câmara de 360º (SVM), para que o condutor possa ter uma visão tridimensional de 360 graus do veículo, com vários pontos de vista. Estão incluídas as funcionalidades de aumentar e diminuir o zoom para a dianteira, traseira, esquerda e direita do veículo.

O SVM também está sincronizado com o novo Sistema Remoto de Estacionamento Automático (RSPA), que está disponível na versão híbrida do Novo Hyundai Tucson. O assistente RSPA permite que o condutor entre e saia do lugar de estacionamento movendo automaticamente o mesmo para trás e para a frente, mesmo estando fora da viatura. Esta funcionalidade pode ser ativada e controlada através da chave inteligente.

Quando o modo automático é ativado, o Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA) deteta quer os veículos que se aproximam, quer os veículos que circulam no mesmo sentido à noite, alterando para o os médios sempre que necessário, de forma a reduzir o encandeamento sobre os outros condutores. Quando não for detetado mais nenhum veículo, o sistema acende novamente e de forma automática os máximos, para que o condutor tenha sempre a melhor visibilidade.

Outras funcionalidades melhoradas e inovadoras tornam o Novo Hyundai Tucson um veículo familiar totalmente confiável e seguro. O novo sistema de Alerta de passageiros nos bancos traseiros (ROA) monitoriza os bancos traseiros através de um sensor que deteta os seus movimentos. O sistema transmite avisos visuais e auditivos ao condutor para garantir que os ocupantes do banco traseiro também saem antes do condutor trancar o veículo. O RPSM (Rear Passenger Sleeping Mode) reduz o volume dos altifalantes traseiros para que os ocupantes do banco traseiro possam enfrentar as viagens longas de forma mais descontraída. Adicionalmente, a nova função de Saída do Veículo em Segurança alerta os passageiros caso esteja um carro em aproximação no momento de saída da viatura. Este equipamento está a ser introduzido pela primeira vez num modelo SUV das marcas generalistas.

Tecnologias de segurança ativa e de assistência à condução Hyundai SmartSense disponíveis: 

  • Travagem Autónoma de Emergência com função de deteção de carros, peões e ciclistas (FCA) [NOVO: Assistente de Cruzamento]
  • Alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA) [NOVO]
  • Assistência à Condução em Autoestrada (HDA) 1.5 [NOVO]
  • Cruise Control Inteligente em Curva (NSCC-C) com base no sistema de navegação [NOVO: utiliza dados do sistema de navegação]
  • Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLA) [NOVO]
  • Radar de Ângulo Morto (BCA) [NOVO]
  • Saída do Veículo em Segurança (SEW) [NOVO]
  • Sistema Remoto de Estacionamento Automático (RSPA) [NOVO: apenas HEV/PHEV]
  • Câmara 360º (SVM – Surround View Monitor) [atualizado]
  • Monitorização do Ângulo Morto (BVM) [NOVO]
  • Alerta de passageiros nos bancos traseiros (ROA) [NOVO]
  • Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA) [NOVO].
  • Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA)
  • Alerta de Fadiga do Condutor (DAW)
  • Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo (RCCA) [NOVO]
  • Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA)

Para uma maior tranquilidade, a Hyundai oferece uma garantia líder de mercado de sete anos sem limite de quilómetros.

A tração integral e os modos fora-de-estrada tornam o Novo Hyundai Tucson um verdadeiro SUV 

O novo Tucson consolida suas verdadeiras credenciais de SUV com funcionalidades de tração integral (4×4), graças ao seu novo seletor de modo off-road (Terrain), que oferece ainda maior prazer de condução. Esta funcionalidade, disponível na versão híbrida com caixa automática, utiliza a tecnologia HTRAC de tração integral, assinatura da Hyundai, que oferece uma condução ágil e a melhor aplicação do binário do motor, dependendo da aderência das rodas e da velocidade do veículo. Para além dos diferentes modos de condução, há três modos Terrain adicionais – Lama, Areia e Neve (Mud, Sand e Snow). Estes modos permitem otimizar as performances de condução e as configurações do sistema HTRAC, oferecendo uma experiência melhorada numa ampla variedade de terrenos.

Condução confortável ou desportiva devido à nova Suspensão de Controlo Eletrónico

 O Novo Hyundai Tucson tem sido desenvolvido e testado na Europa, desempenhando testes dinâmicos e de longevidade numa das pistas de corrida mais exigentes do mundo, a famosa Nürburgring Nordschleife. Foi, também, submetido a testes rigorosos em estrada ao longo da Europa, desde as condições de inverno mais frias na Suécia, testes com atrelados nos Alpes e em climas quentes no sul de Espanha, para assegurar que as elevadas expectativas dos clientes europeus sejam atingidas.

Os clientes podem escolher entre dois sistemas de suspensão diferentes para o Novo Hyundai Tucson, ambos oferecem amortecimento adaptativo e convencional para a melhor condução.

Graças à flexibilidade oferecida pela tecnologia de amortecimento adaptativo das Suspensões de Controlo Eletrónico (ECS), os engenheiros da Hyundai conseguiram alcançar um comportamento extremamente versátil, dependendo da situação e da preferência do condutor. Para as deslocações do dia-a- dia em modo Normal ou Eco, o desenvolvimento centrou-se no conforto e na estabilidade de condução, mesmo nas estradas mais exigentes. O sistema ECS controla automática e continuamente a suspensão do veículo para maximizar o conforto e a direção. Isto é, tendo em consideração as condições de condução, como a velocidade, a superfície da estrada, as curvas e os requisitos de travagem e de aceleração. Controlando a força do amortecimento individualmente a cada roda, o sistema ECS reduz os movimentos de rotação e de afundamento e também os movimentos verticais da carroçaria, melhorando a condução. Em modo Sport, o condutor do Novo Hyundai Tucson pode usufruir de um nível extra de respostas e de controlo.

Entretanto, os amortecedores convencionais usam uma nova tecnologia de válvulas que oferece ainda mais flexibilidade de afinação. Os conjuntos MacPherson à frente e a suspensão multi-link atrás asseguram bons níveis de conforto.

A Hyundai desenvolveu uma vasta gama de pneus para o Novo Hyundai Tucson com três opções de jantes aerodinâmicas: 17 polegadas em aço ou liga leve e opções de 18 ou 19 polegadas em liga leve. As opções de pneus foram desenvolvidas em estreita cooperação com os fabricantes de pneus de primeira linha, Continental e Michelin, com especial atenção a aspetos como o conforto e isolamento do ruído da estrada. Por outro lado, os engenheiros da Hyundai conseguiram alcançar valores muito baixos de resistência ao rolamento, estes contribuem para minimizar os consumos e as emissões. Isto reforça o empenho da empresa em produzir veículos ecológicos sem comprometer as performances.

A gama mais ampla de motorizações eletrificadas no segmento de SUVs compactos

 Ao disponibilizar três opções de motorizações eletrificadas e dois motores de combustão interna com quatro opções de transmissão, o Novo Hyundai Tucson adapta-se a todos os tipos de condutor. Com uma versão mild hybrid de 48V a gasolina ou a diesel, uma versão híbrida e híbrida plug-in hybrid, o Novo Hyundai Tucson oferece a gama mais ampla de motorizações eletrificadas do segmento de SUV’s compactos. Para além das motorizações eletrificadas, o novo Tucson também oferece uma variedade de opções a gasolina e a diesel.

O Novo Hyundai Tucson foi desenvolvido para reduzir as emissões sem comprometer o prazer da condução. A versão híbrida está equipada com o novo motor 1.6 T-GDI e ainda um motor elétrico de 44,2 kW, com bateria de polímeros de iões de lítio de 1,49 kWh. Esta versão está equipada com uma caixa automática de seis velocidades (6AT) disponível com tração dianteira ou integral. Este sistema é o mais potente da nova gama de motorizações  do  Novo Hyundai Tucson,  com uma potência  combinada de 230  CV e 350  Nm  de binário, oferecendo baixas emissões sem comprometer a diversão de condução.

Em termos de tecnologia mild hybrid de 48V, o cliente pode escolher entre três opções diferentes:

  • 6 T-GDI com 150 CV e tração dianteira;
  • 6 T-GDI com 180 CV com opção de tração integral;
  • 6 CRDi com 136 CV com opção de tração integral

A Hyundai combinou a sua tecnologia mild hybrid de 48V de elevadas capacidades de resposta e alta eficiência com o motor 1.6 T-GDI de 150 CV, que estará disponível com caixa manual inteligente de seis velocidades (6iMT) e uma opção de caixa de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT). Outra opção bem equilibrada é a versão equipada o motor 1.6 T-GDI de 180 CV, que será oferecido com caixa iMT de seis velocidades e tração dianteira, para além de uma caixa 7DCT com tração integral. Por outro lado, a versão mild hybrid 1.6 CRDi 48V de 136 CV possui uma caixa 7DCT e tração integral ou apenas dianteira.

Quando não é complementado pelo sistema mild hybrid de 48V, o motor 1.6 T-GDi a gasolina está disponível com 150 CV, caixa manual de 6 velocidades com tração dianteira ou  integral.  O motor diesel 1.6  CRDi 1.6 litros vai estar disponível com 115 CV e uma caixa manual de seis velocidades com tração dianteira.

O Novo Hyundai Tucson também estará disponível com uma versão híbrida plug-in, com um motor

1.6 T-GDI com 265 CV. Mais detalhes serão revelados mais perto do lançamento da versão no mercado, em 2021.

Nova transmissão manual inteligente da Hyundai (iMT) 

Os clientes do Novo Hyundai Tucson podem optar pela recente caixa iMT da Hyundai. O sistema iMT opera de forma puramente eletrónica desligando o motor da caixa assim que o condutor soltar o pedal do acelerador, numa condução em velocidade constante, permitindo que o veículo entre em modo de desaceleração. Isto melhora os consumos gerais do Tucson. A velocidade escolhida pelo condutor permanece engrenada mesmo com o motor desligado. O motor recomeça a trabalhar na mesma mudança assim que o condutor pressionar no pedal do travão ou do acelerador, graças à energia fornecida pelo motor de arranque do sistema mild hybrid (MHSG – Mild Hybrid Starter Generator). A caixa recoloca o motor a trabalhar em ponto-morto (com a embraiagem aberta) se o condutor carregar no pedal da embraiagem para mudar a marcha ou caso a velocidade do veículo seja muito baixa para a marcha atualmente engrenada.

Os primeiros modelos do Novo Hyundai Tucson – híbrido, diesel e gasolina, incluindo a versão mild hybrid de 48V – chegarão aos concessionários Hyundai na Europa no final deste ano. A versão plug-in hybrid e a versão N-Line chegarão no início do próximo ano.

A estreia mundial da quarta geração do C-SUV da Hyundai realizou-se hoje à 1h30 da manhã. Para assistir novamente à apresentação do Novo Hyundai Tucson clique aqui.