Hyundai Motor revela detalhes da motorização e equipamentos do Novo Hyundai SANTA FE
A Hyundai Motor revelou detalhes das motorizações, nova plataforma e uma variedade de equipamentos do Novo Hyundai SANTA FE.
“O Novo Hyundai SANTA FE representa um marco importante na história da Hyundai. Com uma plataforma, transmissões e tecnologias novas, o novo modelo é mais ágil e eficiente do que nunca,” afirmou Thomas Schemera, Vice-Presidente Executivo e Diretor da Divisão de Produto da Hyundai Motor Company.
“Com a introdução do Novo Hyundai SANTA FE, toda a nossa gama SUV estará disponível com versões eletrificadas, desde a tecnologia mild-hybrid 48V à tecnologia Fuel Cell.”.
Nova gama de motorizações eletrificadas
O Novo Hyundai SANTA FE é o primeiro modelo da marca sul coreana na Europa comercializado com as novas motorizações ‘Smartstream’ híbrida e híbrida plug-in. A versão híbrida do Novo Hyundai SANTA FE, consiste no novo motor ‘Smartstream’ 1.6 T-GDi e num motor elétrico de 44.2 kW, extraindo a sua energia de uma bateria polímero de iões de lítio com 1.49 kWh. Esta motorização estará disponível apenas com tração dianteira. O sistema possui uma potência combinada de 230 cv e 350 Nm de binário, com emissões reduzidas sem comprometer o prazer de condução.
A versão híbrida plug-in, brevemente disponível no decorrer deste ano, encontra-se equipada com um motor ‘Smartstream’1.6 T-GDi, conjugado com um motor elétrico de 66.9 kW, extrai energia de uma bateria de polímero de iões de lítio com 13,8kWh de capacidade. Esta versão irá estar disponível apenas com tração integral. A potência máxima combinada é de 265 cv e o binário combinado é de 350 Nm.
Ambas as motorizações HEV e PHEV estão disponíveis com uma transmissão automática de 6 velocidades (6AT), recentemente desenvolvida.
Em comparação com o seu antecessor, a caixa automática de 6 velocidades proporciona uma transmissão e eficiência de combustível melhorada. O novo motor Smartstream’ 1.6 T-GDi utiliza a tecnologia Controlo permanente da duração da abertura variável de válvulas (CVVD) estando também equipado com a tecnologia Recirculação de gases de escape de baixa pressão (LP EGR) com o intuito de otimizar ainda mais a eficiência de combustível. A CVVD regula a duração de abertura e fecho da válvula, de acordo com as condições de condução, alcançando um
aumento de desempenho e melhorias na eficiência de combustível e emissões.
A LP EGR devolve uma parte do combustível queimado pelo motor à camara de combustão, produzindo um efeito de arrefecimento e reduzindo as emissões de óxidos de nitrogénio.
Novo motor a diesel com caixa automática de dupla embraiagem de 8 velocidades (8DCT). Como alternativa, os clientes terão a oportunidade de optar pelo novo motor ‘Smartstream’ diesel de 2.2 litros, aprimorado para alcançar melhorias na eficiência de combustível e desempenho.
Em comparação com o motor de geração anterior, o novo bloco do motor consiste em alumínio em vez de aço, reduzindo o seu peso em 19,5 kg. Diferentes partes do motor foram aperfeiçoadas, incluindo por exemplo, a cambota, para reduzir fricção interna e melhorar a eficiência de combustível. Adicionalmente, o motor foi equipado com um sistema de injeção de 2,200 bar (em comparação com o sistema de injeção de 2,000 bar no motor anterior), melhorando o desempenho geral do motor. O motor de quatro cilindros produz 202 cv e 440 Nm de binário e está disponível com tração dianteira.
O novo motor é combinado com uma transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades (8DCT), oferecendo uma mudança suave entre as mesmas, semelhante a uma transmissão automática. Comparada com uma transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades, o binário máximo é aumentado em 58% graças a um ótimo desempenho de arrefecimento da embraiagem, alcançada através de uma bomba elétrica de óleo dedicada para lubrificação.
O sistema de controlo hidráulico de alta eficiência consiste numa bomba elétrica de óleo e num acumulador. A eficiência de combustível é melhorada em 3% através da redução de perda de potência do motor e do aumento de eficiência hidráulica, em comparação com os modelos de transmissão automática de oito velocidades. A nova caixa 8DCT cria, também, uma experiência de condução mais dinâmica e melhora o desempenho da aceleração em 9%, em comparação com os modelos de transmissão manual de seis velocidades*.
*Os valores finais podem variar, dependendo do modelo e da especificação a que a tecnologia é aplicada.
Nova plataforma para uma melhor performance e segurança
O Novo Hyundai SANTA FE é um dos primeiros modelos da marca sul coreana na Europa baseado na nova plataforma de terceira geração. A nova plataforma permite melhorias significativas no desempenho, manuseamento, eficiência de combustível e segurança.
Ao aplicar múltiplas entradas de ar, o fluxo de ar que circunda as rodas é melhorado. Além disso, devido à configuração disfarçada eficiente da nova plataforma, a força aerodinâmica sob o veículo foi reduzida significativamente. A estabilidade do veículo foi aprimorada devido à posição rebaixada do equipamento pesado no interior da plataforma, fazendo com que haja uma redução no peso e no centro de gravidade. A
aerodinâmica foi também aperfeiçoada para que a resistência de ar fosse minimizada com o objetivo de oferecer uma eficiência de combustível, potência e desempenho de condução excelentes.
A nova plataforma oferece melhorias significativas relativamente à segurança durante uma colisão, graças a desenvolvimentos na engenharia. Através do uso de uma estrutura de multi-carga, estampagem a quente e a integração de uma chapa de aço de alta resistência, a plataforma permitirá que o veículo absorva o impacto na eventualidade de uma colisão, enquanto minimiza a deformação do espaço dos passageiros.
Aumento de espaço
O Hyundai SANTA FE, há muito elogiado pelo seu conforto e espaço, oferece, agora, ainda mais espaço graças às modificações realizadas na plataforma, mesmo com a oferta de novas motorizações eletrificadas. Tanto o comprimento como a largura e altura aumentaram, em comparação com o seu antecessor.
A disposição inteligente da nova plataforma fez com que o conjunto de baterias esteja localizado debaixo do assento do passageiro, na versão híbrida, e debaixo dos assentos do passageiro e condutor na versão híbrida plug-in, sem causar qualquer impacto no habitáculo e espaço da bagageira. Como resultado da atualização da plataforma, o Novo Hyundai SANTA FE oferece três centímetros adicionais de espaço para as
pernas para os ocupantes da 2ª fila de bancos. A capacidade da bagageira foi também aumentada. Com os assentos da 3ª fila rebatidos, a capacidade da bagageira melhorou em 24 litros, alcançando uma capacidade total de 571 litros. Se contabilizarmos com os assentos da 2ª e 3ª fila totalmente rebatidos, a capacidade total sobe para 782 litros.
Tração integral e Modos de Terreno
O Novo Hyundai SANTA FE incorpora a tecnologia de tração integral HTRAC na motorização Plug-in. HTRAC é uma combinação das palavras “Hyundai” e “traction”. Esta tecnologia destina-se a permitir um manuseamento mais ágil e melhor aplicação de binário, dependendo da aderência das rodas e velocidade do veículo.
Pela primeira vez, o Novo Hyundai SANTA FE conta com um seletor de Modos de Terreno: um botão de controlo localizado na consola central para convenientemente escolher os diferentes modos de condução.
Os diferentes modos de condução otimizam o desempenho de condução do Novo Hyundai SANTA FE para uma variedade de situações. Esta funcionalidade inclui modos de condução únicos para areia, neve e lama, assim como os modos de condução Eco, Sport e Comfort. Adicionalmente, o modo Smart Driving, faz com que o veículo reconheça automaticamente o estilo de condução e seleciona o modo de condução mais adequado.
A combinação dos diferentes modos de condução com tração integral resulta em melhorias na aceleração, estabilidade e eficiência de combustível. Em superfícies como neve, gravilha e lama, o sistema aumenta a tração para um melhor desempenho em curva. Em condições de superfície escorregadia, a potência é distribuída automaticamente para as quatro rodas. No modo Sport, o HTRAC permite uma melhor
aceleração ao distribuir 50 por cento do binário para as rodas traseiras. No modo Comfort, melhora a estabilidade ao distribuir 35 por cento do binário para as rodas traseiras. No modo Eco, o sistema potencia a eficiência de combustível ao usar apenas tração dianteira.
Equipamentos de conectividade e Hyundai Bluelink
A sua tecnologia premium, com foco no conforto e funcionalidade, coloca o Novo Hyundai SANTA FE no topo do seu segmento. Para além do novo cluster digital e do amplo ecrã AVN, o Novo Hyundai SANTA FE vem equipado com o serviço de telemática de última geração, o Hyundai Bluelink. Com a aplicação Bluelink, os clientes podem localizar o seu veículo, abrir e fechá-lo à distância, ou verificar o estado do veículo como,
por exemplo, o nível de combustível. O Hyundai LIVE Services fornece informação de trânsito, estacionamento, postos de combustíveis e preços, assim como informação meteorológica, em tempo real. Destinos ou pontos de interesse podem ser enviados da aplicação para o sistema de navegação do veículo. Se os condutores estacionarem a sua viatura num raio de 200 metros a dois quilómetros do destino, a funcionalidade
Navegação até ao destino pode ser ativada para continuar a mostrar o trajeto na aplicação Bluelink no telemóvel do condutor.
Apple CarPlay e Android Auto, através da ligação por cabo e em combinação com o ecrã digital com navegação de 10,25’’, permite aos clientes espelhar o seu telemóvel iOS ou Android. O carregador sem fios presente na consola central, também foi aperfeiçoado, permitindo um carregamento mais rápido até 15 watts.
Adicionalmente, está disponível uma entrada de carregamento USB para os passageiros traseiros. É possível uma maior personalização através do reconhecimento por voz inteligente. A aplicação do shift by wire facilita o condutor na seleção das mudanças. Tal como na geração anterior, o Novo Hyundai SANTA FE está equipado com um Head Up Display (HUD) que projeta informação relevante diretamente no para-brisas. Isto permite ao condutor aceder a informação importante incluindo a velocidade, navegação, combustível e alertas de segurança, enquanto
mantém o foco na estrada. A projeção de 8” e alta luminosidade de mais de 10.000 candela por metro quadrado, garante uma ótima visibilidade, mesmo em diferentes condições de iluminação. A altura e o ângulo do HUD podem ser ajustados para corresponder às necessidades individuais do condutor.
Equipamentos de segurança ativa
O Novo Hyundai SANTA FE está equipado com o pacote de segurança ativa Hyundai SmartSense. Este pacote abrangente possui os mais elevados padrões de segurança europeus. Melhorias contínuas nos equipamentos de segurança ativos colocam o Novo Hyundai SANTA FE ao mesmo nível que os seus concorrentes premium.
Outra novidade é a Assistência de prevenção de colisões durante o estacionamento à retaguarda (PCA), que utiliza uma câmara e sensores traseiros para detetar obstáculos durante a manobra de marcha-atrás, providenciando um aviso e, se necessário, aplica os travões de forma a evitar uma colisão. O Sistema Remoto de Estacionamento Automático (RSPA) permite ao condutor mover o Novo Hyundai SANTA FE para a
frente ou para trás usando a chave inteligente, sem estar dentro do carro.
Equipamentos de segurança e assistência à condução Hyundai SmartSense:
• Travagem Autónoma de Emergência (FCA) [NOVO: Mudança de direção à esquerda em cruzamentos]
• Cruise Control Inteligente com base na Navegação (NSSC) [NOVO: com recurso a dados de navegação]
• Assistência de prevenção de colisões durante o estacionamento à retaguarda [NOVO]
• Sistema Remoto de Estacionamento Automático (RSPA) [NOVO]
• Radar de Ângulo Morto (BCA)
• Saída do Veículo em Segurança (SEA)
• Monitorização do Ângulo Morto (BVM)
• Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA)
• Alerta de tráfego na retaguarda do veículo (RCCA)
Para além da campanha de lançamento de 395€ por mês para contratos Hyundai Open Drive até 30 de abril de 2021, o Novo Hyundai SANTA FE inclui a melhor garantia do mercado de 7 anos sem limite de quilómetros, 7 anos de Assistência em Viagem e 7 anos de Check-ups anuais gratuitos e atualizações gratuitas do MapCare (apenas nas versões equipadas com sistema de navegação) durante a vida útil do modelo. O Novo
Hyundai SANTA FE está disponível no Parque de Imprensa Hyundai, para marcações por favor contacte o nosso departamento de Relações Públicas.
Notícias Relacionadas
Hyundai atinge 100 milhões de veículos produzidos
30 Setembro, 2024
Hyundai IONIQ 5N recebe mais uma distinção internacional
26 Setembro, 2024
Robotics LAB da Hyundai triunfa nos Prémios de Design “Red Dot” 2024
23 Setembro, 2024