Hyundai Motor junta-se a parceiros chineses para liderar o Desenvolvimento do Ecossistema de Mobilidade a Hidrogénio

A Hyundai Motor Company lidera o desenvolvimento de uma sociedade movida a hidrogénio e de um ecossistema de veículos comerciais Fuel Cell, na China, juntamente com os parceiros regionais.

A Hyundai Motor assinou recentemente um memorando de entendimento com a Shanghai Electric Power Co., Ltd., Shanghai Sunwise New Energy System Co., Ltd. e Shanghai Ronghe Electric Technology Financial Leasing Co., Ltd., com o objetivo de estabelecer um ecossistema de mobilidade a hidrogénio, na zona de Xangai e Yangtze River Delta.

Com o mesmo objetivo, mas para a região de Jing-Jin-Ji, a Hyundai Motor assinou um segundo memorando de entendimento com o Iron and Steel Research Institute Group da China (CISRI) e com o Hebei Iron and Steel Group (Grupo HBIS), apresentando ainda o primeiro camião para serviços pesados do mundo movido a hidrogénio, Hyundai XCIENT, na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) 2020.

“A Hyundai acredita que a China tem um enorme potencial para veículos comerciais movidos a hidrogénio,” salientou In Cheol Lee, Vice-Presidente Executivo e Diretor da Divisão de Veículos Comerciais da Hyundai Motor. “Estamos empenhados para nos tornarmos um fornecedor de referência de veículos Fuel Cell, criando um cluster de negócios em todo o ecossistema de hidrogénio na China”.

O memorando de entendimento entre a Hyundai, Shanghai Electric Power, Shanghai Sunwise New Energy System e Shanghai Ronghe Electric Technology Financial Leasing irá formar um sistema colaborativo que liga a produção de hidrogénio, a construção de pontos de reabastecimento e o fornecimento de veículos comerciais Fuel Cell da Hyundai na zona de Yangtze River Delta. Além disso, o memorando prevê a promoção de um negócio piloto de veículos fuel cell.

A Shanghai Electric Power vai liderar o investimento para a produção de hidrogénio eletrolítico e construção de pontos de abastecimento deste combustível, utilizando, para o efeito, energia renovável. A empresa pretende ainda impulsionar um projeto de produção de hidrogénio através do Ciclo Combinado de Gasificação Integrada (CCGI).

Já a Shanghai Sunwise vai construir e gerir estações de reabastecimento de hidrogénio e fornecer soluções abrangentes para o reabastecimento do combustível, enquanto a Shanghai Ronghe Electric Technology Financial Leasing vai providenciar serviços de suporte financeiro para os projetos-piloto dos veículos comerciais fuel cell.

A Hyundai Motor vai fornecer as maiores empresas logísticas na área de Yangtze River Delta com seus veículos comerciais fuel cell, região onde a marca irá criar e gerir uma empresa deste tipo de veículos.

Através do memorando de entendimento, as quatro partes têm como objetivo construir um modelo de negócios altamente eficaz, com custos competitivos e com base na experiência de cada empresa, fornecendo mais de 3.000 camiões movidos a hidrogénio, na área de Yangtze River Delta, até 2025.

O acordo com o Iron and Steel Research Institute Group e com o Hebei Iron and Steel Group, visa a construção de um sistema cooperativo com o cluster de mobilidade a hidrogénio de Jing-Jin-Ji. Enquanto “lar” das maiores fábricas siderúrgicas do país, este cluster apresenta um abastecimento de hidrogénio estável e abundante. Tem ainda uma grande procura de camiões pesados, dado o volume transportadoras de grandes mercadorias na região.

Na área de Jing-Jin-Ji, o governo de Tangshan está a inovar com um plano para construir um cluster de indústrias de hidrogénio, de modo a facilitar o desenvolvimento de veículos elétricos, especialmente camiões para serviços pesados, veículos de logística e de manutenção urbana. O governo está ainda a construir uma infraestrutura que possa fornecer hidrogénio de alta-eficiência e a baixo custo.

Através deste memorando de entendimento, o CISRI é responsável por fornecer tecnologia relacionada com o armazenamento de hidrogénio, transporte e reabastecimento, assim como pelo apoio à construção de estações de reabastecimento de hidrogénio. O Grupo HBIS irá fornecer hidrogénio, tirando partido de subprodutos, e identificar fontes para a procura de veículos fuel cell, enquanto que a Hyundai Motor irá desenvolver e distribuir camiões a hidrogénio adequados às necessidades do mercado local, em colaboração com a subsidiária local de veículos comerciais.

As três partes irão levar a cabo um período experimental de camiões de hidrogénio na área de Jing- Jin-Ji, com o objetivo de fornecer 1.000 unidades até 2025.

A Hyundai está a colaborar de perto com os seus parceiros chineses, que estão alinhados com o fuel cell roadmap do governo chinês, que tem como objetivo ter 1 milhão de veículos fuel cell até 2030. O objetivo da Hyundai é fornecer mais de 27.000 unidades de FCEV na China até 2030, com o intuito de se posicionar enquanto líder global na tecnologia fuel cell, através desta colaboração multilateral com a China.

No mês passado, a Hyundai Motor, entregou as primeiras sete unidades do XCIENT Fuel Cell – o primeiro camião para serviços pesados do mundo movido a hidrogénio e produzido em massa –, a clientes suíços, com o intuito de finalizar o ano tendo um total de 50 camiões a percorrer as estradas suíças.