Hyundai Motor conquista três prémios no Red Dot Awards 2020 na categoria de Design Concept, incluindo o seu primeiro “Best of the Best”

A Hyundai Motor Company reafirmou hoje a sua liderança global ao nível do design ao ganhar três prestigiados prémios Red Dot Awards 2020 no grupo Design Concept, incluindo o “Best of the  Best”  na  categoria Mobility & Transportation.

O prémio “Best of the Best” foi atribuído ao concept EV progressivo da Hyundai, ‘Prophecy’, no entanto as conquistas não ficaram por aqui, o concept EV ‘45’ e o concept ‘Neptune’, camião para serviços pesados movido a hidrogénio, foram vencedores no grupo Design Concept. O ‘Prophecy’ e o ‘45’ fazem parte da marca dedicada à linha de EV’s, IONIQ.

O concept EV visionário, ‘Prophecy’, contém um design aerodinâmico, expressando de forma clara a mais recente identidade de design da Hyundai, Sensuous Sportiness. Tirando partido de uma maior distância entre eixos e da menor distância dos eixos aos para-choques, os designers da Hyundai chegaram ao conceito Ultimate Automotive Form, graças a uma nova arquitetura EV definida por superfícies imaculadas de volume que combinam com uma elevada harmonia e funcionalidade estética. Além disso, o ‘Prophecy’ é o primeiro concept automóvel projetado por uma marca de automóveis coreana a ganhar o prémio ‘Best of the Best’ Design Concept.

O concept ‘45’, que a Hyundai revelou no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2019, é uma homenagem aos 45 anos desde o lançamento do Pony Coupe. O caráter icónico do 45 é definido pelo seu formato monobloco e pelo design leve e aerodinâmico inspirado nas aeronaves dos anos 20. O nome do veículo também se deve em parte aos ângulos de 45 graus na dianteira e traseira do automóvel, formando uma silhueta em forma de diamante que prevê a orientação de design para os futuros modelos EV’s.

O design do camião para serviços pesados movido a hidrogénio ‘Neptune’ foi inspirado nos icónicos caminhos de ferro de Nova Iorque nos anos 30, um dos melhores avanços tecnológicos no início do século 20. O seu design dianteiro distinto em cascata fornece o máximo de fluxo de ar aumentando as capacidades de refrigeração. O ‘Neptune’ reflete o compromisso da Hyundai para uma mobilidade ecológica e uma sociedade a hidrogénio.

“Com o Prophecy e o 45, a visão de design EV da Hyundai foi reconhecida globalmente ao ganhar o Red Dot Awards. Gostaríamos de estabelecer uma conexão forte e emocional entre humanos e automóveis, oferecendo mais valor à vida quotidiana dos nossos clientes,” afirma SangYup Lee, Vice-Presidente e Diretor da Hyundai Global Design. “O Neptune é como um embaixador que incorpora o estatuto elevado e destreza da próxima geração da tecnologia Fuel Cell. Representa a visão da Hyundai Motor enquanto líder da indústria global da mobilidade a hidrogénio.”.

O Red Dot Awards é um dos mais prestigiados prémios de design do mundo assim como o IF Design Award e o International Design Excellence Awards (IDEA). Todos os anos, o Red Dot anuncia vencedores para nas categorias Product Design, Brand & Communication e Design Concept.

Dos 4.170 concepts de design submetidos para o Red Dot Award: Design Concept deste ano, apenas 41 conquistaram o “Best of the Best” e 188 foram “Winners”. Vinte profissionais internacionais avaliaram as candidaturas baseando-se na inovação, viabilidade e funcionalidade. Ao conquistar Red Dot Design Awards, os designs EV’s inovadores e revolucionários da Hyundai foram reconhecidos globalmente.