Hyundai Motor e IonQ expandem parceria para a utilização de computação quântica
A Hyundai Motor Company e a IonQ, líder em computação quântica, anunciaram um novo projeto, concebido para aplicar o machine learning quântico a tarefas como a classificação de imagens e deteção de objetos 3D, passos fundamentais para futuros projetos de mobilidade, como, por exemplo, veículos autónomos.
Em conjunto, a Hyundai Motor Company e a IonQ irão trabalhar para melhorar a funcionalidade computacional, através de machine learning mais eficiente em computadores quânticos, uma vez que podem processar enormes quantidades de dados mais rapidamente e com maior precisão do que os sistemas tradicionais.
Através do avanço na codificação de imagens para estados quânticos, a IonQ já está bem encaminhada na classificação de 43 tipos de sinais rodoviários, utilizando os seus processadores quânticos.
Na fase seguinte da parceria, as duas empresas irão aplicar os dados de machine learning ao ambiente de testes da Hyundai e simular diversos cenários do mundo real.
“Estamos entusiasmados por expandir a nossa relação com a Hyundai Motor para nos concentrarmos noutro aspeto-chave da mobilidade de próxima geração”, afirmou Peter Chapman, Presidente e CEO da IonQ.
“Da colaboração na pesquisa de baterias para veículos elétricos até à classificação de imagens, passando, ainda, pela investigação para a deteção de objetos aplicada à condução automatizada, esperamos ver os computadores quânticos a tornarem-se uma parte ainda mais integral no desenvolvimento de novas soluções
de transporte”.
Como parte deste projeto, a Hyundai e a IonQ procurarão desenvolver técnicas quânticas para a deteção de objetos 3D, alargando o atual trabalho de reconhecimento de sinalização rodoviária, de forma a incluir outros objetos como peões ou ciclistas. A execução de tarefas de reconhecimento de objetos no computador quântico de última geração da IonQ, o IonQ Aria, irá permitir um processamento mais eficiente e com custos mais baixos, resultando no desenvolvimento de soluções de mobilidade mais seguras e mais inteligentes no futuro. Com 20 qubits algorítmicos (#AQ), o IonQ Aria é o computador quântico mais potente da indústria, com base em parâmetros de referência orientados para aplicações.
A comunicação da mais recente iniciativa entre a Hyundai Motor e a IonQ vem no seguimento do comunicado em janeiro deste ano, de que as duas empresas se tinham associado para utilizar computadores quânticos para melhoria do desempenho, custo e segurança das baterias de lítio para EVs.