Hyundai IONIQ Electric

Automóvel mais limpo da Europa com classificação máxima no Green NCAP

IONIQ Electric

 

  • ADAC EcoTest classifica o Hyundai IONIQ Electric como o automóvel mais limpo da Europa;
  • Hyundai KAUAI Electric e fuel cell Hyundai NEXO conquistam também um lugar nas primeiras posições;
  • Resultados dos testes confirmam a posição de liderança da Hyundai na mobilidade do futuro;
  • Hyundai IONIQ Electric com classificação máxima no Green NCAP.

 

A Hyundai conquistou mais um grande prémio graças à sua gama de veículos ecológicos e liderou a classificação EcoTest deste ano, realizada pelo ADAC. Com mais de 20 milhões de membros, o ADAC é o maior clube automóvel da Europa.
O clube automóvel alemão regista desde 2003 a lista dos melhores classificados no EcoTest. Todos os anos, são acrescentados os resultados dos testes de novos modelos. Na classificação atual, a Hyundai é representada por três modelos. O IONIQ Electric continua a ocupar a primeira posição que, após ter sido submetido ao teste padrão da ADAC em 2017, conquistou imediatamente na lista dos melhores classificados, obtendo 105 de um máximo de 110 pontos possíveis. O Hyundai KAUAI Electric ficou na oitava posição e o Hyundai NEXO também se encontra no top 20.

A Hyundai é pioneira em motorizações alternativas
A Hyundai oferece uma vasta gama de tecnologias para reduzir as emissões dos veículos e prevenir a poluição do ar nas cidades. Além dos seus conceitos de mobilidade, a marca já possui uma vasta gama de modelos com diversas motorizações alternativas: elétrica, híbrida, híbrida plug-in e fuel cell. Com esta gama, a Hyundai é o único construtor automóvel que oferece todas as principais motorizações elétricas em veículos de produção.

Hyundai IONIQ Electric ocupa mais uma vez a primeira posição
O EcoTest da ADAC avalia as emissões de poluentes e de CO2, tanto em condições controladas como em percursos em estradas normais. Para os veículos elétricos, a ADAC calcula as emissões de CO2 com base na combinação das fontes de eletricidade na Alemanha (utilizando o valor de 2013: 579 g/kWh). O Hyundai IONIQ Electric tem um elevado desempenho em todos os critérios do teste: os especialistas da ADAC atribuíram a pontuação máxima de 50 pontos às emissões de poluentes especialmente baixas, e 55 de 60 pontos possíveis às emissões de CO2. As emissões podem ir até zero, se a bateria de polímero de lítio for recarregada exclusivamente com eletricidade de fontes renováveis. Atualmente, o Hyundai IONIQ Electric ainda se encontra no topo da lista, com 105 pontos.

Hyundai KAUAI Electric também entre os veículos com melhor desempenho no EcoTest
A gama ecológica da Hyundai conta não só com o IONIQ, mas também com o KAUAI Electric, o primeiro SUV compacto totalmente elétrico na Europa. Tal como no caso do IONIQ Electric, os responsáveis pelo teste da ADAC atribuíram os 50 pontos máximos ao KAUAI Electric pela total inexistência de emissões locais de poluentes, e 46 pontos pelas emissões de CO2. E também neste caso as emissões de CO2 podem descer até zero, se a bateria do KAUAI Electric for recarregada exclusivamente com eletricidade de fontes renováveis. O SUV elétrico citadino encontra-se na oitava posição da classificação EcoTest da ADAC.

Hyundai NEXO, o terceiro veículo da marca no top 20
A Hyundai tornou-se pioneira na indústria ao lançar o Nexo, veículo a hidrogénio de segunda geração, no verão de 2018. Os veículos fuel cell, assim como os veículos elétricos a bateria, não produzem emissões nocivas durante a condução, apenas vapor de água. Assim, o Hyundai NEXO obteve a pontuação máxima de 50 pontos da ADAC pelas suas inexistentes emissões de poluentes. De todos os veículos testados pela ADAC em 2018, o NEXO ficou na nona posição, com uma pontuação total de 88 pontos, que o colocou no top 20 da lista que é continuamente atualizada com os veículos mais ecológicos.

Hyundai IONIQ Electric com classificação máxima no Green NCAP
O Green NCAP, primeiro programa europeu de classificação de veículos dedicado às emissões e à eficiência energética, em condições de condução reais, anunciou oficialmente a sua primeira lista de modelos testados. O Hyundai IONIQ Electric recebeu 5 estrelas – o número máximo de estrelas do Green NCAP.

Foram testados doze veículos, sendo o IONIQ Electric da Hyundai um dos dois únicos veículos ecológicos a conseguir a classificação máxima.

A decisão final do Green NCAP relativamente ao Hyundai IONIQ Electric foi a seguinte: "O veículo familiar e totalmente elétrico da Hyundai, o IONIQ Electric, utiliza um motor de 88 kW como unidade de propulsão. As emissões de poluentes locais são zero, como é evidente, uma vez que não há combustão e, assim, o IONIQ garante um 10 no índice de ar limpo. Da mesma forma, as emissões de dióxido de carbono, um importante gás de efeito de estufa, são zero e a eficiência energética é muito positiva, com um consumo que não excede 20 kWh/100 km em qualquer um dos testes, apesar do teste de carga elevada em autoestrada ser notoriamente mais exigente do que os outros. O IONIQ comprova que a propulsão totalmente elétrica é o meio de transporte mais ecológico atualmente disponível."