Hyundai e Ars Electronica apresentam exposição mundial sob o tema “Future Humanity – Our Shared Planet”

Hyundai e Ars Electronica

 

  • Exposição será exibida em três Hyundai Motorstudio, nomeadamente Pequim, Seoul e Moscovo;
  • Parceria dá continuidade ao compromisso da Hyundai em partilhar experiências inspiradoras e criativas, com pessoas de todo o mundo.

 

A Hyundai e a Ars Electronica anunciaram a inauguração de uma exposição única que será apresentada em Hyundai Motorstudios por todo o mundo, nomeadamente Seoul, Pequim e Moscovo. É a primeira vez que o famoso programa artístico da Ars Electronica se junta a uma única organização para apresentar uma exposição simultaneamente em três localizações.

Sob o tema “Future Humanity – Our Shared Planet” (a humanidade do futuro – o nosso planeta comum), a exposição aborda a relação entre humanos e máquinas no futuro e a interação entre a cultura e a tecnologia. É também explorada a tensão entre tradição e espiritualidade, bem como entre mecanização e racionalização.

“A exposição tem como objetivo explorar e exprimir a essência da humanidade, assim como a importância de amar a espécie humana – algo que é frequentemente deixado de parte no dia a dia, que é dominado pelas tecnologias avançadas,” afirmou Cornelia Schneider, Vice-Presidente e Diretora de Inovação do Espaço na Hyundai. “A Hyundai vai continuar a envidar os esforços para transmitir valores mais humanos, que vão para além da tecnologia de mobilidade.”

A exposição vai centrar-se nas dimensões social e cultural do progresso tecnológico. Serão apresentadas quase simultaneamente 25 obras de 19 artistas, mas divididas entre os Hyundai Motorstudios em Pequim, Seoul e Moscovo.

A cerimónia de inauguração da exposição na China foi realizada em conjunto com o segundo Hyundai Blue Prize Award a 7 de novembro, tendo apresentado novos curadores chineses. Os dois vencedores do prémio vão apresentar os seus trabalhos sob o tema “Future Humanity” no Hyundai Motorstudio de Pequim.

Martin Honzik, Diretor do festival Ars Electronica, Qiu Zhijie, professor na Academia Central de Belas Artes da China e Diretor Artístico do Pavilhão da China na Bienal de Veneza de 2016 e Daehyung Lee, Diretor do Pavilhão da Coreia na Bienal de Veneza de 2017, serão os três principais curadores, que vão apresentar três perspetivas diferentes em dimensões diferentes com origens geográficas e culturais distintas.

O Ars Electronica Festival é um festival de arte multimédia reconhecido mundialmente. Com origem no ano de 1979 em Linz, na Áustria, é um dos principais palcos de arte, tecnologia inovadora e ideias que inspiram pessoas em todo o mundo. Este ano, a Hyundai tornou-se patrocinadora oficial do evento.

A Ars Electronica trabalha com artistas, cientistas, engenheiros, empresários e ativistas de todo o mundo para partilhar perspetivas, ideias e projetos inovadores. Nos dois últimos anos, a Hyundai e a Ars Electronica têm trabalhado em conjunto na área da inteligência artificial.

Os Hyundai Motorstudios – conceito que nasceu em Seoul, Coreia, em 2014 – são zonas de experiência de marca que transmitem o espírito artístico da Hyundai, assim como a sua abordagem experimental ao design. A palavra “motor” capta a essência da Hyundai, e “studio” refere-se a um local destinado a contemplar e criar coisas novas. Desde o seu começo, já foram inaugurados seis Hyundai Motorstudios em todo o mundo – quatro na Coreia, um na China e um na Rússia, que até agora já atraíram cerca de 3,65 milhões de visitantes.

A parceria dá continuidade ao compromisso da Hyundai em partilhar experiências inspiradoras e criativas, com pessoas de todo o mundo e faz parte de uma série única de relações a longo prazo que a marca tem vindo a estabelecer com as maiores instituições de arte em todo o mundo. A Hyundai tem também parceria com o Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea da Coreia (MMCA), o Museu de Arte de Los Angeles (LACMA) e o Tate Modern no Reino Unido.