Hyundai completou a primeira viagem de camião em condução autónoma
A Hyundai completou a primeira viagem de camião com semi-reboque em condução autónoma na Coreia do Sul. O camião Hyundai Xcient percorreu de forma autónoma aproximadamente 40 km de autoestrada entre Uiwang e Incheon, com um semi-reboque que simulou o transporte de mercadorias, demonstrando, assim, o avanço tecnológico da Hyundai no que refere à mobilidade do futuro.
A Hyundai aposta continuamente em infraestruturas tecnologicamente avançadas que têm como objetivo criar o ambiente ideal para que os departamentos de I&D inovem e apresentem avanços ao nível da condução autónoma, tornando a marca ainda mais competitiva.
A condução autónoma desenvolvida e aplicada nos veículos pesados, para além de transformar o setor da logística comercial, pode reduzir o número de acidentes rodoviários que ocorrem nas estradas mais movimentadas, todos os anos, devido a erro humano.
“Esta demonstração, bem-sucedida, vem provar que a tecnologia inovadora de condução autónoma pode ser utilizada para transformar o setor da logística comercial”. Referiu Maik Ziegler, Ph.D., Diretor de Estratégia I&D de Veículos Comerciais na Hyundai Motor Company. “Neste nível de automação, o condutor ainda controla o veículo manualmente em algumas situações, mas acredito que vamos atingir o nível 4 de automação rapidamente, já que temos vindo a realizar upgrades tecnológicos constantemente.”
O veículo foi equipado com um sistema de condução autónoma standard de nível 3 da Sociedade de Engenheiros Automóveis (SAE), que lhe permitiu orientar-se, acelerar e travar para além de conduzir autonomamente pelo trânsito, tudo isto sem intervenção humana. O condutor estava no camião para assumir o controlo da condução, se necessário.