Hyundai começa os testes com o Veloster N ETCR
- Hyundai Motorsport começou a testar o Hyundai Veloster N ETCR, o primeiro projeto elétrico da empresa
- O carro completou dois dias de testes no circuito de Hungaroring perto de Budapest para dar início ao seu programa de desenvolvimento antes da estreia em pista, marcada para 2020
- Apresentado no IAA em Frankfurt no início deste mês, o Hyundai Veloster N ETCR será a base para o novo pilar da Hyundai Motorsport, a expansão para as corridas de elétricos
A Hyundai Motorsport completou o primeiro teste em pista com o novo Veloster N ETCR, o primeiro carro de corrida elétrico da empresa.
O novo carro de corrida da marca esteve dois dias no circuito de Hungaroring perto de Budapeste, no passado fim de semana, num teste sem complicações. Os dias passados no circuito – parte integrante dos calendários de WTCR e TCR Europa da FIA – permitiram aos engenheiros conhecer melhor o chassis num circuito técnico, e começar a domar a potência do motor elétrico montado no centro do carro para maximizar a sua performance e eficiência.
Ao conjugar a experiência já adquirida com os campeões i30 N TCR e Veloster N TCR, o objetivo é produzir mais um forte concorrente integrar a categoria ETCR no próximo ano.
Revelado no início deste mês no IAA de Frankfurt o Veloster N ETCR é o primeiro carro de corrida elétrico desenvolvido pela Hyundai Motorsport. A configuração de motor central e tração traseira também são estreias para a equipa com sede em Alzenau, na Alemanha. Com as baterias instaladas na parte inferior do design e suspensão de braço duplo, o chassis é radicalmente diferente de qualquer projeto anterior na Hyundai Motorsport, o que torna ainda mais importante cada sessão de treinos.
Espera-se que este projeto assente a base para o novo pilar da empresa enquanto expande para a esta nova tecnologia que é extremamente importante para a gama atual da Hyundai. O desenvolvimento do Veloster N ETCR também vai ajudar a marca a conduzir o desenvolvimento dos próximos carros elétricos de alta performance.
Estes dias na Hungria foram apenas o começo de um extenso programa de testes que terá lugar nos próximos meses. Cada sistema do carro será escrutinado e aperfeiçoado durante o período de desenvolvimento para permitir à marca uma forte entrada na grelha de partida do ETCR 2020.
O diretor de equipa da Hyundai Motorsport Andrea Adamo afirmou: “O primeiro teste de qualquer projeto é sempre uma data muito significativa, mas com o Hyundai Veloster N ETCR esta teve ainda mais importância. É o nosso primeiro carro de corrida elétrico, e o primeiro chassis que desenvolvemos para motor central e tração traseira. Com o i30 N TCR e o Veloster N TCR já mostramos que somos capazes de produzir carros muito bons, mas agora temos muito a aprender antes do início das corridas em 2020. Os próximos meses vão ser atribulados – temos essencialmente dois desafios; temos que aperfeiçoar o chassis, e também aprender a utilizar a energia das baterias e motor de forma eficiente. Em todo o caso, estou confiante de que com o programa de teste que temos pela frente os nossos engenheiros serão capazes de mais um carro de corrida campeão.”
Notícias Relacionadas
Adrien Fourmaux reforça equipa da Hyundai Motorsport em 2025 no WRC
13 Dezembro, 2024