Hyundai apresenta o primeiro sistema de airbag multicolisão do mundo

Hyundai apresenta o primeiro sistema de airbag multicolisão do mundo

  • Novo sistema de airbag é uma proteção adicional nos impactos secundários;
  • Dados da NHTSA revelam que 30% de todos os acidentes envolvem um impacto secundário;
  • Os futuros modelos da Hyundai serão equipados com a tecnologia de airbag de última geração para melhorar a segurança do condutor e reduzir o número de ferimentos em acidentes multicolisão.

A Hyundai anunciou o desenvolvimento e a futura comercialização do primeiro sistema de airbag multicolisão do mundo, que melhora significativamente a performance do airbag em acidentes multicolisão. Neste tipo de acidente o impacto principal é seguido por colisões com objetos secundários, tais como árvores, postes elétricos ou outros veículos, acontecem 3 em cada 10 casos. Os atuais sistemas de airbag não garantem segurança secundária quando o impacto inicial não é suficiente para os acionar. Porém, o sistema de airbag multicolisão permite que os airbags sejam acionados eficazmente, no caso de impacto secundário através da calibração do estado do veículo e dos ocupantes.

A nova tecnologia da Hyundai deteta a posição dos ocupantes no habitáculo após uma colisão inicial. Os sistemas de airbag multicolisão foram concebidos para serem acionados ainda mais rápido em situações nas quais os sistemas de segurança iniciais podem não ser eficazes, fornecendo uma segurança adicional quando os condutores e ocupantes estão mais vulneráveis. Ao recalibrar a intensidade necessária para o acionamento do sistema de airbag durante uma colisão, o sistema responde mais rápido durante o segundo impacto melhorando, assim, a segurança dos ocupantes em cas de multicolisão.

Taesoo Chi, Diretor do Centro de Tecnologia do Chassis no Hyundai Motor Group, afirmou: “Ao melhorarmos o desempenho em cenários de multicolisão, esperamos melhorar significativamente a segurança dos nossos condutores e ocupantes. Vamos continuar a nossa investigação em diversas situações de acidentes como parte do nosso compromisso em desenvolver automóveis ainda mais seguros, que protejam os ocupantes e evitem ferimentos.”

De acordo com as estatísticas do NASS-CDS (National Automotive Sampling System Crashworthiness Data System – Sistema de Dados de Resistência à Colisão do Sistema Nacional de Amostragem Automóvel), um departamento da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration – Administração Nacional de Segurança Rodoviária na Autoestrada) nos EUA, cerca de 30% dos 56.000 acidentes que ocorreram entre 2000 e 2012 na América do Norte envolveram multicolisão.

A Hyundai utilizou uma abordagem multilateral para analisar cenários com multicolisão e melhorar a performance e a precisão dos airbags nas colisões secundárias. No futuro, o Hyundai Motor Group implementará o sistema nos novos veículos da Hyundai.