Hyundai a apostar cada vez mais na indústria robótica
A Hyundai aumentou a aposta na valiosa indústria da robótica do futuro, dando início ao desenvolvimento do robô industrial vestível de exosqueleto H-VEX. Depois da apresentação do H-CEX, que teve lugar em agosto, a empresa pretende comprovar o sucesso do H-VEX no final de 2018 através de testes exaustivos.
No início deste ano, a Hyundai apontou a robótica e na inteligência artificial, como uma das cinco áreas de crescimento das inovações futuras. A empresa criou uma equipa de robótica na sua sede de tecnologia estratégica, para se poder concentrar no desenvolvimento destas tecnologias, estando a expandir a sua colaboração com os setores associados.
O Dr. Youngcho Chi, Vice-Presidente Executivo da Divisão de Estratégia e Tecnologia e Diretor de Inovação do Hyundai Motor Group afirmou: “A área da robótica não só oferece soluções para a mobilidade do futuro, como também apresenta soluções alternativas para reduzir o declínio da produtividade dos trabalhadores. A Hyundai planeia utilizar a sua ampla base de dados tecnológica, conseguida com a experiência de produção de veículos autónomos, para guiar o sucesso da empresa na área da robótica.”
Áreas de Robótica Hyundai
A marca está a desenvolver tecnologia em três áreas da robótica: robôs vestíveis, robôs de serviço e micromobilidade. Está também a desenvolver colaborações estratégicas com promissoras empresas nacionais e internacionais que possuem tecnologia robótica e inteligência artificial.
O primeiro H-CEX, desenvolvido para utilização industrial, é um dispositivo de proteção dos joelhos que ajuda a manter o trabalhador sentado. Com apenas 1,6 kg, é leve, mas extremamente resistente, podendo suportar até 150 kg. Tem cintos para a cintura, coxas e joelhos, sendo fácil de colocar e ajustável à altura do utilizador. Inclui ainda três regulações de ângulo diferentes (85/70/55).
Juntamente com o H-CEX, a Hyundai pretende testar e aplicar o H-VEX nas fábricas norteamericanas no final do ano. O H-VEX é um dispositivo que alivia a pressão no pescoço e nas costas do utilizador, dando-lhe 60 kg de força quando se encontra a trabalhar com os braços posicionados acima da cabeça. Espera-se que seja eficaz na prevenção de lesões e no aumento da eficiência no trabalho.
São inúmeras as aplicações e áreas que podem beneficiar do desenvolvimento da robótica através de robôs vestíveis, robôs de serviço, micromobilidade, etc. A Hyundai apresentou o exosqueleto médico HMEX (Medical Exoskeleton) na Feira Internacional de Eletrónica de Consumo (CES) de 2017, que ajuda paraplégicos e idosos a andar e a subir e descer escadas. De momento, este robô aguarda a aprovação do Ministério da Coreia responsável pela segurança alimentar e de medicamentos e da Food and Drug Administration dos EUA, para que possa ser comercializado como dispositivo médico.
O HUMA (Hyundai Universal Medical Assist), outro desenvolvimento da Hyundai na área da robótica, pode ser aplicado na cintura e nas pernas para fortalecer os músculos ao andar. Permite uma velocidade de corrida de 12 km/h, pelo que é um dos robôs vestíveis mais rápidos do mundo.
Além dos vestíveis, serão apresentados no futuro vários robôs que podem melhorar a qualidade de vida do utilizador. Estão incluídos um “robô de serviço para hotelaria” que consegue, entre outras funções, fazer o serviço de quartos e guiar os hóspedes dentro do hotel; um “robô de serviço para vendas” que consegue explicar detalhes dos veículos aos clientes de um stand; um “manipulador de carregamento de veículos elétricos” que carrega automaticamente o veículo que parar à sua frente; e uma solução de “mobilidade
pessoal robótica” de nova geração – uma plataforma de mobilidade única tão versátil que pode deslocar-se lentamente com duas rodas e mudar para um meio de transporte de três rodas para maior estabilidade.
O Hyundai Motor Group está a fazer investimentos audaciosos na área da robótica, incluindo a criação do fundo AI Alliance Fund, com um valor de 4,5 milhões de dólares, em conjunto com a SK Telecom e a Hanwha Asset Management Co. Ltd, com o objetivo de investir em startups promissoras, com competências nas áreas da inteligência artificial e da mobilidade inteligente.
A Hyundai começou também a investir de forma estratégica na Perceptive Automata, uma startup norte-americana que trabalha na área da tecnologia de inteligência artificial, para assegurar uma tecnologia de previsão de movimentos humanos. A empresa está ainda a colaborar com a startup chinesa DeepGlint, que possui uma tecnologia de deteção equipada com inteligência artificial.