Hyundai revela dois concepts da gama N
A submarca N da Hyundai, dedicada exclusivamente a veículos de alta performance, acaba de revelar a sua visão para a eletrificação, demonstrando o compromisso da empresa com as tecnologias de zero emissões centradas no futuro. O RN22e e o N VIsion 74, dois concepts “laboratórios móveis”, são exemplos inspiradores da visão para a eletrificação da gama N e demonstram a ambição da Hyundai em liderar um futuro de zero emissões.
Os “rolling labs” da Hyundai são a designação dada aos modelos em que são realizados os testes e as verificações das tecnologias avançadas da empresa para as aplicar a futuros modelos de produção. O RN22e combina o novo IONIQ 6 e a plataforma E-GMP, ao mesmo tempo que define um novo padrão no segmento dos EVs de alta performance. Já o N Vision 74 combina a tecnologia EV com um sistema avançado de fuel cell de hidrogénio, tornando-o no primeiro veículo híbrido a hidrogénio da Hyundai N saído deste laboratório a explorar a “diversão na condução” na era da eletrificação.
“O RN22e e o N Vision 74 desempenham um importante papel no desenvolvimento estratégico de toda a nossa linha de produtos, especialmente os veículos eletrificados de alta performance”, explicou Thomas Schemera, Diretor Global de Marketing da Hyundai e Diretor da Divisão de Experiência do Cliente. “Os ‘laboratórios móveis’ representam o desenvolvimento contínuo das nossas tecnologias mais avançadas. Esta abordagem única irá deixar-nos preparados para enfrentar os desafios do futuro, dando-nos a capacidade para ultrapassarmos os nossos limites”.
Ambos os modelos continuarão a ser testados e verificados pelos engenheiros da Hyundai, para que os próximos veículos rodoviários da gama N possam ser equipados com as suas tecnologias de ponta.
A visão da Hyundai para a eletrificação
Desde o lançamento do seu primeiro carro de produção de alta performance em 2017, o Hyundai i30 N, a gama N desafiou os limites de performance para ajudar os clientes a descobrir a diversão durante a condução. O mote da marca “Never just drive” defende que ir do ponto A ao ponto B nunca deve ser aborrecido. Mesmo no futuro elétrico, a marca N quer manter os seus três pilares: “corner rascal” (máquina para curvas apertadas e perfeitamente equilibradas), capacidade na pista de corrida (todos os modelos N são construídos para terem um máximo desempenho na pista) e carro desportivo do dia a dia (para todos e todas as necessidades, não apenas corridas em pista).
“Em apenas sete anos, a Hyundai N tornou-se a marca de performance com a evolução mais rápida”, afirma Till Wartenberg, Vice-Presidente da Sub-Divisão de Gestão da Marca N e Desportos Motorizados da Hyundai Motor Company. “A marca N está a desenvolver-se para estabelecer novos padrões de alta performance sustentável. Iniciamos este capítulo de alta performance eletrificado de forma entusiasmada e vamos perseguir este objetivo utilizando a nossa criatividade, conhecimento de engenharia e espírito competitivo”.
RN22e, um vislumbre do EV N que está para vir
O RN22e oferece uma performance pronta para a pista de corrida, refinando e otimizando o E-GMP líder de mercado da Hyundai e “embalando-o” num design de streamliner inspirado no IONIQ 6. Sendo o primeiro “laboratório móvel” da Hyundai N baseado no E-GMP, o RN22e reflete a visão e a direção da marca N para a eletrificação, abrindo, em simultâneo, a possibilidade de criação de um modelo EV de alta performance no futuro. O concept recebeu o seu nome porque é o “laboratório móvel” da marca N desenvolvido em 2022 com performance EV.
O RN22e é testado para maximizar os três pilares de performance da gama N, começando pelo “corner rascal”. A marca N tem vindo a desenvolver a capacidade de fazer curvas desde o seu lançamento e tem implementado um diferencial eletrónico autoblocante (e-LSD), Corner Carving Differential, na maioria dos modelos N. O RN22e eleva a sensação de fazer curvas com um maior peso, explorando a vectorização do binário com embraiagem dupla. Além disso, as peças impressas em 3D reduzem o peso e mantêm a rigidez para um melhor ataque às curvas. Equipado com tração integral, o RN22e proporciona uma distribuição de binário otimizada de acordo com diferentes modos de condução que permite aos condutores escolher a distribuição de binário nas rodas dianteiras e traseiras.
Com o objetivo de melhorar a capacidade do RN22e na pista de corrida, a marca N focou-se no arrefecimento e na travagem para melhorar a resistência. O RN22e fornece ajustes otimizados para pista para que os clientes possam desfrutar do circuito sem um performance abaixo do esperado. A existência de quatro pinças monobloco de pistão e um disco híbrido de 400 mm permite ao RN22e suportar o peso do seu sistema de potência elétrico (PE). Além disso, a Hyundai N irá utilizar o RN22e para estudar como fornecer movimento dinâmico com travagem regenerativa que controla de forma precisa a guinada e o ataque à curva.
À medida que a Hyundai N desenvolve e testa tecnologias de ponta para transferência para modelos de produção N, o RN22e desempenha um papel importante como “laboratório móvel” para os próximos modelos EV N. Sabendo o que empolga os entusiastas, a marca N está a desenvolver novas caraterísticas, tal como a experiência de condução emocional para modelos eletrificados.
O RN22e incorpora o N Sound+, que gera som a partir das colunas interiores e exteriores, para uma sensação de condução dinâmica. Além disso, o N e-shift integra a vibração e a sensação de mudança com o N Sound+. Por ser um “laboratório móvel”, onde a Hyundai N trabalha continuamente em tecnologias avançadas, estas experiências de condução emocional serão mais desenvolvidas em vários tipos através do RN22e, para que os condutores possam selecionar o seu próprio estilo de diversão.
Ao adaptar o design de streamliner do IONIQ 6, o RN22e vai aproveitar as características aerodinâmicas do novo EV, maximizando a performance através de detalhes inspirados nos desportos motorizados. Através de uma distância do solo reduzida e de laterais enfatizadas, a Hyundai N conseguiu um design com uma postura ampla e robusta. Embora mantenha o design do IONIQ 6, o para-choques inferior foi concebido para ser desportivo, irradiando um charme inesperado. Com estas estética funcional, o RN22e poderá melhorar o seu arrefecimento e aerodinâmica.
Com um comprimento de 4.915 mm, 2.023 mm de largura e 1.479 mm de altura, além de uma distância entre eixos de 2.950 mm, o RN22e continuará a ser desenvolvido com a perícia dos desportos motorizados, para que a Hyundai possa melhorar e aperfeiçoar as suas tecnologias de última geração para lançar um modelo N elétrico de produção em massa, utilizando o potencial do E-GMP.
Introduzindo o N Vision 74
Inspirado na herança da Hyundai, o N Vision 74 é um “laboratório móvel” híbrido de fuel cell de hidrogénio de alta performance que reforça a liderança da empresa nas tecnologias de performance sustentável. O N Vision 74 inspira-se tanto na tecnologia como no design, enraizados na visão sustentável da marca N, anunciada em 2015, e na paixão da Hyundai pela alta performance desde 1974.
Em termos de design, o N Vision 74 presta uma homenagem ao concept do Hyundai Pony Coupe de 1974, que foi desenvolvido pelo lendário designer automóvel Giorgetto Giugiaro. O concept foi então incorporado em protótipos para o primeiro carro desportivo de produção da Hyundai. Embora não acabasse por chegar à fase de produção, a atitude ousada deu o mote para toda a empresa.
O N Vision 74 herdou a superfície pura, o perfil dinâmico proporcional e o pilar B único do concept Pony Coupe de 1974. O património de design da Hyundai vai ao encontro da era da eletrificação com elevada performance para dar forma ao N Vision 74. Além disso, a iluminação Parametric Pixel proporciona um toque futurista.
“O design orientado para o futuro da N Vision 74 reflete o respeito e o apreço que temos pela dedicação e a paixão dedicadas ao concept Pony Coupe”, disse SangYup Lee, Vice-Presidente Executivo e Diretor do Centro de Design da Hyundai.
O N Vision 74 eleva a atitude ousada do Pony Coupe para um futuro design Hyundai, ao mesmo tempo que reinterpreta o interior como um espaço de entretenimento, sem perder a arquitetura pura do original. Está equipado com um cockpit centrado no condutor que combina elementos patrimoniais com um design moderno, através, por exemplo, do cluster digital e botões analógicos.
Com 4.952 mm de comprimento, 1.995 mm de largura e 1.331 mm de altura, tendo uma distância entre eixos de 2.905 mm, é o primeiro “laboratório móvel” de alta performance construído sobre o mais avançado sistema fuel cell de hidrogénio que a Hyundai N alguma vez criou – não sendo, contudo, a primeira vez que a marca lida com este tipo de tecnologia. O N Vision 74 é também inspirado pelo carro concept Hyundai N 2025 Vision Gran Turismo, que foi revelado em 2015 com o lançamento da marca N para antecipar o futuro da alta performance baseada no hidrogénio.
Sete anos depois, a Hyundai N apresenta o N Vision 74, evidenciando ainda mais a sua paixão pela “diversão de conduzir” e pela imaginação. Os engenheiros da Hyundai desenvolveram uma estrutura híbrida de uma bateria elétrica em combinação com um sistema FCEV, que é colocado num esquema totalmente novo. Tendo o sitema de fuel cell e a alimentação elétrica a pilhas a alimentarem o N Vision 74 em conjunto, a eficiência de refrigeração é melhorada, já que as duas fontes de energia podem ser utilizadas de forma intercalada, dependendo das diferentes condições de condução. Este sistema refinado permite uma melhor vetorização do binário com motores duplos na parte traseira, permitindo uma experiência de curva precisa e reativa. Além disso, o N Vision 74 explora o equilíbrio entre a performance e o arrefecimento com um sistema de arrefecimento de três canais.
A tecnologia de alta performance está totalmente integrada no design de forma a satisfazer os requisitos de gestão de calor da FCEV. Com uma estética tão funcional, o N Vision 74 explora o equilíbrio entre a tecnologia de ponta e o design icónico. Juntamente com capacidades de reabastecimento rápido e de uma autonomia alargada, o N Vision 74 garante uma condução divertida com uma fonte de energia sustentável através da aplicação de tecnologias de última geração.
A história e o futuro dos “laboratórios móveis” da Hyundai
Em 2021, a Hyundai embarcou no Projecto RM para demonstrar a sua perícia no desenvolvimento de novas tecnologias e inovação. Através deste projeto, a empresa desenvolve e liga a nova tecnologia de alta performance do desporto motorizado com os futuros modelos N. O nome inspira-se na configuração do motopropulsor midship de condução traseira do modelo de protótipo “Racing Midship”. A diferença fundamental deste design proporciona um equilíbrio ideal de manuseamento e agilidade a partir de uma baixa polarização de inércia.
Desde o seu início, a série RM tem evoluído progressivamente para incluir RM14, RM15, RM16 e RM19. A plataforma RM facilita a testagem de tecnologias de alta performance nos “laboratórios móveis” enquanto estes estão no alcatrão a todas as velocidades e sujeitos a diferentes condições de condução. Tendo sido submetidos progressivamente a testes extensivos, os modelos RM validam tecnologias de ponta, atestam o seu aumento de performance efetivo e melhoram-nas para aplicação em futuros modelos N.
Há dois anos, a Hyundai lançou o carro desportivo de corrida midship RM20e eletrificado de última geração. Dentro da série RM, o RM20e foi o primeiro BEV de alta performance da Hyundai, que foi, pela primeira vez, capaz de aplicar o potencial de motores com zero emissões aos seus carros de alta performance.
A Hyundai revelou a nova linha de “laboratórios móveis” sob um nome diferente para estabelecer o novo padrão de alta performance de última geração. Enquanto a marca N continua a perseguir os seus três pilares de performance N, o RN22e e o N Vision 74 estão a ser testados para maximizar a sua capacidade em pista, a sua flexibilidade de carro desportivo para o dia a dia e as características de “corner rascal”.
A marca também se manterá fiel à sua filosofia na era da eletrificação. O grande passo inicial passará pelo lançamento do primeiro N elétrico da Hyundai, o IONIQ 5 N, que chegará ao mercado em 2023. Mais detalhes serão revelados em breve.
“Estes projetos de ‘laboratório móvel’ são grandes trunfos para tornar a visão de eletrificação da marca N numa realidade, começando com o lançamento do IONIQ 5 N no próximo ano”, acrescentou Till Wartenberg.
A inspiração dos desportos motorizados
Os desportos motorizados são a grande inspiração dos modelos N. Para a divisão de desportos motorizados da Hyundai, o sucesso é definido em termos mais amplos do que simplesmente ganhar corridas e títulos; também existe para adquirir conhecimento de forma independente e recolher dados que podem ser partilhados com a empresa para permitir à Hyundai construir melhores carros. Com os seus antecedentes no desporto automóvel, estes benefícios são transferidos para os veículos de consumo.
Nesta relação bidirecional entre carros de desporto motorizado e carros de produção, os melhores elementos de cada tipo de carro são utilizados para melhorar o próximo. Esta transferência de conhecimentos tem um impacto direto nos futuros modelos de produção N da Hyundai. Novas tecnologias são testadas através do desporto motorizado, dando, por exemplo, origem ao multipremiado Hyundai i20 N, que foi inspirado no carro de rali i20 Coupe WRC.
Tudo o que a Hyundai aprende com os desportos motorizados é introduzido no processo de investigação e desenvolvimento para o próximo modelo N ou projeto de performance. A participação no ETCR implica a paixão da Hyundai pelo alto desempenho sustentável.
De acordo com a visão de marca “Progress for Humanity”, a Hyundai está a acelerar os seus esforços na eletrificação para oferecer transportes mais limpos e um futuro mais sustentável. Ao ultrapassar os limites dos carros eletrificados de alto desempenho, a Hyundai estará preparada para os desafios do amanhã e assinalará o início uma era para uma condução divertida e sustentável.
Mais detalhes sobre a visão da marca N para a eletrificação com o RN22e e o N Vision 74 estão disponíveis no canal de YouTube Hyundai N Worldwide.