Hyundai Motor Group pretende liderar era elétrica através da plataforma E-GMP dedicada exclusivamente a veículos elétricos

  • Hyundai Motor Group apresenta a Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP), a sua primeira plataforma BEV, dedicada à próxima geração de veículos elétricos;
  • Esta modelos BEV baseados na E-GMP podem atingir uma autonomia superior a 500km com a carga total (WLTP) e podem ser carregados até 80% em apenas 18 minutos, graças a um carregamento de alta velocidade;
  • Os modelos de alta performance baseados na E-GMP, possuem uma aceleração dos 0 aos 100km/h em menos de 3,5 segundos e têm uma velocidade máxima de 260km/h;
  • Os diferentes componentes otimizam as dinâmicas de condução e de segurança e maximizam o espaço do habitáculo;
  • O sistema de Potência Elétrica Integrada inclui o primeiro carregamento múltiplo do mundo (400V/800V) e função de conversão de potência bidirecional;
  • A modularização e uniformização da plataforma permite um desenvolvimento rápido e flexível, ajustado às necessidades do cliente;
  • Hyundai Motor Group planeia introduzir 23 modelos BEV e vender um milhão de veículos elétricos em todo o mundo até 2025.

O Hyundai Motor Group apresentou a nova Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP), uma plataforma dedicada aos veículos elétricos. Revelada esta segunda-feira, durante o evento online E-GMP Digital Discovery, a plataforma servirá como tecnologia principal da próxima geração de veículos elétricos do Hyundai Motor Group.

O evento foi transmitido através do canal oficial de YouTube do HMG e do Canal Hyundai.

A partir de 2021, a E-GMP irá sustentar uma gama dedicada aos novos BEV’s, incluindo o IONIQ 5, além de uma série de outros modelos.

Desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos, a E-GMP proporciona várias vantagens quando comparada com as plataformas existentes do Hyundai Motor Group, que foram construídas essencialmente para acomodar motores de combustão interna. Dos benefícios destacam-se maior flexibilidade de desenvolvimento, performances de condução mais potentes, reforço da autonomia, melhoria dos aspetos relacionados com a segurança e mais espaço interior para passageiros e bagagens.
“Hoje em dia, os nossos EV’s Hyundai com tração dianteira já estão entre os mais eficientes nos seus segmentos”, salientou Albert Biermann, Presidente e Diretor da Divisão I&D do Hyundai Motor Group. “Com a nossa tração traseira baseada na E-GMP, estamos a expandir a nossa liderança tecnológica para segmentos onde os clientes exigem uma excelente dinâmica de condução e uma eficiência excecional.”

“A E-GMP é o culminar de anos de investigação e desenvolvimento e junta as nossas tecnologias mais inovadoras. A nossa gama de elétricos evoluirá e será reforçada por uma nova e inovadora plataforma”, afirmou Fayez Abdul Rahman, Vice-Presidente Sénior do Hyundai Motor Group.
Maximizar o desenvolvimento da flexibilidade através da modularização e uniformização

A E-GMP reduz a complexidade através da modularização e uniformização, permitindo um rápido e flexível desenvolvimento de produtos que podem ser utilizados na maior parte dos segmentos, como sedans, SUV’s e CUV’s. Além disso, através do desenvolvimento flexível é possível satisfazer as necessidades de vários clientes relativamente ao desempenho do veículo. Entre estes, inclui-se o modelo de alta-performance, que acelera dos 0 aos 100km/h, em menos de 3,5 segundos, podendo atingir um máximo de 260km/h.
A E-GMP vai ser altamente eficaz no que diz respeito à consolidação da posição de liderança dos veículos elétricos do Hyundai Motor Group, ao passo que, ao mesmo tempo, vai permitir que a empresa alargue a gama de veículos elétricos a curto-prazo, através da modularização e uniformização.

Concebida para performance, segurança e mais espaço

A E-GMP foi concebida para oferecer um melhor desempenho nas curvas e estabilidade de condução a alta velocidade. Isto deve-se à distribuição ideal de peso entre a dianteira e a traseira, num design que permite um reduzido centro de gravidade graças à montagem das baterias num centro de gravidade mais baixo e à adoção de motores elétricos, localizados no espaço que era anteriormente ocupado pelo motor a combustão.
A motorização elétrica de alta-velocidade aumenta a performance de condução dos veículos com a plataforma E-GMP. O sistema de suspensão traseira de cinco braços, tipicamente utilizado em segmentos médios e superiores, e o primeiro eixo motor integrado (IDA) do mundo produzido em massa, que combina os rolamentos das rodas com o eixo de transmissão para fornecer força motriz, aumentam o conforto da experiência de condução e conferem uma maior estabilidade ao veículo.
A plataforma assegura ainda a segurança da bateria através de uma estrutura de suporte de baterias feita de aço de alta resistência. Componentes de aço estampado a quente rodeiam esta estrutura para obter uma rigidez adicional. Desta forma, em caso de colisão, a energia do impacto pode ser absorvida eficientemente, graças às secções da carroçaria e chassis preparadas para esse efeito, ligações de carga de energia efetiva e uma secção central da bateria firmemente ligada à carroçaria.
Adicionalmente, ao fortalecer a estrutura de apoio, localizada à frente do painel de instrumentos, os engenheiros foram capazes de minimizar a transmissão da energia da colisão para o sistema motriz e para a bateria. A distribuição da estrutura do Pilar A, previne ainda a deformação da célula do habitáculo.
A E-GMP maximiza o espaço interior através da longa distância entre eixos. Com o conjunto de baterias montado sob o chão, a E-GMP fornece ao habitáculo um piso plano. Isto providencia mais espaço para as pernas para os passageiros, permitindo várias disposições para os bancos dianteiros e traseiros.
O conjunto de baterias – montado entre o eixo dianteiro e traseiro – será o mais potente e denso sistema que o Hyundai Motor Group já criou. Isto deve-se muito ao reforço da performance de arrefecimento, resultado de uma nova estrutura de separada para refrigeração, que ajuda a que o conjunto de baterias seja mais compacto. Com uma densidade de potência melhorada em cerca de 10% quando comparada à tecnologia existente de baterias, o novo conjunto de baterias têm mais luminosidade, podendo ser montado na parte inferior da carroçaria, libertando mais espaço para o habitáculo.

Sistema elétrico eficiente e de elevada potência

O novo sistema compacto de potência elétrica (PE) da E-GMP consiste num motor elétrico potente, com transmissão EV e inversor. Estas três componentes são integradas num só modulo compacto. Isto assegura uma performance potente ao aumentar a velocidade máxima até 70%, em comparação com motores já existentes. Este motor de alta-velocidade é mais pequeno que os atuais, enquanto fornece um desempenho comparável e eficiência em espaço e peso.
Além disso, o sistema de bateria uniformizado pode ser adaptado para oferecer uma performance apropriada a um segmento específico, de modo a maximizar o conjunto, ou ir ao encontro das várias necessidades do cliente.
O motor elétrico é controlado pelo modulo de potência do inversor, que adota semicondutores de carboneto de silício (SiC). Este motor pode melhorar a eficiência do sistema em cerca de 2 a 3%, o que significa que o veículo pode percorrer distâncias 5% maiores com a mesma energia.
A E-GMP foi projetada para tração traseira. No entanto, os clientes poderão escolher entre as configurações de tração traseira e de tração integral, os modelos com a última opção recorrem a um motor elétrico adicional. O sistema de tração às quatro rodas inclui uma transmissão EV desconectada, que consegue controlar a ligação entre um motor adicional e as rodas da frente, e alternar entre os modos de tração de duas rodas e de quatro rodas, de modo a melhorar a eficiência ao oferecer o nível ideal de potência e performance para as atuais condições de condução.

Sistema de Carregamento Múltiplo (800V e 400V) e bidirecional

A maioria dos veículos elétricos existentes e as infraestruturas de carregamento rápido oferecem um carregamento de 50kWh~150kWh, para veículos elétricos equipados com um sistema de 400V; no entanto, o desenvolvimento da infraestrutura de 800V, com um carregamento até 350kWh, irá, gradualmente, permitir um carregamento ainda mais rápido.
Em linha com esta tendência, o Hyundai Motor Group, investiu na IONITY, uma empresa de carregamentos de alta potência, líder na Europa, como parceiro estratégico e acionista. A IONITY opera em 308 estações de carregamento de alta potência (HPC) – utilizando uma capacidade de carga superior a 350 kWh – ao longo das estradas dos países europeus. A companhia planeia aumentar este número para 400 estações HCP até 2022, incluindo 51 já em construção.
A E-GMP oferece uma capacidade de carregamento de 800V e permite um carregamento de 400V, sem a necessidade de componentes adicionais ou adaptadores. O sistema de carregamento múltiplo é a primeira tecnologia patenteada do mundo a trabalhar o motor e o inversor para aumentar de 400V para 800V, de modo a estabilizar a compatibilidade da carga.
Um EV com tecnologia E-GMP tem capacidade para atingir uma autonomia máxima superior a 500km, com a bateria totalmente carregada, de acordo com o Worlwide Harmonized Light-duty vehicle Procedure (WLTP). Além disso, este carregador múltiplo de alta velocidade pode carregar até 80%, em apenas 18 minutos, e pode ir até aos 100km de autonomia em apenas 5 minutos.
Ao contrário dos veículos elétricos anteriores, que apenas aceitavam um carregamento, o sistema de carregamento E-GMP é mais flexível. O novo E-GMP, desenvolvido pela Integrated Charging Control Unit (ICCU), representa uma evolução perante aos já existentes On-Board Chargers (OBC), que normalmente apenas permitem que a eletricidade flua a partir de uma fonte externa numa única direção. A ICCU permite uma nova função para o veículo carregar (V2L), que também pode descarregar energia da bateria do veículo sem componentes adicionais. Isto permite que o veículo elétrico, baseado no E-GMP, opere outros sistemas elétricos (110/220V) em qualquer lado. O sistema pode ser usado para carregar outro veículo elétrico.
A nova função V2L, pode fornecer até 3,5 kW de energia e alimentar uma unidade de ar condicionado de média dimensão, bem como uma televisão de 55 polegadas, até 24 horas.

E-GMP irá promover o crescimento das vendas de veículos elétricos em todo o mundo.

O Hyundai Motor Group teve de realizar um esforço adicional para se preparar para a era dos veículos elétricos. O Grupo completou a introdução de um sistema de produção em massa para todos os BEV em 2015, incluindo aqueles com HEV, PHEV, BEV e FCEV.

A E-GMP irá apoiar o Hyundai Motor Group, que planeia introduzir um total de 23 modelos de EV, incluindo 11 modelos BEV dedicados e vender mais de um milhão de veículos elétricos até 2025. Como parte da sua visão sobre os EV’s, a Hyundai Motor Company, lançou a marca EV ‘IONIQ’, em agosto de 2020, que inclui três modelos de elétricos dedicados: os IONIQ 5, 6 e 7, a serem lançados até 2024. Esta aposta cobre, atualmente, vários segmentos de veículos.