Hyundai IONIQ 5 Robotáxi passa no Exame de Condução para demonstrar ‘Segurança sem Compromissos’

A Hyundai Motor Company lançou um filme promocional em que mostra o robotáxi IONIQ 5, totalmente elétrico e autónomo, a concluir com êxito um processo semelhante a um exame de condução nos EUA.

Criado para ilustrar a segurança e a confiabilidade da tecnologia de condução autónoma do robotáxi IONIQ 5, o vídeo apresenta o robotáxi IONIQ 5 a completar uma série de testes de condução semelhantes aos efetuados pelo público em geral, incluindo condução em estrada em Las Vegas, EUA, dando mostras de um excecional desempenho. Este feito sublinha a confiabilidade do robotáxi IONIQ 5, assim como a inclusividade da sua tecnologia de veículo autónomo, destacando o seu potencial para, de forma segura, proporcionar liberdade de mobilidade para todos.

O filme tem início com uma entrevista a Pearl Outlaw, uma mulher americana portadora de deficiência visual, e à sua mãe, Ruth. Pearl enfrenta limitações de mobilidade devido à sua doença, denominada Retinitis Pigmentosa, que a impede de obter uma carta de condução – um símbolo essencial de independência e liberdade para muitas pessoas.

A história de Pearl destaca os desafios diários de mobilidade enfrentados pelos cidadãos portadores de deficiência física, enfatizando a importância da tecnologia de condução autónoma para proporcionar independência. O robotáxi IONIQ 5 promete realizar o seu sonho de mobilidade independente, ao oferecer a liberdade para explorar sem depender de outros.

“Sou examinadora de condução certificada pela DMV com 25 anos de experiência. Durante esse tempo, reprovei milhares e milhares de alunos no interesse da segurança pública”, afirmou Kandice Jones, a examinadora que efetuou o exame ao robotáxi IONIQ 5. “Os critérios serão os mesmos – será como avaliar um humano. Iremos monitorizar a velocidade, as mudanças de faixa de rodagem. Vou classificar as manobras, uma paragem completa, o virar à esquerda, o manter o veículo na faixa, e, claro, o tempo de reação”.

examinadora carta de condução ioniq 5

No exame de condução, levado a cabo pela altamente experiente examinadora profissional, o robotáxi IONIQ 5 distinguiu-se, impressionando pelo seu controlo da velocidade, pelas suas mudanças de faixa e pelas manobras realizadas, pela sua capacidade para parar com precisão num sinal de “STOP”, para realizar viragens à esquerda, e pelo seu tempo de reação perante os perigos que se lhe deparavam.

Capturado no vídeo, o robotáxi IONIQ 5 percorreu sem esforço a Strip de Las Vegas, bem como as zonas suburbanas da cidade.

hyundai ioniq 5

O robotáxi IONIQ 5 é a materialização das tecnologias transformadoras da mobilidade reunidas num único veículo. Significa a extensa colaboração entre o Hyundai Motor Group e a criadora de tecnologia de condução autónoma Motional, que abrange anos de desenvolvimento, e testes rigorosos, de plataformas automóveis avançadas e de tecnologia de condução autónoma. O robotáxi IONIQ 5 consegue um desempenho consistente em termos de condução em variados ambientes de condução, graças ao seu conjunto de sensores avançados, que combinam LiDAR, radar e câmaras.

“Enquanto empresa que persegue a liberdade de mobilidade, na Hyundai, pretendemos demonstrar, através desta campanha, a segurança e a confiabilidade do robotáxi IONIQ 5”, referiu Sungwon Jee, Vice Presidente Sénior e Diretor de Marketing Global da Hyundai Motor Company. “Continuaremos a envidar os nossos esforços para comunicar a nossa tecnologia de condução autónoma baseada em IA, preparada para proporcionar mudanças positivas para a vida quotidiana dos nossos clientes”.

O filme “Hyundai obtém a sua carta de condução” pode agora ser visto no canal oficial da Hyundai Motor Company no YouTube. 

**Nota: a carta de condução que surge no filme e na fotografia não é uma carta de condução verdadeira.