A que soa um automóvel elétrico?

Como os designers de som dão emoção à condução eletrificada do novo Hyundai IONIQ 5 N

Entre no mundo do design de som – um fator subtil que molda subconscientemente toda a nossa experiência sensorial. Na indústria automóvel, o design de som surge como um elemento fundamental que influencia a funcionalidade, a segurança e a experiência do cliente. Os sons do motor são mais do que simples zumbidos mecânicos; transmitem potência e desempenho. Os alertas não são apenas sinais, mas também trilhas sonoras que aumentam a consciencialização. Até o som subtil dos pneus na estrada contribui para uma viagem envolvente.
Quando se fala de automóveis, o design de som é um contador de histórias que molda as narrativas na estrada, influencia as emoções e eleva a experiência geral de condução. O som torna se uma banda sonora, transformando cada condução num desempenho cativante do ponto A ao ponto B.

Som de automóvel elétrico

À medida que os carros elétricos continuam a tornar-se mais populares, a ausência de motores de combustão interna deu origem a um desafio e a uma oportunidade: a necessidade de um design de som adaptado especificamente para veículos elétricos. Reconhecendo este facto, os fabricantes de automóveis têm investido no design de som para criar um som para automóveis elétricos que não só cumpra os regulamentos de segurança, como também enriqueça a experiência de condução geral.

O som produzido pelo motor dos automóveis elétricos está diretamente relacionado com a velocidade gerada pelas suas transmissões de engrenagem única. Em comparação com os seus homólogos a gasolina, o barulho do motor dos automóveis elétricos caracteriza-se por um tom mais uniforme.

Esta monotonia sonora é, no entanto, um inconveniente. Como os níveis gerais de barulho dos automóveis elétricos são muito mais baixos – considerando a ausência de ruído do motor, as principais fontes de som são o barulho do próprio motor, o vento e o ruído da estrada. Em particular, a aceleração num automóvel elétrico é mais silenciosa, sem os sinais sonoros que normalmente evocam emoções associadas à condução rápida.
Para certos condutores, a ausência de emoções induzidas pelo som contribui para uma sensação reduzida de feedback e de envolvimento na experiência de condução.

Ao que soa um automóvel elétrico?

No design do som de automóveis elétricos, os engenheiros e especialistas criam uma variedade de sons artificiais que vão muito além do zumbido da propulsão. Uma das facetas é a criação de alertas e avisos concebidos para aumentar a segurança em espaços públicos. A baixas velocidades, os automóveis elétricos são praticamente silenciosos, o que leva à necessidade de sons discretos, mas que chamem a atenção, para alertar os peões e os ciclistas da sua presença. Estes sons de aviso servem de salvaguarda em ambientes onde o ruído ambiente pode mascarar a aproximação de um carro elétrico silencioso.

Para além das considerações de segurança, os designers de som estão a mergulhar no domínio das emoções, reconhecendo o potencial para elevar a experiência de condução através de elementos auditivos cuidadosamente selecionados. O desafio de infundir mais emoções nos automóveis elétricos reside em encontrar o delicado equilíbrio entre inovação e familiaridade. A mistura de sons de aceleração, murmúrios de desaceleração e simulação de travagem do motor visa não só fornecer aos condutores um feedback funcional sobre o desempenho e a capacidade de resposta, mas também evocar uma sensação de ligação entre o condutor e o automóvel. Esta fusão intencional de engenharia e emoção marca um afastamento dos tradicionais motores em rotação dos veículos de combustão interna e serve para proporcionar uma maior sensação de controlo e confiança ao volante.

A introdução de sons de boas-vindas e de despedida sublinha ainda mais o compromisso de criar uma experiência de condução holística e memorável. Estes sinais auditivos personalizados servem como um toque personalizado, saudando o condutor à entrada e assinalando a despedida quando a viagem termina. O desenvolvimento de tais sons está a transformar o ato de conduzir numa viagem totalmente sensorial.

Os engenheiros e designers não só cumprem os requisitos regulamentares, como também moldam uma paisagem auditiva que espelha o futuro da mobilidade. À medida que a revolução elétrica avança, a paisagem sonora das nossas ruas está a tornar-se uma tela para a segurança, a inovação e as emoções.

IONIQ5

Emoções de condução Hyundai: N Active Sound +

Os fabricantes de automóveis estão a desenvolver tecnologias capazes de provocar emoções profundas, tornando os automóveis elétricos não só um meio de transporte sustentável, mas também uma experiência envolvente e estimulante. A Hyundai Motor está a fazer isto no novíssimo IONIQ 5 N com o seu inovador N Active Sound +. A tecnologia proporciona uma experiência sonora mais cativante para melhorar a tomada de decisões e a diversão na condução.

“No Sound Research Lab, mergulhamos no mundo do design de som automóvel, utilizando tecnologias de ponta como simuladores de condução e realidade virtual para desenvolver as mais recentes inovações”, afirmou o Dr. Dong Chul Park do Sound Research Lab da Hyundai na Coreia do Sul. “Estamos profundamente motivados para proporcionar uma experiência auditiva satisfatória aos condutores de todo o mundo”.

O N Active Sound + melhora a experiência de condução do automóvel elétrico, oferecendo um ponto de referência sónico com 3 estilos de som disponíveis para o automóvel. Para além de gerar um som futurista de automóvel elétrico, esta funcionalidade vai mais longe, integrando os ruídos familiares do motor e dos gases de escape tipicamente associados aos automóveis a gasolina. A tecnologia produz ruídos variados em função das preferências dos utilizadores.

A funcionalidade do N Active Sound + baseia-se no fornecimento de feedback auditivo intuitivo que corresponde diretamente à saída de binário do motor. O IONIQ 5 N utiliza um emissor de som de automóvel elétrico, composto por oito altifalantes internos e dois externos. Esta configuração permite aos condutores avaliar melhor a quantidade de potência que está a ser aproveitada durante a sua experiência de condução.

Através do N Active Sound +, a Hyundai também oferece aos clientes uma escolha, que vai ao encontro tanto dos entusiastas da velocidade como daqueles que preferem uma experiência de condução mais silenciosa. A disponibilidade destas opções de som tem como objetivo proporcionar aos clientes uma experiência de condução personalizada e envolvente.

A primeira opção de som, “Ignition”, presta homenagem à herança sonora do Hyundai N, sendo o N parte da linha desportiva da Hyundai. Apresenta uma interpretação realista do som do motor N de alta performance, incorporando sons de retrocesso, borbulhagem e batida das mudanças, eletrificando o icónico som do silenciador associado aos motores N. A utilização do N e-Shift apresenta uma inovação notável adaptada aos veículos elétricos (EV) equipados com sistemas de motor/redutor, procurando imitar a sensação de mudança de velocidade normalmente associada aos automóveis com motor de combustão interna (ICE) equipados com transmissões.

“Evolution”, o segundo som, inspira-se no laboratório rolante RN22e de 2022 e no concept car Hyundai N 2025 Vision Gran Turismo de 2015. Apresenta uma paisagem sonora elétrica de alto desempenho, com curvas rápidas realçadas por um efeito sonoro lateral.

A terceira e última opção de som, “Supersonic”, proporciona uma experiência sonora única inspirada num jato, incorporando um boom sónico como efeito sonoro distintivo “divertido de conduzir” durante as mudanças de velocidade.

Adicionalmente, os clientes têm a opção de personalizar a experiência de som no automóvel de acordo com as suas preferências. Podem personalizar ativando ou desativando a saída dos altifalantes exteriores e vários efeitos sonoros. O volume de cada assinatura sonora é ajustável, variando entre tons subtis e uma experiência realista de um carro de corrida. Para além disso, os níveis sonoros são amplificados no Modo N, enquanto são reduzidos no Modo Eco, oferecendo uma experiência áudio dinâmica em diferentes modos de condução.

O futuro do design de som para automóveis

À medida que a indústria automóvel continua a evoluir, a importância do design do som torna-se cada vez mais evidente – não só influenciando a forma como os condutores interagem com os seus automóveis, mas também moldando o futuro da mobilidade. “O funcionamento silencioso dos automóveis elétricos representa um desafio e uma oportunidade.

Enquanto alguns clientes apreciam os baixos níveis de pressão sonora no interior do habitáculo, outros pretendem um feedback acústico específico para realçar a emoção, o prazer de condução e o envolvimento. Por isso, a criação de sons artificiais para carros elétricos é uma oportunidade para satisfazermos todas as exigências emergentes dos clientes com soluções inovadoras e criativas, refere o Dr. Oliver Jung, especialista em design de som da HMETC na Alemanha.

A configuração sonora dos carros elétricos espelhará o reino em constante mudança da inovação e a relação em evolução entre o condutor e o carro. À medida que os veículos se tornam mais do que meios de transporte, o futuro do design de som automóvel reside na curadoria do som para prometer uma experiência de condução dinâmica e envolvente.