Hyundai apresenta concept eVTOL da Supernal no CES 2024

O veículo e o heliporto vertical que o acompanha representam o futuro arrojado da aviação.

A Hyundai, através da Supernal LLC – empresa de Mobilidade Aérea Avançada (MAA) do Hyundai Motor Group – apresentou esta semana no Consumer Electronic Show (CES 2024) o S-A2, o seu concept de veículo elétrico de descolagem e aterragem vertical (eVTOL). O veículo com capacidade para pilotos e quatro passageiros é o mais recente avanço da Supernal para proporcionar a comercialização de viagens aéreas diárias seguras, eficientes e acessíveis para passageiros.

O S-A2 baseia-se no primeiro concept da empresa, o S-A1, que estreou no CES 2020, reunindo a engenharia aeroespacial inovadora e o design estético automóvel da Hyundai para criar um modo de transporte para levar as pessoas em áreas urbanas do ponto A ao ponto B mais rapidamente. O Supernal atingirá os níveis de segurança da aviação comercial e permitirá o fabrico acessível dos seus veículos enquanto se prepara para entrar no mercado em 2028.

“Desde o início, a Supernal tem a missão de criar o produto certo e o mercado certo no momento certo”, afirmou Jaiwon Shin, presidente do Hyundai Motor Group e CEO da Supernal. “A revelação do S-A2 demonstra o nosso empenho inabalável em cumprir essa missão com um design de veículo seguro e eficiente que proporciona um caminho claro para a entrada no mercado. Tirando partido da nossa talentosa equipa de 600 pessoas, das vastas capacidades técnicas e comerciais da Hyundai e dos fornecedores de aviação de confiança em todo o mundo, a Supernal está pronta para proporcionar uma nova era de voo.”

Componentes técnicos

O S-A2 é um avião de cauda em V concebido para alcançar 120 mph (pouco menos de 200 km/h) a uma altitude de 1.500 pés para satisfazer as necessidades típicas das operações citadinas de viagens de 25 a 40 milhas (até 65 quilómetros), inicialmente. Apresenta uma arquitetura de propulsão elétrica distribuída e tem oito rotores totalmente basculantes. Quando entrar em serviço, o veículo da Supernal funcionará tão silenciosamente como uma máquina de lavar louça: 65 dB nas fases de descolagem e aterragem verticais e 45 dB em linha horizontal.

O veículo foi concebido tendo como prioridade a segurança e centrando-se na sustentabilidade e no conforto dos passageiros. Concebido para atingir o padrão global de segurança da aviação comercial, possui uma estrutura robusta que inclui componentes redundantes em sistemas críticos como o grupo motopropulsor, os controlos de voo e os aviónicos. A configuração do rotor, totalmente basculante, permite que o veículo passe pelas fases de voo de elevação vertical e de cruzeiro horizontal com uma eficiência única. Para manter uma qualidade superior e, ao mesmo tempo, uma boa relação custo-benefício, o veículo será fabricado com base na capacidade de produção em massa da Hyundai.

“O concept da Supernal é o resultado da criatividade e do trabalho árduo da nossa equipa de classe mundial. O S-A2 foi concebido para tirar o máximo partido dos avanços emergentes da transmissão elétrica que irão definir a próxima geração da aviação”, afirmou Ben Diachun, diretor de tecnologia da Supernal. “A partir daqui, vamos desenvolver este conceito num produto comercial revolucionário.”

À medida que a Supernal continua a otimizar o seu veículo para certificação, produção em massa e casos de utilização alargados, a empresa também se concentra na modularidade do interior e na possibilidade de atualização da bateria. Isto inclui a capacidade de substituir o módulo da bateria à medida que a tecnologia avança.

Design estético

As equipas de engenharia da Supernal trabalharam em parceria com os designers da Hyundai na estética do S-A2 – combinando design e funcionalidade – que atrairá os operadores de aviação e criará a experiência preferida dos passageiros. Paletas de cores e materiais diferentes delimitam as secções distintas do veículo para pilotos e passageiros. Componentes de grau aeronáutico e de absorção de energia estão integrados nas estruturas dos assentos e contribuem para o design geral limpo e minimalista. As transições de iluminação ao longo das fases do voo permitem que a cabine pareça maior e forneça pistas visuais, tais como onde entrar e sair do veículo.

“O S-A2 é uma verdadeira representação do “auto meets aero”. Baseando-se na competência dos melhores engenheiros aeroespaciais da Supernal e dos designers automóveis de renome mundial do Hyundai Motor Group para criar um design centrado no ser humano que maximiza a experiência e a segurança dos passageiros”, afirmou Luc Donckerwolke, presidente, diretor de design e diretor criativo do Hyundai Motor Group.

Com base na experiência adquirida com a conceção de “carros inteligentes” com uma pegada ambiental reduzida e com os recentes e premiados veículos elétricos, os designers do Hyundai Motor Group também incorporaram no S-A2 as mais recentes experiências dos passageiros e as melhores práticas de design automóvel.

Hyundai S-A2

Supernal na CES 2024

O S-A2 está em exibição na exposição Supernal Vertiport na CES 2024, localizada no parque de estacionamento Diamond, junto ao West Hall do Centro de Convenções de Las Vegas. O futuro “centro de transporte” reúne a visão holística da Supernal, colocando o S-A2 num ambiente operacional. Os participantes têm a oportunidade – sob o mesmo teto – de ver o conceito do produto do veículo, fazer um voo simulado sobre a cidade de Los Angeles, aprender sobre potenciais redes de voo e a tecnologia para as suportar, bem como compreender como os vertiports (heliporto com capacidade de aterragem e descolagem vertical) e outros meios de transporte criarão viagens metropolitanas mais rápidas e fáceis.

Os vertiports representam um elemento-chave para a comercialização de aparelhos de Mobilidade Aérea Avançada, servindo como pontos de origem, transferência e destino para operações de aeronaves eVTOL e modos de transporte existentes. O voo elétrico silencioso permitirá que os vertiports se situem nas cidades, nos aeroportos e noutros locais para uma integração perfeita com as opções de trânsito existentes. Combinados com melhorias no controlo do tráfego aéreo e previsões micro meteorológicas avançadas, os S-A2 e os vertiports facilitarão a mobilidade muito para além do que a infraestrutura terrestre existente e projetada pode oferecer.

Sobre a Supernal

A Supernal é uma empresa de Mobilidade Aérea Avançada que está a desenvolver um veículo elétrico de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) e o ecossistema terra-ar para apoiar a indústria emergente. Como parte do Hyundai Motor Group, a Supernal está a aproveitar os conhecimentos de fabrico, automação, cadeia de fornecimento e I&D de classe mundial para tornar esta nova e eficiente opção de transporte amplamente acessível nas próximas décadas. Simplificando: em vez de sermos os primeiros a chegar ao mercado, estamos a construir o produto certo e o mercado certo, primeiro.