'; Melhores Invenções: Camião autónomo movido a hidrogénio - Hyundai Portugal

HYUNDAI e PlusAI distinguidas pela TIME entre as “Melhores Invenções de 2025” com camião autónomo movido a hidrogénio

A Hyundai Motor Company e a PlusAI foram distinguidas pela TIME com o camião pesado autónomo XCIENT Fuel Cell, movido a hidrogénio, a ser considerado uma das “Melhores Invenções de 2025”.

Há mais de duas décadas que a TIME publica anualmente a sua lista de melhores invenções, destacando as inovações que transformam a forma como vivemos, trabalhamos e nos deslocamos. A seleção deste ano, composta por 300 soluções revolucionárias, sublinha o potencial de referência na indústria do camião autónomo movido a hidrogénio desenvolvido pela HYUNDAI e pela PlusAI.

O premiado camião integra a comprovada plataforma de camiões pesados XCIENT Fuel Cell Classe 8 da Hyundai – o primeiro camião pesado movido a hidrogénio produzido em massa no mundo – com o condutor virtual autónomo SuperDrive Nível 4 da PlusAI. A combinação oferece uma solução de ponta para o transporte de carga de longa distância, permitindo operações com zero emissões e maior eficiência logística.

“Este reconhecimento da TIME é um testemunho do poder da inovação e da colaboração”, afirmou Chul Youn Park, Vice-Presidente Sénior e Diretor Global da Divisão de Veículos Comerciais e Ligeiros da Hyundai Motor Company. “É uma verdadeira honra ser distinguido na lista das Melhores Invenções da TIME, que celebra inovações capazes de criar um futuro melhor. Na HYUNDAI, o nosso objetivo é contribuir para a criação de um ecossistema de transporte sustentável e seguro através de veículos comerciais movidos a hidrogénio. Valorizamos profundamente a nossa parceria com a PlusAI, que tem sido essencial para concretizar esta visão partilhada.”

David Liu, CEO e Cofundador da PlusAI, acrescentou: “É uma honra ver a TIME reconhecer a nossa colaboração com a Hyundai Motor como uma das Melhores Invenções de 2025. Este prémio reforça a liderança da PlusAI enquanto empresa tecnológica nativa de IA, cujo sistema de condução autónoma foi desenvolvido desde a base para garantir inovação com segurança e escalabilidade. Ao combinar o sistema de célula de combustível de hidrogénio da Hyundai com o nosso software de condução autónoma de última geração, estamos a estabelecer um novo padrão para um transporte de mercadorias mais sustentável e revolucionário.”

HYUNDAI e PlusAI distinguidas pela TIME entre as “Melhores Invenções de 2025” com camião autónomo movido a hidrogénio

A impulsionar a inovação no transporte sustentável de mercadorias

O transporte pesado rodoviário desempenha um papel vital na economia global, mas representa uma percentagem significativa das emissões relacionadas com o setor dos transportes, apesar de constituir apenas uma pequena parcela do número total de veículos em circulação. Além disso, o setor enfrenta desafios como a escassez de motoristas e o aumento dos custos operacionais.

Ao combinar a propulsão por célula de combustível de hidrogénio, que garante grande autonomia e reabastecimento rápido, com a tecnologia de condução autónoma que permite operações contínuas entre centros logísticos, o camião desenvolvido pela HYUNDAI e pela PlusAI oferece benefícios essenciais:

o Apoio ao desenvolvimento inicial de corredores de hidrogénio: cria rotas de transporte previsíveis e de alta utilização, que também beneficiam outros veículos movidos a hidrogénio;

o Maior eficiência operacional: ao melhorar o tempo de atividade dos veículos e a segurança rodoviária, os camiões autónomos elétricos a célula de combustível têm o potencial de reduzir os custos operacionais por unidade para os operadores de frotas;

o Escalabilidade com emissões zero: a integração de camiões autónomos elétricos a célula de combustível nas operações logísticas acelera a transição para um transporte de mercadorias sustentável.

Implementação no mundo real reforça o desenvolvimento de corredores de hidrogénio

O Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro veículo pesado movido a hidrogénio produzido em série no mundo. Desde o seu lançamento global em 2020, já foi implementado em dez países, incluindo Coreia, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Nova Zelândia e Israel. Com uma quilometragem acumulada de perto de 16 milhões de quilómetros em todo o mundo, o Hyundai XCIENT Fuel Cell continua a demonstrar a liderança tecnológica da HYUNDAI no campo da mobilidade a hidrogénio, em diversos mercados.

Nos Estados Unidos, o camião está a ganhar tração através de dois projetos principais:

o Projeto NorCAL ZERO: 30 camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell operam nos portos de Oakland e Richmond, ao abrigo do projeto NorCAL ZERO, promovendo o transporte de mercadorias sem emissões na área da Baía de São Francisco e no Vale Central da Califórnia;

o Iniciativa HTWO Logistics: 21 camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell apoiam a logística da Hyundai Motor Group Metaplant America (HMGMA), na Geórgia, tirando partido da produção e do reabastecimento de hidrogénio no local para alimentar operações de transporte essenciais em toda a instalação.

Estas implementações validam a viabilidade comercial do camião em contextos logísticos exigentes e demonstram o compromisso da Hyundai Motor em promover o ecossistema da mobilidade a hidrogénio e preparar o caminho para redes de transporte limpas e eficientes.

Sobre o camião autónomo movido a hidrogénio

o Tipo de veículo: camião pesado Classe 8 alimentado por um sistema de pilha de combustível de hidrogénio da Hyundai Motor;

o Condução autónoma: equipado com o sistema de condução autónoma SuperDriv Nível 4 da PlusAI;

o Use case: corredores logísticos de longa distância, nos quais a elevada utilização apoia o investimento inicial no desenvolvimento de infraestruturas de reabastecimento de hidrogénio;

o Impacto: é uma opção sustentável para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, melhorar a eficiência do transporte de mercadorias e reforçar cadeias de abastecimento energeticamente resilientes, acelerando o desenvolvimento futuro de corredores de hidrogénio.