Hyundai celebra 10 anos da Floresta IONIQ com a campanha “Tree Correspondents”
A Hyundai Motor Company celebra dois marcos importantes para a Floresta IONIQ: o 10.º aniversário do seu lançamento e 1 milhão de árvores plantadas em todo o mundo. Para comemorar estes marcos do projeto, a Hyundai revelou na íntegra a campanha da marca Tree Correspondents, que é impulsionada pela inteligência artificial (IA) e destaca a necessidade urgente de conservação florestal e ação climática, dando “voz” às árvores.
Lançado em 2016 para celebrar a estreia do novo Hyundai IONIQ 100% elétrico, a Floresta IONIQ é um projeto que envolve a plantação de árvores para criar um mundo melhor para as gerações futuras. O projeto começou a expandir-se globalmente em 2021 com o lançamento do Hyundai IONIQ 5 e, no início de julho de 2025, atingiu um total de 1 milhão de árvores plantadas em 13 países ao redor do mundo.
A Tree Correspondents é uma campanha impulsionada por IA que conta a história das árvores na primeira pessoa, com bases em dados ecológicos que foram transformados em narrativas usando um grande modelo de linguagem (LLM na sigla em inglês) personalizado. Sob o tema “A começar com o primeiro milhão”, a campanha reafirma o compromisso da empresa em continuar os seus esforços ecológicos além do marco de 1 milhão.
“A busca da Hyundai pela inovação vai além da mobilidade, abrangendo a forma como nos conectamos com o mundo ao nosso redor”, afirmou Sungwon Lee, vice-presidente sénior e diretor global de marketing da Hyundai Motor Company. “Com a Tree Correspondents, o nosso objetivo foi destacar o nosso compromisso já com uma década com a responsabilidade social corporativa sob a visão da nossa marca ‘Progress for Humanity’ (Progresso pela Humanidade), integrando tecnologia com narrativa e criando, desta forma, envolvimento mais profundo com o público.”
A Floresta IONIQ está atualmente a ser implementada em 13 países: EUA, México, Canadá, Brasil, Vietnam, Índia, Coreia, Alemanha, Arábia Saudita, República Checa, Turquia, Filipinas e China. Além de apoiar os esforços globais de reflorestação, a Floresta IONIQ também contribui para combater as alterações climáticas, restaurar ecossistemas e preservar a biodiversidade nas regiões.
Para a campanha Tree Correspondents, foram instalados rastreadores nas árvores da Floresta IONIQ no Brasil, República Checa e Coreia para recolher dados ecológicos sobre as árvores e ambiente em redor, em tempo real. Combinados com conjuntos de dados externos de organizações especializadas, como a The Weather Company, os dados foram interpretados em “linguagem humana” aproveitando os recursos do LLM, como análise de dados, resumo e processamento de linguagem natural, permitindo que a campanha traduzisse medidas objetivas em narrativas envolventes e centradas nas árvores. Os artigos “escritos” pelos “correspondentes das árvores” focam-se no impacto das alterações climáticas, na perda de florestas e na deterioração dos ecossistemas florestais.
Mais detalhes sobre o projeto Floresta IONIQ e artigos dos “correspondentes das árvores” podem ser encontrados no site da campanha em TreeCorrespondents.com. O filme oficial está disponível no canal de YouTube da Hyundai Worldwide oferecendo uma visão detalhada dos bastidores da campanha, desde as condições atuais das florestas IONIQ, à recolha de dados e entrevistas com especialistas. A campanha Tree Correspondents está ativa desde 21 de março, o Dia Internacional da Floresta, tendo sido revelada na sua totalidade em julho. Ganhou reconhecimento global com três vitórias, dois Leões de Ouro e um Leão de Prata, na categoria Digital Craft no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025.
Notícias Relacionadas
Hyundai SUV Sales com descontos até 5.000 euros na gama SUV
18 Julho, 2025