'; Hyundai celebra 10 anos da Floresta IONIQ - Hyundai Portugal

Hyundai celebra 10 anos da Floresta IONIQ com a campanha “Tree Correspondents”

A Hyundai Motor Company celebra dois marcos importantes para a Floresta IONIQ: o 10.º aniversário do seu lançamento e 1 milhão de árvores plantadas em todo o mundo. Para comemorar estes marcos do projeto, a Hyundai revelou na íntegra a campanha da marca Tree Correspondents, que é impulsionada pela inteligência artificial (IA) e destaca a necessidade urgente de conservação florestal e ação climática, dando “voz” às árvores.

Lançado em 2016 para celebrar a estreia do novo Hyundai IONIQ 100% elétrico, a Floresta IONIQ é um projeto que envolve a plantação de árvores para criar um mundo melhor para as gerações futuras. O projeto começou a expandir-se globalmente em 2021 com o lançamento do Hyundai IONIQ 5 e, no início de julho de 2025, atingiu um total de 1 milhão de árvores plantadas em 13 países ao redor do mundo.

A Tree Correspondents é uma campanha impulsionada por IA que conta a história das árvores na primeira pessoa, com bases em dados ecológicos que foram transformados em narrativas usando um grande modelo de linguagem (LLM na sigla em inglês) personalizado. Sob o tema “A começar com o primeiro milhão”, a campanha reafirma o compromisso da empresa em continuar os seus esforços ecológicos além do marco de 1 milhão.

homem a segurar um cheque de 1 milhão de árvores plantadas.

“A busca da Hyundai pela inovação vai além da mobilidade, abrangendo a forma como nos conectamos com o mundo ao nosso redor”, afirmou Sungwon Lee, vice-presidente sénior e diretor global de marketing da Hyundai Motor Company. “Com a Tree Correspondents, o nosso objetivo foi destacar o nosso compromisso já com uma década com a responsabilidade social corporativa sob a visão da nossa marca ‘Progress for Humanity’ (Progresso pela Humanidade), integrando tecnologia com narrativa e criando, desta forma, envolvimento mais profundo com o público.”

A Floresta IONIQ está atualmente a ser implementada em 13 países: EUA, México, Canadá, Brasil, Vietnam, Índia, Coreia, Alemanha, Arábia Saudita, República Checa, Turquia, Filipinas e China. Além de apoiar os esforços globais de reflorestação, a Floresta IONIQ também contribui para combater as alterações climáticas, restaurar ecossistemas e preservar a biodiversidade nas regiões.

homem no meio da Floresta IONIQ

Para a campanha Tree Correspondents, foram instalados rastreadores nas árvores da Floresta IONIQ no Brasil, República Checa e Coreia para recolher dados ecológicos sobre as árvores e ambiente em redor, em tempo real. Combinados com conjuntos de dados externos de organizações especializadas, como a The Weather Company, os dados foram interpretados em “linguagem humana” aproveitando os recursos do LLM, como análise de dados, resumo e processamento de linguagem natural, permitindo que a campanha traduzisse medidas objetivas em narrativas envolventes e centradas nas árvores. Os artigos “escritos” pelos “correspondentes das árvores” focam-se no impacto das alterações climáticas, na perda de florestas e na deterioração dos ecossistemas florestais.

Mais detalhes sobre o projeto Floresta IONIQ e artigos dos “correspondentes das árvores” podem ser encontrados no site da campanha em TreeCorrespondents.com. O filme oficial está disponível no canal de YouTube da Hyundai Worldwide oferecendo uma visão detalhada dos bastidores da campanha, desde as condições atuais das florestas IONIQ, à recolha de dados e entrevistas com especialistas. A campanha Tree Correspondents está ativa desde 21 de março, o Dia Internacional da Floresta, tendo sido revelada na sua totalidade em julho. Ganhou reconhecimento global com três vitórias, dois Leões de Ouro e um Leão de Prata, na categoria Digital Craft no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025.