Hyundai: pioneira no passado, líder no presente e a moldar o futuro dos veículos FCEV movidos a hidrogénio
Combinar sustentabilidade com utilidade de uma forma inovadora e visionária não é apenas uma ideia, é uma visão que a Hyundai tornou possível com uma convicção inabalável desde 1998. Os veículos a hidrogénio, também conhecidos como veículos elétricos com células de combustível de hidrogénio (FCEV), são o que dão vida a essa visão. Com a sua impressionante autonomia e potencial para promover a mobilidade com zero emissões, os veículos FCEV desempenham um papel vital na definição do futuro do transporte limpo.
Há quase 20 anos que a Hyundai Motor Company está na vanguarda da tecnologia de células de combustível, criando um legado que posiciona a marca como líder global em mobilidade sustentável. A sua convicção de que os automóveis de passageiros com células de combustível podem contribuir para um futuro mais sustentável acompanha o lançamento de novos automóveis que criam marcos na mobilidade a hidrogénio. Esta é a história dos automóveis de passageiros com células de combustível da Hyundai – uma história marcada pela inovação e determinação. Uma história que continuará com uma visão ousada para o futuro.
Como funciona um veículo elétrico com célula de combustível a hidrogénio
A Hyundai investiu no desenvolvimento de tecnologias fundamentais há quase 30 anos. Embora a implementação possa ser complexa, a ideia por trás da tecnologia do hidrogénio é simples. Essencialmente, um carro elétrico com célula de combustível funciona de forma muito semelhante a um veículo elétrico a bateria (BEV), com uma grande diferença: a eletricidade necessária para a propulsão é gerada durante a condução. Uma pilha de células de combustível dentro do automóvel funciona como uma central elétrica, produzindo eletricidade através da reação do hidrogénio do tanque e do oxigénio do ar circundante.
No final da década de 1990, a Hyundai desenvolveu o seu primeiro protótipo de sistema de célula de combustível, lançando as bases para a sua liderança neste campo. A visão inicial da marca era clara: tornar a mobilidade movida a hidrogénio acessível e prática para os consumidores comuns. O primeiro marco rumo a esse objetivo foi alcançado com o ix35 Fuel Cell.
O ix35 Fuel Cell: o primeiro automóvel com célula de combustível produzido em massa no mundo
O ix35 Fuel Cell era mais do que apenas um automóvel. Era um statement, uma conquista inovadora para a Hyundai como o primeiro veículo elétrico com célula de combustível produzido em massa do mundo. Este carro representou o culminar de 15 anos de investigação e desenvolvimento, demonstrando a visão e o compromisso da Hyundai com a mobilidade com zero emissões. Com o ix35 Fuel Cell, a Hyundai preparou o terreno para avanços futuros.
O ix35 Fuel Cell em resumo:
• Lançado em 2013
• Primeiro automóvel de passageiros elétrico a célula de combustível de hidrogénio produzido em série no mundo
• Demonstrou a viabilidade da tecnologia de hidrogénio e o seu potencial para ser escalável
• Autonomia de 594 km com um único abastecimento(1)
O NEXO: um passo em frente na inovação das células de combustível
A Hyundai Motor apresentou o NEXO, o seu carro de célula de combustível de segunda geração, com base no sucesso do ix35 Fuel Cell e estabelecendo uma nova referência para a tecnologia de emissões zero. O NEXO recebeu amplo reconhecimento, incluindo o «CES Editors’ Choice Award» e o «Digital Trends Top Tech Award», destacando a sua excelência tecnológica. Em comparação com os concorrentes, o NEXO destacou-se pela sua autonomia superior e características inovadoras, consolidando a liderança da Hyundai na mobilidade a hidrogénio.
O NEXO em resumo:
• Lançado em 2018
• Representou um grande passo no desenvolvimento da mobilidade movida a hidrogénio
• Amplamente aclamado pela sua autonomia, design e caraterísticas
• Autonomia de até 666 quilómetros, tornando-o um dos automóveis de passageiros movidos a hidrogénio mais práticos do mercado2
• Equipado com assistência remota inteligente ao estacionamento, sistemas de assistência ao condutor melhorados e maior eficiência da célula de combustível
• O NEXO é o veículo
O N Vision 74: alto desempenho aliado ao hidrogénio
Embora o N Vision 74 seja um conceito, ele representa um vislumbre de um futuro em que o hidrogénio alimenta veículos de alto desempenho. É um sonho enraizado na realidade, que destaca a capacidade da Hyundai de combinar ambição com proeza de engenharia. Com o N Vision 74, a Hyundai ultrapassou os limites do desempenho alimentado a hidrogénio. Ao combinar tecnologia de hidrogénio de ponta com engenharia de alto desempenho, o concept-car oferece um vislumbre do futuro dos desportivos com emissão zero.
O N Vision 74 em resumo:
• Lançado em 2022 como um concept-car
• Um passo ousado na mobilidade de hidrogénio de alto desempenho
• Presta homenagem ao icónico conceito Hyundai Pony Coupe de 1974
• Autonomia de mais de 600 quilómetros
• Sistema duplo que combina células de combustível a hidrogénio e uma bateria de alto desempenho; estética retrofuturista inspirada na tradição da Hyundai no desporto motorizado
• Sistema duplo que combina células de combustível a hidrogénio e uma bateria de alto desempenho; estética retrofuturista inspirada na tradição da Hyundai no desporto motorizado
O INITIUM: uma declaração em prol da tecnologia de hidrogénio e do design icónico
O concept-car INITIUM representa a visão ousada da Hyundai em relação ao transporte a hidrogénio. Derivado da palavra latina para «começo» ou «primeiro», o INITIUM reflete a liderança da Hyundai em tecnologia de hidrogénio e o seu compromisso com um futuro sustentável movido a hidrogénio. Com base em quase 30 anos de desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio, a Hyundai concentrou-se em três aspetos fundamentais na criação do INITIUM: alcançar uma elevada autonomia e melhorar a dinâmica de condução – pontos essenciais dos veículos elétricos com célula de combustível de hidrogénio –, proporcionar um interior e uma bagageira espaçosos, ideais para famílias, e integrar sistemas de conforto e segurança únicos. O INITIUM é uma declaração da crença da Hyundai de que o hidrogénio é uma força transformadora no transporte, abrindo caminho para um futuro sustentável e interligado.
O novo NEXO em resumo:
· Lançamento em 2025
· Autonomia prevista de mais de 700 quilómetros com uma carga de cinco minutos
· Nova linguagem de design exterior “Art of Steel” e desempenho aerodinâmico melhorado
· Interior espaçoso com bancos relaxantes na primeira fila e bagageira com maior capacidade de carga
· Grupo motopropulsor melhorado com novo sistema de motor e inversor de alta eficiência
· Primeiro FCEV da Hyundai com capacidade de reboque
Além da mobilidade: o ecossistema de hidrogénio da Hyundai
O sucesso dos veículos elétricos e viaturas comerciais movidos a célula de combustível da Hyundai já deixou uma marca duradoura no setor da mobilidade. No entanto, a Hyundai não seria a Hyundai se não quisesse chegar mais longe. A ambição da empresa vai muito além de revolucionar o transporte pessoal. O objetivo é moldar o futuro da tecnologia do hidrogénio a uma muito maior escala, consolidando a sua liderança neste campo. Os esforços da Hyundai em relação ao hidrogénio representam o compromisso inabalável do Grupo com um futuro de emissões zero.
Com uma visão que une mobilidade e energia, a Hyundai tornou-se, como a própria empresa afirma, “diferente de qualquer outra empresa de energia com raízes profundamente enraizadas na mobilidade e diferente de qualquer outra empresa de mobilidade com ramificações tão abrangentes nos setores da energia”. Esta identidade dupla única permite à Hyundai impulsionar a inovação em toda a cadeia de valor do hidrogénio, desde a produção e armazenamento até à distribuição e aplicação. Ao aproveitar a sua experiência de ponta a ponta em toda a cadeia de valor, o Hyundai Motor Group está a expandir o seu negócio de hidrogénio sob a HTWO, a marca e plataforma de negócios de hidrogénio, que está comprometida em promover a transição energética global. A HTWO continua a evoluir, expandindo-se como uma plataforma aberta para colaboração, investimento e parceria, reforçando a contribuição do Grupo para a construção de uma economia de hidrogénio.
Para impulsionar esses avanços, a Hyundai também está a investir em métodos inovadores de produção de hidrogénio com baixo teor de carbono, como o Waste-to-Hydrogen (W2H). Estas tecnologias abrem caminho para um ecossistema de hidrogénio mais limpo e sustentável. O Grupo já fez parcerias com governos na Coreia e na Indonésia para promover o seu negócio de hidrogénio com circulação de recursos.
Para a Hyundai, o hidrogénio não é apenas mais uma alternativa – é uma revolução. Com inovação de ponta e uma visão ousada para um futuro mais limpo, a Hyundai está a abrir caminho para que os veículos com zero emissões se tornem o padrão – assim como os veículos elétricos a bateria (BEVs), híbridos e híbridos plug-in, todos parte da gama da Hyundai como parte do seu compromisso com a mobilidade sustentável.
Após quase 30 anos de trabalho pioneiro, as conquistas da Hyundai Motor em tecnologia de hidrogénio são incomparáveis. Mas isso é apenas o começo. A Hyundai está determinada a ultrapassar limites, evoluir continuamente e permanecer na vanguarda da inovação em hidrogénio. A jornada não acabou, está a ganhar impulso, com uma visão ousada para um futuro mais sustentável.
Disclaimer: Dados sobre CO2 e emissões
• Consumo combinado de hidrogénio do Hyundai NEXO em kg H2/100 km: 0,95; emissões combinadas de CO2 em g/km: 0 (WLTP)
• O novo NEXO ainda não está disponível para venda. Os valores de consumo de energia ainda não estão finalizados.
1 com base nas normas europeias e no momento do lançamento, em 2013
2 com base nas normas europeias, aplicadas ao modelo NEXO 2018
3 vendas globais do NEXO em 2024: 2.774 unidades
Notícias Relacionadas
Hyundai SUV Sales com descontos até 5.000 euros na gama SUV
18 Julho, 2025
Hyundai Motor publica Relatório de Sustentabilidade 2025
15 Julho, 2025