'; Hyundai conquista Grand Prix e 2 Leões de Ouro: Cannes Lions 2025

Hyundai conquista Grand Prix e dois Leões de Ouro no Cannes Lions 2025

A Hyundai Motor Company foi distinguida com um Grand Prix, dois Leões de Ouro e um Leão de Prata no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025, com o aclamado projecto cinematográfico ‘Night Fishing’ e a inovadora campanha de responsabilidade social ‘Tree Correspondents’, desenvolvida com recurso a inteligência artificial (IA). Estes prestigiados prémios reforçam a capacidade da Hyundai em contar histórias com criatividade, excelência e inovação.

“Vencer quatro prémios, incluindo o Grand Prix, neste festival de referência mundial é uma prova do nosso compromisso contínuo em construir uma identidade de marca inovadora através de storytelling criativo,” afirmou Sungwon Jee, Vice-Presidente Sénior e Diretor Global de Marketing da Hyundai Motor Company. “Estes resultados refletem a ressonância global da nossa abordagem ao marketing de conteúdos. Continuaremos a explorar formas distintas de interagir com os nossos clientes num panorama mediático e de mercado em constante evolução.”

Hyundai conquista Grand Prix e dois Leões de Ouro no Cannes Lions 2025

‘Night Fishing’ conquista o Grand Prix na categoria de Entretenimento – Branded Content

‘Night Fishing’, um thriller de curta duração — também descrito como ‘snack movie’ — venceu o Grand Prix na categoria Entertainment – Branded Content. Esta distinção representa um feito raro para uma marca automóvel coreana e sublinha a criatividade e força narrativa desta campanha a nível internacional. É, ainda, a primeira vez que a Hyundai conquista um Grand Prix no festival.

O filme foi produzido em parceria com a Innocean, agência global de comunicação da marca, realizado por Moon Byounggon e protagonizado pelo reconhecido ator coreano Son Sukku. Fugindo aos formatos publicitários tradicionais, a obra apresenta uma narrativa cinematográfica sem elementos promocionais diretos. Filmado integralmente a partir de sete câmaras fixas instaladas num automóvel, o projeto posiciona a Hyundai como pioneira na arte do storytelling de marca.

Para além da sua execução criativa, a campanha teve impacto cultural, gerando conversas e questionando os limites da interação entre marcas e cultura.

“Estou muito satisfeito com o impacto de ‘Night Fishing’, a nossa campanha colaborativa com a Divisão de Marketing de Marca da Hyundai Motor, que demonstrou o poder do conteúdo autêntico em criar ligações significativas com o público,” afirmou Yongwoo Lee, CEO da Innocean. “É ainda mais gratificante ver este formato inovador de curta-metragem — ‘snack movie’ — ser reconhecido a nível global. Agradecemos o apoio entusiástico do público.”

“É uma honra e um privilégio receber o Grand Prix no mais prestigiado festival de publicidade do mundo,” declarou o realizador Moon Byounggon. “Agradeço à Hyundai Motor, à Innocean e a todos os que acreditaram na visão criativa e disruptiva de ‘Night Fishing’.”

Tree Correspondents’ conquista dois Leões de Ouro e um Leão de Prata

A Hyundai Motor foi ainda distinguida com dois Leões de Ouro e um Leão de Prata na categoria Digital Craft com a campanha ‘Tree Correspondents’, a primeira ativação da marca associada ao IONIQ Forest, um projeto global de responsabilidade social com a duração de uma década, centrado na biodiversidade e combate às alterações climáticas.

Com lançamento previsto para julho, a campanha utiliza Inteligência Artificial (IA) para analisar dados ecológicos das florestas IONIQ espalhadas pelo mundo, partilhando histórias sobre a saúde dos ecossistemas e a diversidade biológica através de uma abordagem narrativa inovadora. Este ano assinala o 10.º aniversário da iniciativa, que alcançará em julho a meta de um milhão de árvores plantadas em 13 regiões do globo.

Ao conjugar tecnologia e storytelling, ‘Tree Correspondents’ permite que sejam as próprias árvores a “relatar” as suas histórias, sensibilizando para a importância da preservação florestal. Ao contrário de campanhas convencionais com IA, esta ativação maximiza as capacidades da tecnologia — como análise de dados, resumo de informação e geração de linguagem natural — sem substituir o toque humano nem reduzir o papel dos criadores.

Além dos prémios, a Hyundai Motor marcará presença numa sessão exclusiva por convite no palco principal do Cannes Lions, reforçando a sua posição de referência no panorama criativo global e destacando ‘Night Fishing’ como conteúdo de marca disruptivo.

Desde a sua estreia em junho de 2024, ‘Night Fishing’ tem somado prémios em prestigiados festivais internacionais, incluindo o Grand Prize em Branded Entertainment & Content nos Clio Awards (um dos três maiores eventos mundiais de publicidade, a par dos Cannes Lions), o Grand Prix na categoria Entertainment dos Spikes Asia, um Yellow Pencil nos D&AD, um Gold Award no ADFEST e o prémio de Melhor Montagem no Festival Internacional de Cinema Fantasia, entre outros.

Fundado em 1954, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é um evento de cinco dias que celebra a excelência global em publicidade e comunicação em mais de 30 categorias, com cerca de 200 sessões e seminários. Na sua 72.ª edição, o festival atrai mais de 25.000 inscrições e 13.000 participantes de mais de 100 países, sendo especialmente relevante para os profissionais de marketing devido à elevada competitividade entre marcas multinacionais.

Pode ver o vídeo original aqui (Youtube) Case study vídeo aqui (Youtube).