2020: ano recorde para renovação de frota e eletrificação na Hyundai Motor Europe

Apesar de todos os desafios, 2020 foi um ano recorde para a Hyundai Motor: em apenas 12 meses, a marca sul coreana renovou quase toda a sua gama. Após um total de sete lançamentos de novos modelos e product enhancements, mais de 90% da gama europeia Hyundai apresenta, agora, menos de 18 meses. Este ano, a Hyundai alcançou ainda marcos importantes relacionados com a eletrificação, tendo sido reconhecida com uma série de prestigiados prémios.

“Em 2020, alcançamos grandes avanços na eletrificação da nossa gama europeia, tendo estado até um passo à frente da indústria”, afirmou Michael Cole, Presidente e CEO da Hyundai Motor Europe. “Além disso, resistimos bem à crise pandémica causada pelo COVID-19, criando inclusive oportunidades para acelerarmos as mudanças planeadas nas áreas de eletrificação e digitalização. Estou extremamente orgulhoso de toda a equipa Hyundai, que assim contribuiu com seu trabalho árduo para tornar este ano um sucesso.”.

Hyundai Motor renova mais de 90% da sua gama europeia

 O ano de 2020 foi um recorde no que diz respeito a novos lançamentos e product enhancements, foram lançados ou renovados sete modelos distintos, que contabilizam 20 se contados todos os tipos de carroçaria e motorizações. Isto significa que os últimos 12 meses foram excecionalmente bem-sucedidos para a Hyundai no que concerne à renovação da sua gama. A Hyundai tem hoje uma das frotas mais jovens da Europa, uma vez que quase todos os seus modelos têm menos de 18 meses.

Com o lançamento do Novo Hyundai Tucson em novembro, a Hyundai concluiu também a eletrificação de sua gama SUV. Agora, os modelos Kauai, Santa Fe e Tucson estão disponíveis com motorizações híbridas e híbridas plug-in, estando o Kauai também disponível com uma motorização 100% elétrica. O Hyundai NEXO, por sua vez, é a segunda geração Hyundai de um veículo Fuel Cell.

Hyundai apresenta inovações de design nos lançamentos de 2020

 Além dos lançamentos de novos modelos, 2020 trouxe também uma série de inovações de design. Tudo começou com a nova filosofia de design Sensuous Sportiness, revelada pela primeira vez com o lançamento do Novo Hyundai i20. O Sensuous Sportiness é caracterizado pela harmonia entre quatro elementos fundamentais: proporção, arquitetura, design e tecnologia. O objetivo é criar valor emocional através do desenvolvimento de veículos que incorporem design e que sejam dinâmicos.

O lançamento do Novo Hyundai Tucson proporcionou elementos adicionais de design inovador. O design exterior deste modelo foi desenvolvido de acordo com o “parametric dynamics”, um processo que utiliza linhas, faces, ângulos e formas criadas através de informação digital de forma a criar um design arrojado sem precedentes. Como resultado, os padrões geométricos proeminentes denominados “parametric jewels” estão presentes em todo o design deste SUV, conferindo-lhe um caráter progressivo.

Outra inovação de design desenvolvida para o Novo Hyundai Tucson foram os Grupos Óticos Paramétricos Ocultos. Graças à tecnologia de iluminação de última geração “half-mirror”, as luzes são integradas na grelha cromada escura quando desligadas, transformam-se instantaneamente em formas atrativas, semelhantes a jóias, quando ligadas.

O “ano da eletrificação” da Hyundai

 Para a Hyundai Motor Europe, 2020 foi o ano da eletrificação. No início do ano, o Hyundai Motor Group anunciou os planos para reforçar a liderança no campo da eletrificação de veículos, incluindo o objetivo de oferecer 44 modelos eletrificados até 2025. Ao longo deste ano, na Europa, a Hyundai renovou ou melhorou cinco dos seus modelos com versão eletrificada, totalizando 15 modelos eletrificados na sua gama europeia. Estes modelos cobrem todos os tipos de motorização eletrificada, desde veículos mild-hybrid 48V até Fuel Cell, tornando a Hyundai no fabricante de automóveis com a gama de motorizações mais diversificada do mercado.

Neste ano, a Hyundai alargou também a sua tecnologia mild-hybrid 48V a vários novos modelos. A marca sul coreana tornou-se no primeiro fabricante a disponibilizar esta tecnologia tanto em motores a gasolina como diesel e com uma transmissão manual inteligente (iMT) ou uma transmissão de dupla embraiagem. Atualmente, são quatro os modelos Hyundai na Europa que têm essa tecnologia disponível.

A forte aposta rumo à eletrificação fez com que os veículos com zero emissões representassem mais de 13% nas vendas europeias da Hyundai. Este resultado torna a Hyundai numa das marcas líder em veículos eletrificados e também nas vendas totais de veículos com zero emissões. Com quase 60.000 unidades de veículos com zero emissões vendidas em 2020, a Hyundai está assim liderar o caminho na Europa.

Hyundai promove infraestruturas de carregamento de Veículos Elétricos (EV)

 Além de produzir veículos eletrificados, a Hyundai deu passos largos no apoio à expansão de infraestruturas de carregamento de veículos elétricos. A marca sul coreana lançou o Charge myHyundai. Com o Charge myHyundai, os proprietários de veículos elétricos podem aceder a mais de 160 mil pontos de carregamento em toda a Europa, através de uma única plataforma e conta. Além disso, o Hyundai Motor Group juntou-se recentemente à IONITY – uma joint-venture que constrói e gere uma rede de estações de carregamento de alta potência em todo o território europeu – enquanto parceiro estratégico e acionista. Desta forma, a Hyundai reforçou o seu compromisso de promover todas as vertentes da ecomobilidade, indo além da exclusiva construção de carros e da adoção de medidas que apoiam a adesão mais ampla desta tecnologia.

Progresso contínuo com tecnologia Fuel Cell

 A expansão da gama ecológica vai ajudar a Hyundai a atingir objetivos adicionais, como a venda de

670.000 veículos elétricos por ano, tornando-se um dos três maiores fabricantes mundiais de EV’s e fuel cell até 2025. Estes objetivos foram revelados no roadmap Strategy 2025” da Hyundai. A Estratégia foi recentemente atualizada para incluir a liderança na tecnologia fuel cell, onde a Hyundai também fez progressos neste ano: 2020 viu o lançamento do Hyundai XCIENT, o primeiro camião para serviços pesados a hidrogénio. Os primeiros 50 camiões fuel cell XCIENT foram entregues na Suíça.

Com o objetivo de promover ainda mais a tecnologia fuel cell, a Hyundai também lançou o programa H2U. O H2U visa aumentar a consciencialização sobre a tecnologia fuel cell através de uma equipa de embaixadores. Oito embaixadores estiveram envolvidos no programa em 2020, partilhando a mensagem que a mobilidade a hidrogénio é para diversos públicos.

A Hyundai também demonstrou a sua experiência com a tecnologia fuel cell na SHIFT Mobility Conference. Representantes da Hyundai e especialistas externos debateram o potencial da tecnologia fuel cell enquanto solução de mobilidade com zero emissões, incluindo o funcionamento da tecnologia fuel cell, o papel das redes de abastecimento sustentáveis e o impacto de soluções que são ecológica e economicamente sustentáveis.

Hyundai reconhecida com um vasto leque de prémios

 Como resultado do trabalho desenvolvido, a Hyundai recebeu dezenas de prémios, que destacaram o design, inovação, sustentabilidade e desempenho da marca.

Este ano, a Hyundai reafirmou a sua liderança no design a nível global, tendo recebido muitos elogios neste campo. Em janeiro, o concept EV 45 foi premiado com o Prémio Wallpaper* Design de “Best Concept Car”. A marca sul coreana conquistou também uma série de Red Dot Design Awards ao longo de 2020. O visionário concept Prophecy, que envolve a mais recente tipologia de design da Hyundai, Sensuous Sportiness, venceu o prémio “Best of the Best”.

A Hyundai foi igualmente premiada pela inovação e sustentabilidade. Em novembro, a Hyundai Motor UK foi nomeada “Manufacturer of the Year” no prémio inaugural de Inovação e Excelência em Veículos Elétricos (EVIEs). Entretanto, o Hyundai Kauai Electric recebeu uma classificação de cinco estrelas da Green NCAP, uma organização independente que classifica os veículos com base na sua eficiência energética e emissões.

Pelo terceiro ano consecutivo, a marca foi eleita “Import Winner”, e na categoria “Small and Compact Car”, no Auto Bild Sports Cars Award, atribuído ao Hyundai i30 N, que venceu também o Sport Auto Award.

Pandemia acelerou a digitalização

 A pandemia trouxe consigo uma onda de digitalização transversal a muitas indústrias – incluindo a Hyundai. Contudo, no caso da marca sul coreana, as medidas de digitalização não foram uma resposta reacionária a uma crise inesperada, mas sim, soluções que já estavam em marcha. Desta forma, a pandemia agiu como um catalisador de mudanças que a empresa já planeava fazer.

2020 registou um crescimento nas ferramentas de vendas online, que a Hyundai lançou pela primeira vez em 2016. Estas incluem Click to Buy, Click2Drive, um novo showroom online e uma função de videochat ao vivo. O objetivo destas ferramentas não é a substituição da experiência em concessionário, mas sim um complemento a essa realidade, pelo que a Hyundai pretende tornar o processo de compra de um carro uma mistura perfeita de experiências online e offline. Destaque ainda para outros serviços digitais, como o MyHyundai, a plataforma de integração do cliente, e os serviços Bluelink Connected Car, a plataforma de conetividade no carro.

A Hyundai também lançou sua nova plataforma web pan-europeia nos principais países europeus. Esta plataforma apresenta uma infraestrutura online totalmente renovada, que oferece um desenho para os serviços web e interfaces de sistema mais atualizadas. Desta forma, o site oferece uma gama de avanços técnicos pensados para aprimorar a customer journey.

A nova plataforma web da Hyundai oferece ainda um design responsivo que prioriza os dispositivos móveis. O que significa que se adapta a qualquer tipo ou resolução de ecrã, tornando-o uma escolha ideal para clientes que navegam no site da Hyundai ou utilizam o gestor do carro nos seus smartphones.

Hyundai incentiva o Progress for Humanity através do soapbox ride

 Como parte de seu compromisso Progress for Humanity, a Hyundai desenvolveu o soapbox. O Hyundai Soapbox é um veículo sem motor, construído com materiais disponíveis numa loja de ferramentas. As pessoas são, assim, incentivadas a recriar o soapbox da Hyundai em casa, como uma forma de passar bons momentos umas com as outras. Numa época em que as atividades de lazer normais nem sempre são possíveis, a Hyundai pretende oferecer às pessoas uma nova oportunidade de serem criativos e de se envolverem em projetos divertidos.

O que esperar da Hyundai em 2021

 Depois de se estabelecer numa rota de sucesso, esse ímpeto vai levar a Hyundai até 2021. Os clientes podem esperar, por isso, mais eletrificação, mais inovação e mais Progress for Humanity.

Por um lado, o IONIQ 5 será o primeiro modelo da marca IONIQ a ser lançado. O IONIQ 5 será um CUV baseado no concept ’45’. Também será o primeiro veículo baseado na primeira plataforma EV dedicada da empresa, conhecida como E-GMP. A plataforma E-GMP permitirá longas autonomias, carregamentos rápidos e maior espaço no habitáculo, além de outros benefícios.

A Hyundai também está a levar a sua experiência na eletrificação para o desporto automóvel. A Hyundai Motorsport vai participar no PURE ETCR do próximo ano, o primeiro campeonato de carros de turismo totalmente elétrico. A marca vai competir com o modelo dedicado Veloster N ETCR, que foi revelado pela primeira vez no IAA 2019 em Frankfurt, na Alemanha. O carro de turismo elétrico, movido a bateria de alto desempenho, baseado no modelo Veloster N, vai ser alimentado por uma bateria de 500kW (680 CV).

No próximo ano, a Hyundai também vai expandir a sua gama SUV na Europa. O Hyundai Bayon, um SUV crossover totalmente novo, vai ser lançado no primeiro semestre de 2021. Com um nome inspirado na cidade de Bayonne, em França, o Bayon será o membro mais pequeno da família Hyundai SUV.