Hyundai Motor Group revela o seu concept TIGER

O Hyundai Motor Group acaba de revelar o TIGER (Transforming Intelligent Ground Excursion Robot), o segundo Ultimate Mobility Vehicle (UMV) da organização e o primeiro desenhado para ser autónomo. O robô de excursão terrestre inteligente foi projetado para transportar vários tipos de carga em terrenos de difícil acesso.

Concept Car Hyundai Tiger

O TIGER está a ser desenvolvido pelo New Horizons Studio, do Hyundai Motor Group, sediado em Mountain View, na Califórnia. Estabelecido no final do ano passado para desenvolver UMV’s, com base na liderança em pesquisa e inovação de Silicon Valley, entre outros centros de inovação.

Concept Car Hyundai Tiger

“Veículos como o TIGER e as tecnologias que os sustentam dão-nos a oportunidade de elevar a nossa imaginação”, afirmou Dr. John Suh, Diretor do New Horizons Studio. “Estamos constantemente a procurar formas de repensar o design e o desenvolvimento de veículos e de redefinir o futuro do transporte e da mobilidade”.

O concept demonstra a sua capacidade em terreno remoto e inacessível

 As capacidades excecionais do TIGER são desenhadas para funcionar como uma plataforma de exploração científica móvel em locais remotos e de difícil acesso. Tendo por base uma arquitetura de plataforma modular, os recursos deste robô incluem um sofisticado sistema de movimento de pernas e rodas, controlo direcional de 360 graus e uma vasta gama de sensores para observação remota. O TIGER também possibilita a ligação a veículos aéreos autónomos (UAVs), que podem recarregar e levar o TIGER a lugares inacessíveis.

Concept Car Hyundai Tiger

O grande compartimento de carga disponível no TIGER faz com que possa transportar mercadorias para entrega ou ser destacado para situações de emergência. A articulação da perna permite ao TIGER enfrentar uma diversidade de situações extremas, enquanto mantém a carga mais nivelada quando comparado com um veículo comum.

Com as pernas retraídas, o TIGER desloca-se como um veículo com tração integral estando no seu modo mais eficiente, porque move-se com uma tração contínua. Quando o veículo fica preso ou necessita de se deslocar num terreno difícil ou intransitável para as rodas, tira partido da sua capacidade de caminhar para se mover com maior facilidade nesse mesmo terreno. Este foi um recurso implementado no Hyundai Elevate, o primeiro concept UMV com pernas móveis do Hyundai Motor Group, revelado no Consumer Electronic Show (CES) de 2019.

Concept Car Hyundai Tiger

Como o Hyundai Elevate, o TIGER apresenta pernas e rodas. A diferença entre o Elevate e o TIGER é que, enquanto o primeiro pode transportar passageiros, o mais recente não. Tanto o TIGER como o Elevate combinam tecnologias de movimentação robótica e de locomoção, permitindo-lhes atravessar terrenos de acesso dificultado, para além das limitações dos veículos de todo-o-terreno mais capazes.

Primeira versão foi desenhada em Silicon Valley com parcerias de desenvolvimento internacionais

 A primeira versão do TIGER é o X-1 (o ‘X’ significa experimental) e congrega uma ampla variedade de conhecimentos tecnológicos e de design. O projeto está a ser liderado pelo New Horizons Studio, do Hyundai Motor Group, em estreita parceria com a Autodesk, uma empresa líder de design de engenharia de software.

“Trabalhar em estreita colaboração com a equipa da Hyundai no veículo TIGER X-1, tirando partido de uma tecnologia avançada, com um design capaz de ultrapassar os limites do aumento da resistência enquanto reduzindo o peso no transporte, é exatamente o que queremos dizer quando falamos sobre a criação do novo possível”, refere Srinath Jonnalagadda, Vice-Presidente da Estratégia de Negócios para o Design e Produção da Autodesk. “As novas técnicas de design, engenharia e produção da Autodesk Fusion 360 ajudam as equipas modernas e colaborativas dos dias de hoje, a chegar a uma produção com maior rapidez e eficiência”.

Concept Car Hyundai Tiger

O TIGER X-1 junta as capacidades de design da Autodesk com as crescentes capacidades de Investigação & Desenvolvimento da Hyundai na área da mobilidade. Ambas as equipas têm trabalhado em conjunto para criar uma estrutura leve, mas resistente, com as pernas e certos elementos do chassi criados através da impressão aditiva de composto de fibra de carbono.

Graças à colaboração com a Sundberg-Ferar, especialistas externos em design de concepts, o New Horizons Studio tem desenvolvido o TIGER X-1 com o objetivo de transportar cargas essenciais em terrenos acidentados. Estas capacidades tornam-no no veículo ideal para uma avaliação de terreno em 360 graus em áreas atingidas por desastres naturais, enquanto enfrenta terrenos desafiadores, ou até mesmo para explorar superfícies como lua ou outro planeta, por exemplo.

“Ao desenvolver o TIGER com o New Horizons Studio, a equipa da Sundberg-Ferar procurou criar um robô que maximizasse a eficiência do movimento das rodas com a articulação de um quadrúpede para alargar a possibilidade de alcançar locais mais remotos”, afirma David Byron, Gestor de Estratégia de Design e Inovação na Sundberg-Ferar. “O TIGER é um projeto de plataforma modular que permite que diferentes estruturas sejam aplicadas ao chassis para finalidades exclusivas, como o transporte de cargas ou a vigilância em locais não adequados para humanos”.

O vídeo de demonstração do TIGER X-1 está disponível no canal oficial do Hyundai Motor Group no YouTube.