Hyundai Motor estabelece parceria com a Forze Hydrogen Racing

A Hyundai Motor anunciou uma parceria com a Forze Hydrogen Racing, uma equipa de estudantes que projeta, desenvolve e compete com automóveis de corrida Fuel Cell, para a promoção da mobilidade com este tipo de propulsão.

Em 2021, a Forze terminará a primeira iteração do Forze IX, e em 2022, a equipa irá concluir o desenvolvimento do veículo. Após ficar concluído, espera-se que seja o veículo Fuel Cell de competição mais rápido do mundo e uma verdadeira revolução nas corridas sustentáveis.

O Forze IX terá uma velocidade máxima de 300 km/h e uma aceleração dos 0 aos100 km/h em menos de três segundos. Pesando 1.500 kg, o Forze IX contará com dois sistemas Fuel Cell com uma potência total de 240 kW e um acumulador com uma potência máxima de 600 kW, e tração integral.

Forze Hydrogen Racing

Tyrone Johnson, Diretor de Desenvolvimento de Veículos do Hyundai Motor Europe Technical Center referiu que “a Hyundai está muito satisfeita por embarcar nesta parceria com a Forze. Tirando proveito da nossa liderança na mobilidade Fuel Cell e da ambição da Forze de levar o hidrogénio para um patamar superior, em conjunto iremos alargar os limites do que é possível no desenvolvimento de corridas livres de emissões.”

 

A equipa da Forze Motorsport é formada por mais de 60 estudantes da Technische Universiteit Delft (Delft University of Technology), na Holanda, com uma ampla variedade de experiências educacionais. Estes alunos trabalham um ano em tempo integral, ou parcial, com o intuito de ganharem experiência no campo da tecnologia Fuel Cell.

Já a Hyundai contribui com as suas décadas de experiência e liderança na inovação e desenvolvimento de veículos Fuel Cell (FCEV). O FCEV de segunda geração da marca sul coreana, o Hyundai NEXO, recebeu recentemente a cobiçada classificação máxima de cinco estrelas da Green NCAP.