Hyundai Motor Group vai implementar a plataforma ‘connected car’ NVIDIA DRIVE em todos os futuros modelos

A Hyundai Motor Group e a NVIDIA anunciaram o lançamento da plataforma de “connected car” NVIDIA DRIVE para todos os novos modelos do Grupo, a partir de de 2022.

A parceria com a NVIDIA, líder global em computação acelerada, permitirá que o Hyundai Motor Group desenvolva sistemas de computação de “connected car” de alta performance para os modelos da próxima geração. Desde a versão de entrada até à versão mais premium de todos os futuros modelos das marcas do Grupo vão integrar os sistemas de infotainment (IVI) desenvolvidos pela NVIDIA DRIVE. O NVIDIA DRIVE inclui um conjunto de hardware e software, que permite que os sistemas IVI do Hyundai Motor Group combinem áudio, vídeo, navegação, conectividade e serviços de “connected car” baseados em inteligência artificial (IA).

A integração da plataforma NVIDIA DRIVE, de alta performance e energeticamente eficiente, nos futuros modelos vai permitir que o Grupo ofereça experiências de Inteligência Artifical integradas e melhoradas aos seus clientes. Os clientes passam assim a beneficiar de uma experiência de utilizador de IA orientada por software, rica em recursos que serão atualizados perpetuamente.

O Hyundai Motor Group trabalha com a NVIDIA desde 2015. As empresas também têm colaborado no desenvolvimento de um habitáculo digital avançado, com lançamento previsto para o final de 2021.

“Há mais de uma década que a NVIDIA trouxe a funcionalidade eletrónica ao consumidor e uma interface do utilizador graficamente enriquecida para os sistemas de infotainment”, afirmou Ali Kani, Vice- Presidente dos Veículos Autónomos da NVIDIA. “Agora, estamos mais uma vez a transformar esses sistemas através do poder da IA, ajudando o Hyundai Motor Group a aumentar a segurança e o valor, em conjunto com a satisfação do cliente, durante toda a vida útil do veículo”.

“No Hyundai Motor Group, estamos comprometidos em oferecer maior valor, segurança, funcionalidade e prazer ao longo da vida útil dos nossos automóveis”, salientou Paul Choo, Vice-Presidente Sénior da Electronics Tech Unit do Hyundai Motor Group. “A plataforma NVIDIA DRIVE tem provas dadas – é escalável, energeticamente eficiente e tem o desempenho necessário para dar suporte à nossa próxima geração de veículos definidos por software”.

Parceria com a NVIDIA permite a criação de novos ccOS

 A parceria com a NVIDIA permitirá ao Hyundai Motor Group lançar o novo “sistema operativo connected car” nos futuros modelos. Desenvolvido internamente pelo Hyundai Motor Group, este novo sistema operativo irá reunir uma grande quantidade de dados gerados pelo veículo e pela sua rede de sensores, aos quais se juntam os centros de dados “connected car” externos, proporcionando uma experiência mais agradável e conveniente para o condutor e passageiros.

O “sistema operativo connected car” (ccOS) também incorpora uma arquitetura integrada para uma nova “plataforma de serviço connected car” (ccSP), que será uma plataforma aberta que permitirá que uma ampla gama de parceiros forneça serviços relevantes aos proprietários.

O ccOS vai usar as estruturas de software da NVIDIA para implementar quatro competências tecnológicas essenciais:

  • “Processamento de alta performance”, usando GPU’s NVIDIA para processar grandes quantidades de dados no interior e no exterior dos veículos e otimizar o desempenho do sistema para suportar tecnologias de informação avançadas, como a aprendizagem profunda;
  • “Processamento contínuo”, que fornece serviço ininterrupto, independentemente do estado online ou offline do veículo. O veículo liga-se com as infraestruturas que o rodeiam e a dispositivos inteligentes para trazer a experiência do utilizador de dispositivos externos para o interior do ambiente do veículo;
  • “Processamento inteligente”, fornecendo serviços personalizados inteligentes, identificando

adequadamente as intenções e as condições do condutor;

  • “Processamento seguro”, protegendo o sistema através da monitorização de redes internas

e externas do veículo e do isolamento de dados associados à segurança do veículo.

Além disso, os avanços recentes em IA e processamento acelerado abriram a porta para os veículos da próxima geração beneficiarem de novas funcionalidades, capacidade e recursos de segurança melhorados, que podem ser adicionados após a compra do automóvel. Com uma arquitetura informática centralizada e definida por software, os veículos do futuro podem ser atualizados ao longo das suas “vidas” de forma a apresentarem os mais recentes avanços da tecnologia digital avançada do habitáculo, além de outras funcionalidades.

O Hyundai Motor Group anunciará detalhes mais específicos das próximas funcionalidades IVI e ccOS à medida que forem anunciados os futuros modelos.