Bertrand Piccard bate recorde com o Hyundai NEXO

  • O balonista Bertrand Piccard conduziu 778km, atravessando a França num Hyundai NEXO, para bater o recorde da maior distância percorrida num veículo movido a hidrogénio com apenas um depósito;
  • Juntaram-se a ele vários passageiros importantes, incluindo o CEO da Air Liquide, o Grã Duque do Luxemburgo, e outros políticos importantes;
  • O propósito desta viagem era promover a tecnologia do hidrogénio como uma solução de alta performance para a mobilidade do futuro.

recorde com Hyundai NEXO

O aeronauta francês e presidente da Fundação Impulso Solar, Bertrand Piccard, bateu o recorde mundial da maior distância percorrida num veículo movido a hidrogénio com apenas um depósito.

A conduzir um Hyundai NEXO, Piccard saiu da estação de hidrogénio FaHyence, em Sarreguemines na passada segunda- feira dia 25 de novembro, um local escolhido pelo compromisso da região para com a mobilidade responsável, e chegou no dia seguinte ao Museu do Ar e do Espaço em Le Bourget, percorrendo uma distância de 778 km.

Nunca antes havia um veículo de produção, movido a hidrogénio, percorrido uma distância tão longa com apenas um depósito.

Habituado a desafios extraordinários, incluindo a primeira volta ao mundo em balão de ar quente no Breitling Orbiter, e primeira volta ao mundo num avião movido a energia solar, o Solar Impulse, desta vez Bertrand Piccard pode fazer-se acompanhar durante a sua aventura.

Esta foi uma excelente oportunidade para o aventureiro e os seus passageiros descobrirem uma nova geração do automóvel, partilhar as suas experiências no que diz respeito à preocupação ambiental e comparar os respetivos pontos de vista relativos ao desenvolvimento sustentável e mobilidade.

Bertrand Piccard foi acompanhado por:

  • Jean Rottner, Presidente da Região Este (Francês)
  • Grão-Duque Henri do Luxemburgo
  • Michel Delpon, MPpara o Dordogne e Presidente do Grupo de Estudo de Hidrogénio na Assembleia Nacional (Francês)
  • Benoît Potier, CEO da Air Liquide (Francês)
  • Bruno Le Maire, Ministro da Economia e Finanças (Francês)
  • Elisabeth Borne, Ministra da Transição Ecológica e Solidária (Francesa)
  • Príncipe Alberto II do Mónaco

recorde com Hyundai NEXO

A conquista do recorde foi celebrada no Museu do Ar e do Espaço em Le Bourget, uma referência para as explicações aéreas de Bertrand Piccard. Enquanto detentor do novo recorde do mundo com um veículo movido a hidrogénio, Bertrand Piccard, e Lionel French-Keogh, Diretor Geral da Hyundai Motor France, fizeram algumas declarações.

“Com esta aventura, provámos que com as tecnologias limpas, já não precisamos de protótipos revolucionários para bater recordes. Agora qualquer um o pode fazer com um veículo normal de zero emissões,” afirmou Piccard. “Está a começar uma nova era da performance, para o benefício da proteção ambiental”.

Lionel French-Keogh, Diretor Geral da Hyundai Motor France, continuou: “Enquanto alguns poderão duvidar da importância do hidrogénio nos automóveis de amanhã, na Hyundai acreditamos nesta tecnologia desde 1998, quando demos início ao seu desenvolvimento. Graças a este recorde, estabelecido por Bertrand Piccard, já não resta qualquer dúvida. Para além de ter voz em todo o mundo, Bertrand é um individuo carismático que melhor do que ninguém sabe como chamar à atenção para as questões climatéricas. Partilhamos a sua opinião de que é possível mudar o consumo de forma sustentável e o hidrogénio é a resposta para esta questão. Vemos o respeito pelo meio ambiente como um vetor de crescimento e não um obstáculo à inovação.”

Enquanto o primeiro construtor automóvel a produzir veículos a hidrogénio em massa, a Hyundai está a preparar-se ativamente para a mobilidade a zero emissões do futuro. Evitando posições dogmáticas no que diz respeito a energias alternativas, a marca já está a responder às mudanças no sector automóvel ao oferecer a mais ampla oferta de motorizações eletrificadas no mercado.

Bertrand Piccard tem um compromisso para com o planeta através do desafio das 1000 Soluções Eficientes e Lucrativas de Proteger o Ambiente, que iniciou com a Fundação do Impulso Solar. A Hyundai Motor França partilha a mesma visão de crescimento sustentável e tem-no como seu embaixador desde 2017.

A Hyundai Motor França e Bertrand Piccard organizaram uma grande conferência de imprensa em Paris, em setembro de 2018, que, pela primeira vez juntou todos os operadores no setor do hidrogénio em França.

recorde com Hyundai NEXO

Principais informações do recorde do Hyundai NEXO

  •  Número de quilómetros percorridos – 778km
  • Autonomia remanescente no final da viagem – 49km
  • Ar purificado – 6 kL, o volume de ar que 23 adultos respiram por dia
  • Redução de CO2 – 2 kg, a quantidade de emissões que um veículo da mesma categoria emite em 778km.