Hyundai cria o VIVe

VIVe

  • Hyundai lança o primeiro serviço de carsharing rural de Espanha, 100% elétrico;
  • A iniciativa terá início em Campisábalos, a vila com o ar mais limpo de Espanha segundo a organização mundial de saúde;
  • Através de uma aplicação, criada especificamente para este serviço, os residentes podem gerir a reserva da viatura;
  • VIVe é um exemplo do compromisso da Hyundai com a tecnologia limpa e mobilidade sustentável.

A Hyundai Motor Espanha lançou o VIVe, o primeiro serviço de carsharing rural em Espanha. A única marca que disponibiliza cinco tecnologias ecológicas ao mercado volta a demonstrar o seu compromisso para com o ambiente, ao criar soluções para a mobilidade do futuro.

“Como parte do nosso compromisso para a investigação de tecnologia e amiga do ambiente, lançámos o VIVe, o primeiro serviço de carsharing rural em Espanha que utiliza tecnologia 100% elétrica, uma solução eficiente para a mobilidade rural e para a qual optámos pela funcionalidade oferecida pela tecnologia elétrica”, explica Leopoldo Satrústegui, Diretor Geral da Hyundai Motor Espanha.

Este serviço inovador, e pioneiro no país, teve início em Campisábalos, a vila com o ar mais limpo de Espanha, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cujo relatório certifica esta pequena e pacata vila espanhola como a terceira localização menos poluída no mundo e a primeira em Espanha.

Com o objetivo de manter esta certificação no município de Guadalajara e de o tornar num exemplo de mobilidade sustentável, a Hyundai vai disponibilizar um dos seus mais recentes modelos 100% elétricos à vila, o KAUAI Electric, que foi premiado Melhor Carro do Ano. A utilização grátis e partilhada deste SUV urbano da gama Hyundai vai permitir aos residentes deslocarem-se facilmente durante o próximo ano graças às suas características ideais para responder às particularidades das ruas que contornam este canto da Sierra de Pela.

Com o VIVe, a Hyundai reforça o seu compromisso com a mobilidade sustentável ao colocar inovação tecnológica ao serviço do mundo rural. Elena Gris, Diretora de Marketing da Hyundai Motor Espanha explica o espírito deste serviço: “Procura a autenticidade da vida rural incorporando-lhe a tecnologia. Começámos em Campisábalos porque queremos que os residentes continuem a disfrutar do ar puro que lhes deu o reconhecimento internacional, e também o silêncio nas suas ruas. O VIVe rompe com o estereótipo de que a inovação e o mundo rural são incompatíveis e esperamos fazer este projeto chegar a outras partes de Espanha”.

 

Conectividade para a Espanha Rural

Enquanto 97% da população espanhola sofre os efeitos negativos dos níveis de poluição acima dos recomendados pela OMS, de acordo com o estudo da Ecologists in Action, os residentes deste enclave no norte de Guadalajara vivem à parte dos efeitos desta emergência para a saúde publica. No entanto, o seu Presidente de Câmara, Pedro José María de Pablo, aponta outros desafios: “Temos uma excelente qualidade do ar precisamente porque não há nada à nossa volta. O problema de Espanha Rural é relevante para todas as pequenas vilas a norte de Guadalajara. Estou certo de que esta solução da Hyundai vai ajudar a reavivar a vida na vila e melhorar a nossa conectividade. Com este carro elétrico, podemos deslocar-nos facilmente às vilas mais próximas, onde temos que ir para garantir os serviços básicos aos nossos residentes tais como a farmácia, centro de saúde ou simplesmente comprar pão”.

A funcionalidade elétrica do Hyundai Kauai entra neste paraíso de ar puro e rotinas calmas para facilitar o dia a dia dos Calabreses, tal como são conhecidos os habitantes desta vila. O mais novo residente de Campisábalos, Álvaro Chicharro aponta o que já poupou com este serviço: “Viver numa vila tão pequena, onde os custos de transporte são bastante elevados, e ter viatura própria leva a gastar mais de 30 euros em combustível só para ir a Guadalajara. Agora podemos utilizar este Kauai Electric com zero impacto ambiental, similar a outras opções que já existem em Madrid e outras grandes cidades. E quem sabe se, com este Hyundai, Campisábalos poderá tornar-se na vila com o ar mais limpo do mundo”.

 

Carsharing Rural com um clique

O serviço de carsharing VIVe é completamente gratuito para os residentes de Campisábalos que se registem e tenham carta de condução. Através da aplicação ‘Carsharing Rural VIVe da Hyundai’ para smartphone, desenvolvida e criada exclusivamente para esta iniciativa pela Dealer Best, os residentes podem gerir a reserva do veiculo e desbloqueá-lo para o utilizar. O sistema também monitoriza a correta utilização do serviço, limitando as reservas a um máximo de 24 horas e a viagem a um raio de 170 quilómetros. Carregar a viatura é possível graças aos dois pontos de carregamento instalados pela Hyundai para o fornecimento de energia.

Todos os detalhes do serviço foram apresentados numa reunião onde participaram os representantes da Hyundai que teve lugar no Centro de Interpretação ‘The Mensario’, onde os residentes também puderam ativar as suas contas para gerir a aplicação. Para aqueles que não tem um smartphone a Hyundai também disponibilizou um para utilização partilhada.

Javier del Val, Gestor de Produto da Hyundai, apresentou a tecnologia do Hyundai Kauai Electric, que garante 449 quilómetros de autonomia, e informou os residentes acerca do sistema de carregamento deste veículo elétrico e ainda sobre alguns fatores diários que afetam a performance da bateria, tais como as condições da estrada, temperatura e estilo de condução. Rosário Alcaide, residente da vila, afirmou: “Isto requer alguma adaptação, mas o importante é que funciona. Adicionalmente, toda a tecnologia que pressupõe a proteção do ambiente e o planeta é benéfica e deveria continuar a ser encorajada. Tudo o que chega à vila e permite a Campisábalos viver e sobreviver com uma tecnologia limpa e protege o ambiente, é fenomenal.”

 

Mais informações acerca do Hyundai VIVe disponíveis em https://www.hyundai.es/experience/VIVe.