Atleta Olímpica respira o ar do turbo de escape do Hyundai NEXO

  • Nova campanha da Hyundai demonstra a tecnologia do Hyundai NEXO, o primeiro SUV Fuel Cell registado em Espanha;
  • Vídeo demonstra a embaixadora da marca, Mireia Belmonte, a treinar ligada ao sistema de exaustão do Hyundai NEXO;
  • Hyundai NEXO, emite apenas vapor de água, purifica 99,9% do ar e representa o compromisso da Hyundai com o desenvolvimento de veículos ecológicos.

A Hyundai Motor Espanha lançou uma campanha que conta com a embaixadora da marca Mireia Belmonte, onde a atleta testa a tecnologia ecológica do Hyundai NEXO. No spot, a Campeã Olímpica enfrenta o desafio de treinar dentro de uma bolha ligada ao tudo de escape de um Hyundai NEXO, respirado as emissões diretamente do veículo.

Este desafio extremo demonstra a eficiência da tecnologia limpa e amiga do ambiente, que foi desenvolvida para o Hyundai NEXO, e emite apenas vapor de água purificando o ar em 99,9%. Esta campanha marca o lançamento do Hyundai Eco Road Show, que se alonga até 10 de outubro.

A estrela do vídeo, Mireia Belmonte, admitiu achar o desafio surpreendente e não hesitou em aceitar esta proposta de cortar a respiração da Hyundai, para demonstrar até onde pode chegar a tecnologia de hidrogénio. “Enquanto embaixadora da marca Hyundai, fui convidada para um desafio onde teria que respirar diretamente do tubo de escape do Hyundai NEXO. Obviamente este não é um carro comum, nem tão pouco as suas emissões. Inicialmente fiquei chocada com o conceito, mas agora posso dizer que foi um dos projetos mais incríveis em que já tive a oportunidade de participar. Estar envolvida neste processo, para demonstrar os efeitos da inalação das emissões diretas do Hyundai NEXO, nomeadamente vapor de água e oxigénio, foi um desafio incrível do qual tive o orgulho de participar. É sem dúvida muito importante darmos o nosso apoio a marcas vitais como a Hyundai, para que continuem a ser inovadoras e a criar um futuro melhor para todos nós.”

O Hyundai NEXO, primeiro veículo fuel cell a ser matriculado em Espanha, é um excelente exemplo do compromisso da Hyundai para com a tecnologia de hidrogénio para utilização urbana. Além de não produzir emissões poluentes ainda reduz a pegada poluente dos outros condutores. Para atingir maior impacto e demonstrar os efeitos positivos desta tecnologia, a Hyundai colaborou de perto com o Centro Nacional de Hidrogénio e com o Centro Médico Desportivo Espanhol Camde. Juntos ofereceram o seu apoio e asseguraram que as filmagens decorriam em segurança, para além de deixarem o seu testemunho para o filme making-of.

Enquanto a Mireia treinava, o seu bem-estar era observado de perto pelo Dr. Vicente de la Varga Salto, Diretor do Centro Médico Desportivo Espanhol Camde, e a sua equipa. O médico é um grande defensor do hidrogénio enquanto excelente alternativa aos combustíveis fósseis já que, para além de prevenir efeitos prejudiciais à saúde publica, o hidrogénio purifica o ar: “Inalamos variadas partículas sólidas produzidas pelos combustíveis fósseis quando respiramos. Considerando os milhares de veículos em circulação, multiplicam- se as formas como as suas emissões podem prejudicar o ser humano. A grande vantagem dos motores a hidrogénio é que não só têm zero emissões como ainda filtram o ar poluído, para gerar energia. Não poderíamos pedir melhor.”

Esta campanha contundente é mais uma prova da liderança da Hyundai no que toca à inovação tecnológica, bem como o seu compromisso para com a investigação e desenvolvimento de veículos ecológicos. Durante as filmagens, Mónica Sánchez Delgado, Diretora da Unidade de Engenharia Aplicada do Centro Nacional de Hidrogénio de Espanha, que considera o hidrogénio como um valor seguro para o futuro da mobilidade, esteve presente: “o hidrogénio vai ser a única alternativa para a descarbonização à escala mundial. Até à data, não existe qualquer outra alternativa que nos permita atingir os objetivos de descarbonização ambiciosos estabelecidos para a Europa”. Em paralelo, o Centro Nacional de Hidrogénio (CNH2), fundado em 2007, mantém o seu principal objetivo de promover a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de hidrogénio e a sua utilização enquanto vetor energético.

Um representante da CNH2 considera este tipo de campanhas, como a da Hyundai, vitais para demonstrar o potencial único do hidrogénio e, acima de tudo, familiarizar a sociedade com esta tecnologia ainda por ela desconhecida. “Ações como a da Hyundai são necessárias, já que precisamos de dar maior visibilidade ao hidrogénio, e demonstrar que esta é uma solução de energia real. Quando falamos com o cidadão comum acerca da utilização do hidrogénio enquanto combustível automóvel, parece um conceito académico distante ou uma quimera. Isto é porque não está a ser disponibilizada a informação correta. Além disso, a palavra hidrogénio é suspeita pelas suas duas características: perigo de inflamação e volatilidade. Requer manuseamento adequado tal como todos os combustíveis, não mais do que a gasolina, o diesel ou o gás natural exigem. Nos dias de hoje, sem espanto, este é um tema da ordem do dia ao nível político e comercial, porque num futuro não muito distante será uma “necessidade”.”

 

Hyundai NEXO: o legado do compromisso da Hyundai com o Hidrogénio

 A Hyundai é pioneira global no desenvolvimento da tecnologia fuel cell de hidrogénio. Em 2013, a marca lançou o primeiro veículo a hidrogénio a ser comercializado no mundo, o ix35 Fuel Cell.

O Hyundai NEXO, em 2018, é a segunda geração de Veículo Elétrico Fuel Cell (FCEV) da Hyundai, que oferece uma autonomia de 666 quilómetros num único abastecimento (ciclo de testes WLTP). O NEXO emite apenas vapor de água limpo e purifica o ar durante a condução, filtrando 99,9% das partículas do ar no processo. Este FCEV é composto por fuel cell, motor elétrico, bateria e depósitos de hidrogénio que se complementam. Quando o hidrogénio armazenado nos depósitos passa para a bateria, este divide-se em protões e eletrões. O fluxo de eletrões criado no fuel cell cria a energia para alimentar o motor elétrico, enquanto os protões reagem às moléculas de oxigénio no ar gerando calor e água, a única emissão do NEXO.

O Hyundai NEXO é uma peça chave na estratégia ecológica da Hyundai. A marca pretende lançar 38 modelos ecológicos até 2025, acelerando o desenvolvimento da condução a zero emissões. Com um design minimalista e fluido, o Hyundai NEXO conjuga a mais recente tecnologia com o estilo SUV sem comprometer a elegância. O Hyundai NEXO é a ponte para o futuro da mobilidade.

Clique aqui para ver o spot e aqui para ver o making of.