Hyundai Motor comemora 3 milhões de viaturas produzidas

A Hyundai Motor comemora 3 milhões de viaturas produzidas na fábrica da Hyundai na República Checa (HMMC) em Nošovice. Em maio, a HMMC produziu a viatura com o número de série 3.000.000. A viatura que assinala este marco é um i30 N, o célebre modelo de alta performance da Hyundai, encomendado por um cliente alemão.

O sucesso da fábrica só foi conseguido com o apoio dos seus colaboradores. Em sua homenagem, a HMMC realizou uma cerimónia para a qual convidou diversas personalidades, incluindo ao Governador da Região, fornecedores e diferentes meios de comunicação, com o intuito de partilhar a enorme conquista da Hyundai.

Além do i30 N, os restantes modelos da família i30 também são produzidos na HMMC. O Novo Hyundai Tucson, com motor híbrido de 48 volts, o que ressalva a importância da HMMC para a Hyundai, adaptando a sua estratégia de produto à mobilidade do futuro.

Dong Woo Choi, Presidente e CEO da Hyundai Motor Europe, afirmou: “Este é um marco importante para a HMMC que demonstra que o compromisso da Hyundai para com o mercado Europeu está a ser bem-sucedido. No futuro, continuaremos a oferecer a todos os nossos clientes automóveis de elevada qualidade e com a mais avançada tecnologia.”

“Alcançar 3 milhões de viaturas produzidas é um marco fantástico para a HMMC, a fábrica mais moderna da Europa”, referiu Dong Hwan Yang, Presidente da HMMC. “Quero aproveitar esta oportunidade para parabenizar todos os nossos colaboradores, que são quem produz 1.500 Hyundai todos os dias.”

Fundada em 2008, a HMMC emprega 3.300 colaboradores. Como a fábrica mais moderna da Europa, e com 500 robôs da mais avançada tecnologia, a HMMC produz 1.500 Hyundai, por dia. As suas tecnologias avançadas e sistemas de gestão de resíduos, garantem níveis de qualidade, e conseguem minimizar o impacto ambiental.

A produção em massa teve início com um turno a 3 de novembro de 2008. O segundo turno foi lançado em setembro de 2009 e o terceiro em setembro de 2011, quando a capacidade de produção prevista de 300.000 viaturas por ano foi alcançada.

Desde 2011, já foram produzidos na HMMC mais de 1.508.000 SUV do segmento C. Em 2018 a produção atingiu as 340.000 viaturas, que acabaram por ser exportadas para 69 países. Como a HMMC é a única fabrica Hyundai na União Europeia, a maior parte da sua produção tem os países Europeus como destino.

No entanto, são significativos os volumes de viaturas exportadas para países como o México, Egito, Arábia Saudita e Austrália. Os cinco maiores clientes – Alemanha, Reino Unido, Rússia, Espanha e Itália – receberam 49% do total das viaturas produzidas.

Entre as 3.000.000 viaturas produzidas pela HMMC, 905.500 foram Tucson, representando assim 30% do total das viaturas. Enquanto isso, foram também produzidas 1.077.700 viaturas de três gerações da família i30, o que equivale a 36% da produção total.

A Hyundai possui ainda uma fábrica em Izmit, na Turquia. A Hyundai Assan Otomotiv Sanayi (HAOS) iniciou a produção em setembro de 1997. Com quase 2.500 colaboradores, a HAOS produz os modelos i10 e i20, principalmente para os mercados Europeus.

A fábrica tem uma capacidade anual de 245.000 unidades e possui quatro linhas de produção – prensa, carroçaria, pintura e montagem.