Hyundai vai criar “Fundo de Energia de Hidrogénio” com instituto de I&D de referência na China (BTIRDI)

A Hyundai assinou um memorando de entendimento (MdE) com o Instituto Industrial de I&D de Pequim-Tsinghua (BTIRDI) para, em conjunto, estabelecerem um “Fundo de Energia de Hidrogénio”. No âmbito deste acordo, a Hyundai e a entidade parceira chinesa esperam reforçar a sua influência no ecossistema de hidrogénio e, simultaneamente, acelerar o desenvolvimento de uma “Sociedade de Hidrogénio”.

O Fundo de Energia de Hidrogénio será gerido em conjunto pela Hyundai e pela Yield Capital, a empresa de investimentos da BTIRDI, com o objetivo de angariar um total de 100 milhões de dólares americanos (cerca de 88 milhões de euros). O fundo visa atrair o investimento de empresas líderes de capital de risco sedeadas na China, na Europa e nos EUA.

O principal objetivo da iniciativa binacional é incentivar o investimento na indústria de hidrogénio e na cadeia de valor, além de estimular o crescimento de startups promissoras na China e na Coreia. Mais especificamente, o fundo irá identificar empresas inovadoras que possuam diversas infraestruturas relacionadas com o hidrogénio e sejam líderes em tecnologias nucleares de hidrogénio. A parceria aproveitará a sua experiência combinada em tecnologias de hidrogénio para realizar análises detalhadas sobre o potencial de crescimento futuro dos candidatos ao investimento, tendo em vista efetuar o melhor investimento para benefício de toda a indústria e do ecossistema.

As contribuições para o Fundo da Indústria de Energia de Hidrogénio não se limitarão a meros investimentos de capital, envolvendo também um apoio ativo e sistemático com base nos programas de incubação de cada membro e nas estratégias de capital de risco institucional (CRI).

“É com enorme entusiasmo que anunciamos a criação do Fundo de Energia de Hidrogénio com o Instituto Industrial de I&D de Pequim-Tsinghua”, referiu Hsiu Fu Wang, Vice-Presidente Executivo da Hyundai Motor Group (China) Ltd. “A colaboração é um primeiro passo importante para o avanço do ecossistema global de hidrogénio e a nossa sólida base de confiança irá proporcionar muitas oportunidades de crescimento para a parceria.”

“A Hyundai possui tecnologias FCEV líderes no setor, que serão alavancadas para reforçar a presença no ecossistema de hidrogénio da China”, afirmou Zongkai Shi, Vice-Diretor do Conselho Escolar da Universidade de Tsinghua. “Através do Fundo de Energia de Hidrogénio, iremos desenvolver uma plataforma que contribua significativamente para a criação de uma Sociedade de Hidrogénio”.

Novas oportunidades de negócio

Para a Hyundai, a criação do Fundo para a Indústria de Energia do Hidrogénio deverá abrir caminho a novas oportunidades de negócio relacionadas com o hidrogénio na China. Em particular, a cooperação sinocoreana irá estabelecer no futuro uma base sólida para a marca entrar no mercado chinês de veículos elétricos fuel cell (FCEV).

O hidrogénio está a afirmar-se como um pilar fundamental para o crescimento da China no futuro. Em fevereiro, a Aliança Nacional de Hidrogénio e Fuel Cell da China foi lançada oficialmente para acelerar a implantação de hidrogénio e promover a construção de uma sociedade de hidrogénio no país. Até 2030, o governo chinês visa ainda a distribuição em larga escala de um milhão de FCEV e mil estações de recarga.

O BTIRDI é um instituto industrial de I&D criado em 1998 pelo governo municipal de Pequim e pela Universidade de Tsinghua. O instituto atua como um centro de incubação de alta tecnologia, bem como consultor de tecnologia para o governo, tendo em vista impulsionar a inovação e apoiar a universidade no desenvolvimento de avanços científicos e tecnológicos.

A Yield Capital, uma empresa de investimentos fundada em 2014 pela BTIRDI, fez diversos investimentos na indústria de hidrogénio e na cadeia de valor, incluindo empresas que produzem e armazenam hidrogénio, bem como construtoras de armazenamento de fuel cell.