Hyundai no Rali da Turquia

Hyundai no Rali da Turquia

A Hyundai Motorsport avança esta semana para novo território, na 10ª prova da temporada de 2018 do Campeonato do Mundo de Ralis FIA (WRC). Este evento vai decorrer ao longo das estradas de terra da Turquia pela primeira vez desde 2010.

A Turquia pode ser considera a “casa” do i20, que é produzido na fábrica Hyundai Assan Izmit, perto de Istambul. Estas instalações, que têm uma capacidade máxima anual de produção de 245.000 unidades, fabricam atualmente os modelos i10 e i20 e servem como porta de entrada para a Europa, a par da fábrica da República Checa.

A Hyundai Motorsport vai competir com três carros neste evento inaugural na Turquia com Andreas Mikkelsen/Anders Jæger (#4), os líderes do campeonato, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (#5) e Hayden Paddon/Seb Marshall (#6) nos respetivos carros Hyundai i20 Coupe de WRC.

Hyundai mantém vantagem na prova

A quarto eventos do final da temporada, a Hyundai Motorsport mantém uma curta vantagem de 13 pontos no Campeonato de Construtores. Neuville encontra-se no topo da tabela dos pilotos com uma vantagem de 23 pontos em relação a Sébastien Ogier, com Ott Tanak na conquista pelo terceiro lugar. Isto significa que o Belga vai ter a honra – e a provável desvantagem – de ser o primeiro em estrada neste novo Rali da Turquia.

O diretor de equipa Michel Nandan comentou: “Já se passou bastante tempo desde a última vez que visitamos a Turquia, por isso estamos ansiosos por descobrir o que esta tem para oferecer. Só vamos descobrir ao certo que desafios nos esperam, quando entrar em prova. Os regulamentos impediram-nos de testar no terreno com antecedência, mas todas as equipas tiveram a possibilidade de se preparar no Sul da França. Dado que este é um rali totalmente novo, penso que todas as equipas estão em pé de igualdade. As equipas vão estar em constante ajuste e aperfeiçoamento das configurações dos seus carros, enquanto as duplas vão ter a árdua tarefa de criar e melhorar o seu ritmo para cada uma das 17 etapas. Vamos competir neste rali uma etapa após a outra; a batalha até à vitória vai decidir a direção do desfecho.”