Hyundai IONIQ 5 Robotáxi será lançado este ano

A Hyundai Motor Company acaba de lançar uma nova campanha para o lançamento do seu Robotáxi totalmente elétrico inspirado no Hyundai IONIQ 5, o IONIQ 5 Robotáxi. A iniciativa conta com a parceria da Motional, líder mundial em condução autónoma e com a Hyundai Motor Group.

O vídeo da campanha demonstra a condução autónoma de nível 4 do Hyundai IONIQ 5 Robotáxi e evidencia a sua segurança enquanto percorre as estradas de Las Vegas, onde o primeiro modelo comercial será lançado no final de 2023.

ioniq 5 robotáxi

Com 42,5 milhões de visitantes por ano, Las Vegas, conhecida como a “Entertainment Capital of the World”, é um ponto de referência para o transporte de pequena duração, tornando-o o local perfeito para o lançamento do Hyundai IONIQ 5 Robotáxi. Como muitos visitantes optam pelo serviço de táxi durante a sua visita à cidade, o veículo totalmente autónomo será a forma perfeita para deslocações em segurança.

O vídeo também retrata como este destino turístico de renome oferece todo o tipo de cenários invulgares para os testes e recolha de dados do Robotáxi.

O Hyundai IONIQ 5 Robotáxi é visto a utilizar os seus mais de 30 sensores avançados – uma combinação de câmaras, radares e LIDAR (sistema base da condução autónoma) – e o sistema de computação a bordo para conduzir com segurança e facilidade. No vídeo podemos também assistir à recolha de um passageiro na entrada de um hotel que se encontra cheio, e o Hyundai IONIQ 5 Robotáxi reconhece o seu passageiro e, à semelhança de um motorista experiente, recolhe-o em segurança.

Após o lançamento em Las Vegas, o IONIQ 5 Robotáxi estará também disponível em Los Angeles e, numa fase posterior, em outras grandes cidades, tanto nos EUA, como a nível mundial. O Robotáxi já está a aprender a dominar as ruas estreitas de Boston, a gerir a condução à esquerda em Singapura e a viajar paralelamente nas pistas protegidas para bicicletas de San Diego, como parte de um regime de treino.

Para além de serem seguros, os EVs autónomos como o Hyundai IONIQ 5 Robotáxi também apoiam a mobilidade sustentável, graças ao facto de ser um veículo de zero emissões apresenta-se, assim, como uma alternativa sustentável e amiga do ambiente face aos veículos convencionais.

A Hyundai e a Motional equiparam o Hyundai IONIQ 5 Robotáxi com um conjunto de sensores e software para proporcionar uma condução autónoma segura para a sua estreia oficial no mercado.

A visão da Hyundai de ‘Progresso pela Humanidade’ está espelhada no Hyundai IONIQ 5 Robotáxi, refletindo a mensagem de que esta é “uma solução de mobilidade com humanidade no interior – e não apenas sem condutor”.