Estreia mundial do Electrified Streamliner IONIQ 6

A Hyundai Motor Company lançou o muito aguardado Hyundai IONIQ 6 com a estreia mundial digital através de um filme –  ver aqui. O novo Electrified Streamliner da submarca IONIQ, dedicada exclusivamente a veículos totalmente elétricos da Hyundai, apresenta um conjunto de tecnologias avançadas, caraterísticas e espaços personalizados e elevada autonomia que redefinem os limites da mobilidade elétrica.

O Hyundai IONIQ 6 fornece uma autonomia elétrica estimada de mais de 610 km, de acordo com a norma Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure (WLTP), bem como uma capacidade de carregamento múltiplo ultrarrápido de 400V/800V, possibilitada pela Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) do Hyundai Motor Group. O modelo possui também aquele que pode ser o design mais aerodinâmico da Hyundai até à data e uma série de caraterísticas para amplificar a experiência de mobilidade elétrica, tais como sistema de iluminação ambiente Dual Color, iluminação sincrónica de velocidade, sintonização de desempenho EV e Electric Active Sound Design (e-ASD).

“IONIQ 6 é o próximo passo na estratégia da Hyundai para acelerar a transição para a eletrificação e para se assumir numa posição de líder global em EVs”, disse Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “O Hyundai IONIQ 6 Electrified Streamliner proporcionará uma experiência única e distinta aos condutores e passageiros, otimizada em todos os sentidos para redefinir a mobilidade elétrica”.

Espaço interior personalizado e concebido para uma vida mais confortável

O Electrified Streamliner tira partido da plataforma E-GMP para oferecer uma distância entre eixos extremamente longa de 2.950 mm, suportada por jantes de 18”. Com um impressionante comprimento total de 4.855 mm, o Hyundai IONIQ 6 tem 1.880 mm de largura e 1.495 mm de altura, conferindo-lhe uma aparência distinta e elegante que se destaca no seu segmento.

“O Hyundai IONIQ 6 foi concebido e projetado para melhorar o nosso quotidiano como um espaço para acordar o nosso potencial”, disse Thomas Schemera, Diretor Global de Marketing e Diretor da Divisão de Experiência do Cliente da Hyundai Motor Company. “O interior inovador é meticulosamente pensado como refúgio semelhante a um casulo, melhorado com as mais recentes tecnologias para criar uma experiência de condução segura, divertida e relaxada. O interior espaçoso, no qual sobressaem a sustentabilidade e a usabilidade indo ao encontro dos valores dos nossos clientes”.

O interior do Hyundai IONIQ 6 foi especialmente desenvolvido para servir como um espaço confortável e personalizado. A iluminação ambiente Dual Color permite ao condutor personalizar o aspeto e a sensação da cabine interior, ao possibilitar a seleção a partir de um espetro de 64 cores e seis temas pré-selecionados (healing forest, wonderful day, concentration, mind care, meditation, creative moment). Já o modo Speed Sync Lighting acrescenta emoção à experiência de condução ao alterar a luminosidade interior nos lugares da frente com base na velocidade do veículo.

Os Premium Relaxation Seats (opção disponível em apenas alguns mercados) na primeira fila promovem o lazer através do simples ajuste do ângulo do assento. Além disso, todos os assentos são especificamente fabricados para modelos totalmente elétricos, sendo aproximadamente 30% mais finos do que os dos modelos convencionais e proporcionando mais espaço para os passageiros. Há ainda quatro portas USB tipo C e uma tipo A, disponíveis para melhorar a comodidade dos ocupantes.

A experiência de condução personalizada do Hyundai IONIQ 6 é ainda mais amplificada pelo sistema de sintonização de desempenho EV Performance Tune-up, que permite ao condutor ajustar livremente o esforço de mudança de direção, potência do motor, sensibilidade do pedal do acelerador e modo de linha motriz. Através deste sistema, os condutores podem criar uma variedade de combinações com apenas alguns cliques, de forma a ir ao encontro das suas necessidades.

O Hyundai IONIQ 6 inclui a tecnologia e-ASD, que torna os EVs mais emocionantes, envolvendo os passageiros no interior da viatura, já que a reprodução do som emula uma nave espacial na cabine e a textura de som é ajustada conforme o estado de condução do veículo.

“O IONIQ 6 combina a convergência emocional de funcionalidade com o design”, explica SangYup Lee, Vice-Presidente Executivo e Chefe do Centro Global de Design da Hyundai. “O design distinto e simplificado é o resultado da estreita cooperação entre engenheiros e designers, com uma atenção obsessiva aos detalhes e aos valores centrados no cliente. Criámos o Hyundai IONIQ 6 como um casulo mindful que se assume como um lugar personalizado para todos”.

Potência ampla e energia de reserva

O Hyundai IONIQ 6 está disponível com uma bateria de longo alcance de 77,4-kWh acoplada a um motor elétrico, de tração traseira, configurando uma eficiência energética de referência. A arquitetura da plataforma E-GMP do Hyundai IONIQ 6 pode suportar infraestruturas de carregamento de 400V, sem a necessidade de componentes ou adaptadores adicionais, e 800V, o carregamento padrão. Com um carregador de 350kW, o IONIQ 6 chega dos 10 aos 80 por cento em apenas 18 minutos.

Tal como no modelo anterior, o IONIQ 5, o Hyundai IONIQ 6 oferece uma função inovadora de vehicle-to-load (V2L) que permite aos clientes carregar quaisquer dispositivos elétricos – ideal para alimentar outros equipamentos durante uma falha de energia, num acampamento ou outras atividades ao ar livre. O V2L é ativado utilizando um adaptador de acessórios disponível e que se insere na entrada de carregamento exterior. Para além da tomada exterior, existe uma segunda por baixo do banco de trás para carregar computadores portáteis, telefones e outros dispositivos.

Dar poder à tecnologia e funcionalidades com um propósito

O painel modular de ecrã tátil do Hyundai IONIQ 6 integra um ecrã de infotainment de 12” e um cluster digital de 12” que aloja tecnologias avançadas para oferecer ao utilizador uma experiência digital melhorada que pode ser personalizada para ir ao encontro das suas necessidades. O sistema de infotainment fornece, em tempo real, um mapa visual da viagem com base no estado atual da bateria, aliado ao sistema que permite ajudar a procurar e planear a melhor rota, de forma a incluir postos de carregamento ao longo do percurso consoante seja necessário.

O ecrã panorâmico está perfeitamente adaptado ao Apple CarPlay e ao Android Auto, estando também disponível um suporte multiconexão Bluetooth, pelo que dois dispositivos podem ser emparelhados ao mesmo tempo – um para chamadas e outro para transmissão de música. Os oito altifalantes do sistema de som Bose premium, incluindo um subwoofer, colocados estrategicamente em todo o veículo para uma experiência auditiva de alta qualidade. O sistema de navegação vem com atualizações de Bluelink Infotainment/Map.

Sistemas avançados de assistência ao condutor garantem elevados níveis de segurança

O Hyundai IONIQ 6 está equipado com Hyundai SmartSense, Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, garantindo segurança e comodidade na estrada.

O Assistente de Condução em Auto Estrada 2 (HDA 2) ajuda a manter o veículo uma distância e velocidade definida do carro da frente quando se conduz numa autoestrada e ajuda a centrar o veículo na via enquanto se conduz, mesmo que se trate de uma curva. No caso de o veículo do lado estar demasiado próximo, ajuda a ajustar a trajetória, para não correr qualquer perigo. Se o veículo estiver acima de uma determinada velocidade, segurar o volante e acionar o interruptor de mudança de direção altera automaticamente de via na direção indicada.

O Cruise Control Inteligente (SCC) ajuda a manter a distância do veículo da frente e a conduzir a uma velocidade definida pelo condutor, de forma automática e replicando o estilo de condução do condutor.

Quando o SCC está inativo, a funcionalidade estuda o estilo de condução do automobilista. O Assistente de Prevenção de Colusão Frontal (FCA) ajuda a evitar colisões com objetos em frente do veículo durante a condução. Se o veículo da frente abrandar subitamente ou se for detetado um risco de colisão frontal, tal como um veículo parado ou em sentido contrário, um ciclista ou um peão, surge um aviso.

Após o alerta, se o risco de colisão se mantiver, o assistente pode ajudar na travagem de emergência. O Hyundai IONIQ 6 inclui ainda funções melhoradas de prevenção de colisão em cruzamento, mudança do sentido de via, assim como assistência de direção evasiva. Ao atravessar um cruzamento, se houver risco de colisão com veículos em sentido contrário da esquerda ou da direita, o sistema assiste automaticamente na travagem de emergência. Ao mudar de faixa durante a condução, se houver um risco de colisão com um veículo em sentido contrário ou com um veículo na faixa seguinte, o sistema assiste automaticamente com a direção evasiva. E ao conduzir, se houver risco de colisão com um peão na trajetória do veículo, este ajuda automaticamente a mudar de direção e evitar acidente.

Outras caraterísticas de condução semiautónomas incluem o Assistente Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), que ajusta a velocidade do veículo para corresponder ao limite de velocidade, e o Assistente de Máximos (HBA), que pode ajudar a ligar e desligar as luzes dos máximos durante a noite em caso de aproximação de veículos na faixa oposta.

O Hyundai IONIQ 6 tem várias funções relacionadas com a atenção do condutor. O sistema de Alerta de Fadiga do Condutor (DAW), por exemplo, analisa a atenção do condutor enquanto conduz e avisa quando necessário, fornecendo um alerta quando são detetados sinais de desatenção do condutor e recomendando uma paragem para descanso. Durante uma paragem no trânsito, o condutor é alertado se o veículo da frente arrancar.

Um conjunto diverso de outras funções trabalham em conjunto para ajudar a evitar colisões numa variedade de situações de condução. O Radar de Ângulo Morto e prevenção de colisão (BCA) ajuda a evitar colisões na parte traseira do veículo ao mudar de via. Ao ativar o sinal de mudança de via, se for detetado um risco de colisão com um veículo na retaguarda, o veículo lança um aviso. Além disso, caso haja um risco de colisão com um veículo na retaguarda ao sair de um local de estacionamento em paralelo, pode ajudar na travagem de emergência.

Outra funcionalidade, Monitorização do Ângulo Morto (BVM), exibe o vídeo da vista do ângulo morto para uma mudança de via segura. Ao ativar o sinal de mudança de direção, é exibido o vídeo da vista do ângulo morto para a direção indicada.

O Hyundai IONIQ 6 também garante a segurança dos passageiros do banco traseiro com o Aviso de Saída Segura, que fornece um aviso quando um veículo se aproxima por trás enquanto o passageiro sai da viatura.

Uma variedade de caraterísticas de apoio ao estacionamento torna diferentes circunstâncias de estacionamento mais fáceis. O Sistema Remoto de Estacionamento Automático (RSPA 2) ajuda no estacionamento remoto ou a retirar o veículo de um lugar de estacionamento a partir do exterior, funcionando em estacionamento paralelo, perpendicular e até diagonal.

A câmara 360º (SVM) exibe um vídeo do espaço em torno do veículo para garantir um estacionamento seguro. Assistente de prevenção de colisões durante o estacionamento Frontal/ Lateral/ Traseiro (PCA) ajuda a evitar colisões com peões e objetos em redor do veículo enquanto estaciona ou sai, fornecendo um aviso caso haja algum risco, assistindo automaticamente na travagem de emergência.

Da mesma forma, o Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Assistência (RCCA) ajuda a evitar colisões com veículos em sentido contrário no lado esquerdo ou direito do veículo durante a marcha-atrás. Se houver um risco de colisão com um veículo em sentido contrário do lado esquerdo ou direito, o sistema fornece um aviso e, se o risco de colisão aumentar, assiste automaticamente na travagem de emergência.

Atualização de software OTA

O Hyundai IONIQ 6 é o primeiro modelo da marca a oferecer atualizações de software Over-the-Air (OTA) para várias funcionalidades do veículo. Esta tecnologia permite aos condutores atualizar software de controlo de dispositivos elétricos, condução autónoma, bateria e muito mais, de forma a proporcionar uma experiência de condução mais segura e mais conveniente. Os condutores podem também atualizar mapas e software multimédia.

Opções de cor Hyundai IONIQ 6

O Hyundai IONIQ 6 está disponível em de 12 cores exteriores, incluindo Gravity Gold Matte, Abyss Black Pearl, Serenity White Pearl, Curated Silver Metallic, Nocturne Gray Metallic, Nocturne Gray Matte, Transmission Blue Pearl, Biophilic Blue Pearl, Ultimate Red Metallic, Digital Green Pearl, Digital Green Matte e Byte Blue.

Para o interior, estão disponíveis quatro cores: uma combinação de cinzento-escuro e claro, verde-azeitona escuro com cinzento-claro, preto com castanho-claro e preto.

Produção do Hyundai IONIQ 6

O Hyundai IONIQ 6 irá começar a ser produzido no terceiro trimestre de 2022, sendo a data de lançamento para o mercado anunciada posteriormente.

Hyundai IONIQ 6 num mundo digital

O Hyundai Motor Group está a introduzir uma variedade de campanhas de comunicação digital inovadoras que irão utilizar as mais recentes tecnologias para permitir aos clientes experimentar o Hyundai IONIQ 6 onde quer que estejam.

A estreia mundial do Hyundai IONIQ 6 está disponível na página de campanha IONIQ 6 e no canal de YouTube e website oficiais do Hyundai Motor Group. O filme é desenvolvido no conceito “Awaken Your World” e retrata o dia a dia de três personagens principais, incluindo um artista sustentável, um designer do metaverso e um criador de conteúdos sociais, explorando as funcionalidades do Hyundai IONIQ 6 de uma forma criativa. O filme mostra como cada personagem dá vida às suas ideias no IONIQ 6 e destaca diversos casos de utilização categorizados em diferentes temas de comunicação, tais como tranquilidade, condução divertida, trabalho, entretenimento e socialização.

O IONIQ 6 Digital Studio é um conteúdo de realidade alargada (XR) que proporciona uma experiência imersiva para as pessoas encontrarem o IONIQ 6 num espaço de realidade virtual. O IONIQ 6 Digital Studio consiste em seis espaços temáticos que refletem os estilos de vida dos consumidores do IONIQ 6. Os clientes podem aceder ao Estúdio através dos seus computadores, portáteis ou telemóveis e experimentar uma variedade de conteúdos interativos, incluindo uma experiência de condução e especificações de produto através da realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).

O Hyundai IONIQ 6 também estará disponível em plataformas líderes no metaverso, tais como a Hyundai Mobility Adventure, no Roblox, e o Planet Hyundai, no ZEPETO, onde os utilizadores podem fazer test-drives virtuais e experimentar as principais caraterísticas do novo modelo.

Mais informações estão disponíveis na página do modelo Hyundai IONIQ 6.