IONIQ 5 vence dois testes comparativos da revista alemã Auto Bild

O Hyundai IONIQ 5 continuou a sua série de vitórias em dois recentes testes comparativos da revista automóvel alemã Auto Bild. Os editores da maior revista de comércio automóvel da Europa declararam o CUV midsize 100% elétrico da Hyundai vencedor, ultrapassando o Mercedes EQB em quatro categorias na edição
nº9 de 2022. Este comparativo também foi publicado na edição nº4 da Auto Bild Allrad. Entretanto, o Hyundai IONIQ 5 também superou o Audi Q4 e-tron e o Polestar 2 num outro comparativo da edição mais recente da publicação.

Para avaliar BEVs em testes comparativos, a Auto Bild utiliza sete categorias: Carroçaria, Conforto, Motorização, Dinâmica de Condução, Conectividade, Sustentabilidade e Custos. Os modelos em competição podem atingir até 800 pontos.

No teste de comparação contra o Mercedes EQB, o Hyundai IONIQ 5 obteve uma pontuação mais alta nas categorias Carroçaria, Motorização, Dinâmica de Condução e Custos, empatando em Sustentabilidade. O midsize CUV totalmente elétrico da Hyundai conquistou a primeira posição, com uma pontuação de 582 pontos – mais 20 do que o seu rival.

“O Hyundai IONIQ 5 oferece mais espaço, melhor desempenho de condução e melhor tecnologia de carregamento do que o Mercedes EQB”, comentou a Auto Bild. “Além disso, vem equipado com excelentes travões e conta com uma garantia excecional”. Recorde-se que em Portugal a gama Hyundai é abrangida por uma garantia de 7 anos sem limite de quilómetros.

No comparativo mais recente contra o Audi Q4 e-tron e o Polestar 2, o Hyundai IONIQ 5 sobrepôs-se nas categorias de Carroçaria, Conforto, Dinâmica de Condução e Sustentabilidade, tendo os editores da Auto Bild atribuído ao modelo 573 pontos. A revista alemã declarou o Hyundai IONIQ 5 como vencedor “pelo seu
interior espaçoso e equipamento, desempenho superior de condução e elaborada tecnologia eletrónica”.

Além de ter triunfado nestes dois testes da Auto Bild, o Hyundai IONIQ 5 obteve também o melhor desempenho no teste comparativo de SUV e CUV elétricos da Auto Zeitung no início deste mês. Desde o seu lançamento, há um ano, o modelo já ganhou dez prémios Car of the Year na Europa, sendo ainda um dos
finalistas do European Car of the Year 2022.

“Ao superar concorrentes fortes em dois testes comparativos de uma publicação de prestígio como a Auto Bild, a Hyundai provou, mais uma vez, que estamos a liderar o caminho no que diz respeito à mobilidade elétrica na Europa”, afirmou Andreas-Christoph Hofmann, Vice-Presidente de Marketing e Produto da Hyundai
Motor Europe. “Concebemos o nosso midsize CUV totalmente elétrico com base nas necessidades dos nossos clientes e, ao fazê-lo, criámos um veículo elétrico revolucionário com um design espaçoso, desempenho de topo na estrada e uma tecnologia de carregamento inovadora”.

Design expressivo com abundância de espaço

Para o primeiro comparativo, os editores da Auto Bild elogiaram o Hyundai IONIQ 5 pelo seu design espetacular que se estende ao interior: “O IONIQ 5 parece um caso de estudo de design italiano dos anos 90 que a Hyundai transportou para o presente”. A revista automóvel alemã sublinhou, ainda, que o Hyundai IONIQ
5 é “ainda mais espaçoso do que o Mercedes EQB”.

O midsize CUV 100% elétrico é o primeiro modelo baseado na primeira plataforma BEV dedicada do Hyundai Motor Group – a Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP). Graças à E-GMP, o Hyundai IONIQ 5 apresenta um piso plano, uma consola central deslizante ‘Universal Island’ e um banco traseiro espaçoso e
deslizante para maior liberdade de movimento.

O Hyundai IONIQ 5 também proporciona bastante espaço de carga, podendo os clientes da Hyundai tirar partido dos 527 litros de espaço de armazenamento, que vai até aos 1.587 litros com os bancos rebatidos. A bagageira dianteira oferece também até 57 litros de espaço adicional.

Carregamento ultrarrápido

Os editores da Auto Bild elogiaram as capacidades de carregamento do Hyundai IONIQ 5 em ambos os testes. Graças à potência de carregamento de 220 kW da sua tecnologia de carregamento ultrarrápido de 800 volts, o Hyundai IONIQ 5 pode ser carregado dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos, o que coloca o modelo numa posição favorável em relação aos seus concorrentes. Além disso, menos de cinco minutos de carregamento dão ao Hyundai IONIQ 5 uma autonomia de condução de até 100 quilómetros.

O Hyundai IONIQ 5 também dispõe de uma tecnologia de carregamento bidirecional, conhecida como Vehicle-to-Load (V2L), que permite carregar outros equipamentos elétricos (110V / 220V) ou carregar outros veículos em qualquer lugar.

Para a construção de um futuro mais sustentável

Para além de produzir modelos que geram zero emissões de carbono, a Hyundai também demonstra o seu compromisso com a sustentabilidade ao incorporar materiais ecológicos em muitos pontos da construção do Hyundai IONIQ 5. A título de exemplo, os revestimentos dos assentos e apoios de braços das portas são feitos de garrafas de plástico reciclado, lã ou couro processado com óleo vegetal. Outros materiais sustentáveis extraídos da cana-de-açúcar são utilizados nas almofadas de colisão, nos revestimentos das portas, nos tapetes PET, nos tapetes de chão e nos forros das portas. As proteções de portas, os interruptores e as almofadas de colisão incluem materiais sustentáveis derivados de óleo vegetal extraído de colza e milho.

Os painéis de proteção das portas são feitos de “paperette”, um material reciclável que se parece com papel. A Hyundai tem também como objetivo partilhar os benefícios de uma economia circular. Através de uma parceria com a Healthy Seas, uma organização que promove a conservação marinha, redes de pesca abandonadas são recuperadas e transformadas em novos recursos. Um dos parceiros da Healthy Seas, a Aquafil, regenera as partes de nylon das redes juntamente com outros resíduos de nylon, produzindo o ECONYL, um fio de nylon para produtos sustentáveis como os tapetes de chão disponíveis no IONIQ 5