Hyundai renova parceria com a Healthy Seas para a proteção dos oceanos

healthy seas

A Hyundai Motor e a Healthy Seas, organização que promove a conservação marinha, renovaram a sua parceria pan-europeia por mais um ano e vão continuar a trabalhar juntos para combater a poluição marinha, cuidar dos ecossistemas marinhos sustentáveis e promover uma economia circular.

A renovação desta parceria surge após um primeiro ano de sucesso em 2021, em que a Hyundai Motor e a Healthy Seas realizaram onze ações de ativação em sete países europeus. Realizaram-se atividades de recolha de resíduos, como limpeza de praias e eventos de mergulho para recuperação de redes de pesca e programas educacionais para ensinar crianças a importância de manter os oceanos limpos.

“Graças à renovação da nossa parceria com a Hyundai Motor em 2022, seremos capazes de alcançar um impacto ambiental positivo ainda maior nas regiões que já operamos, além de tornar um sonho em realidade ao começar a trabalhar na Ásia”, afirma Veronika Mikos, da Healthy Seas.

Parceria de sucesso entre a Hyundai e a Healthy Seas

O evento de inauguração da parceria, que decorreu em Ítaca, na Grécia, foi o maior projeto da Healthy Seas até à data. Conseguiram-se limpar quatro praias e duas enseadas, recuperando 5 toneladas de redes de pesca abandonadas, 32 toneladas de metal e 39 toneladas de plásticos, incluindo 150 sacos de contas de espuma de poliestireno.

A Hyundai apoiou as expedições de mergulho para recolha de redes de pesca abandonadas da Healthy Seas em Ijmuiden, nos Países Baixos, na ilha italiana de Lampedusa, Newcastle, no Reino Unido, na ilha alemã de Nordeney e em Tossa del Mar, em Espanha.

Os mergulhadores voluntários ajudaram a recolher mais de 78 toneladas de resíduos, na forma de redes de pesca abandonadas, jaulas de caranguejos e lagostas, chumbo e outro lixo. As redes de pesca recuperadas em conjunto com outros resíduos nylon, foram regeneradas na forma ECONYL®  sustentável, utilizado na produção de tapetes para o Hyundai IONIQ 5.

“O que esta parceria alcançou no ano passado foi um primeiro passo extraordinariamente positivo. Em 2022 estou muito entusiasmado com a escala ambiciosa dos planos que a Hyundai e a Healthy Seas têm” comentou Michael Cole, Presidente e CEO da Hyundai Motor Europe.

A Hyundai também utilizará o seu conhecimento como líder em soluções de ecomobilidade futura para ajudar a Healthy Seas a operar de forma sustentável, através da utilização de veículos livres de emissões.

A renovação da parceria permitirá continuar a dar a conhecer os benefícios de uma economia circular. Para transformar os resíduos recuperados dos oceanos num novo recurso, a Aquafil, parceiro fundador da Healthy Seas, regenera as partes de nylon das redes de pesca, juntamente com outros resíduos de nylon, para criar o fio ECONYL®.

Ao longo de 2022, a utilização deste material vai ser expandida a outros veículos Hyundai, entre os parceiros na própria empresa, através, por exemplo, da utilização de carpetes nas instalações, merchandising para colaboradores e brindes.