IonQ e Hyundai Motor estabelecem parceria em computação quântica

IonQ (NYSE: IONQ), líder na computação quântica de iões presos, e a Hyundai Motor Company anunciaram hoje uma parceria que visa desenvolver novos algoritmos variational quantum eigensolver (VQE) para analisar os componentes do lítio e as suas reações químicas, envolvidas na química de bateria.

É expectável que a simulação química quântica melhore significativamente a qualidade das baterias de lítio de nova geração ao aperfeiçoar os ciclos de carregamento e descarregamento, assim como a sua durabilidade, capacidade e segurança.

A parceria beneficia dos conhecimentos em computação quântica da IonQ e dos conhecimentos da Hyundai em baterias de lítio. Em conjunto, as equipas estão a criar um modelo de bateria químico avançado, ainda a ser operacionalizado em computadores quânticos, mensurável pelo número de qubits e portões
quânticos.

IonQ e a Hyundai estão a estabelecer as bases de trabalho em criar baterias de melhor qualidade, ao simular de forma mais precisa e controlar as suas reações químicas. Esta análise tem o potencial de encaminhar para novos tipos de material de origem que economizem tempo, custos e os esforços futuros – um avanço crítico, sendo que as baterias são, normalmente, o componente mais caro de um veículo elétrico.

A entrada numa nova era quântica e sustentável

“Estimamos que esta colaboração criativa com a IonQ proporcione inovação no desenvolvimento de materiais básicos em espaço virtual para várias partes da mobilidade futura,” afirmou TaeWon Lim, Vice-Presidente Executivo e Diretor do Materials Research & Engineering Center no Hyundai Motor Group.  “Estamos entusiasmados em entrar na nova era quântica e tirar partido das oportunidades futuras com mais eficiência na potência da bateria.”.

Esta colaboração é uma parte importante para a estratégia 2025 da Hyundai, que inclui a venda de 560 mil veículos elétricos por ano e a introdução de mais de 12 novos BEV’s. Adicionalmente, a parceria é também importante para o combate às alterações climáticas, à medida que os EV’s desempenham um papel crítico em atingir os objetivos globais de sustentabilidade.

“Na IonQ acreditamos na nossa missão em solucionar um dos problemas mais complexos do mundo através de um desenvolvimento contínuo nos computadores quânticos. Vemos, também, as alterações climáticas com igual importância e acreditamos que podemos ajudar com soluções quânticas químicas.” afirmou Peter Chapman, Presidente e CEO da IonQ. “A eficiência da bateria é uma das áreas promissoras emergentes onde a computação quântica pode fazer a diferença. Estamos entusiasmados por trabalharmos neste projeto que visa a posicionar os veículos elétricos como o principal meio de transporte no mundo.”