Hyundai Motorsport no Rali da Finlândia

Hyundai Motosport Rali Finlândia

 

  • Hyundai Motorsport vai procurar alcançar o seu primeiro pódio no Rali da Finlândia, o oitavo de 13 eventos do Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2018 (WRC);
  • Jari Huttunen, piloto do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Hyundai Motorsport (HMDP), juntase às três duplas do WRC e regressa para a sua quarta prova de 2018 ao volante de Hyundai i20 R5, que terá lugar na sua terra natal;
  • Hyundai Motorsport expandiu a liderança no campeonato de pilotos e construtores, depois da emocionante vitória na Sardenha, no mês passado.

 

Depois da paragem de verão, a Hyundai Motorsport volta à ação no Rali da Finlândia para a 8ª prova do Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2018 (WRC) liderando ambos os campeonatos com ampla vantagem após as vitórias consecutivas dos ralis de Portugal e da Sardenha.

Depois do emocionante triunfo na Sardenha – igualando o terceiro melhor resultado na história do WRC – a equipa aumentou a sua vantagem sobre a M-Sport no campeonato dos construtores em 28 pontos. Paralelamente, Thierry Neuville, desfruta de uma diferença de 27 pontos, posicionando-se no topo da tabela de pilotos.

A Hyundai Motorsport tem o objetivo de alcançar o pódio em Jyväskylä com as duplas Andreas Mikkelsen/Anders Jæger, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul e Hayden Paddon/Seb Marshall a competir com os Hyundai i20 Coupé WRC #4, #5 e #6, respetivamente.

O diretor da equipa, Michel Nandan afirmou: “Estamos ansiosos por voltar à ação no WRC depois de uma longa paragem de verão. Tivemos tempo para refletir sobre a primeira metade do ano, mas sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente, a começar na Finlândia. Este não foi um rali fácil para nós em anos anteriores, no entanto vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para inverter essa situação. Não tomamos a nossa posição no campeonato como garantida, porque sabemos que os nossos adversários se vão esforçar bastante, por isso vamos ter que lutar para atingir bons resultados. Obviamente que gostaríamos de alcançar o nosso primeiro pódio na Finlândia, mas mais importante do que isso é garantir que os nossos três carros ficam bem classificados.”

O Rali da Finlândia também vai marcar o regresso do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Hyundai Motorsport (HMDP), com a dupla Jari Huttunen e Antti Linnaketo. Para a dupla finlandesa este será o quarto evento no WRC2 de 2018, depois da participação nos Ralis da Suécia, México e Portugal.

Rali da Finlândia em resumo
O rali da Finlândia vai-se desenrolar ao longo de quatro dias e conta com 23 etapas, percorridas ao longo de 317.26 quilómetros, que terão início quinta feira à noite com uma passagem rápida pela etapa Harju de 2.31 quilómetros.

Sexta-feira, as duplas avançam para um loop de quatro etapas (Moksi, Urria, Ässämäki, Äänekoski), e uma passagem rápida pela etapa de Oittila, para depois regressar a Harju. No sábado, esperam-se 143 quilómetros de ação ao longo de 16 horas e 4 etapas (Päijälä, Pihlajakoski, Kakaristo, Tuohikotanen).

No último dia dá por terminado o rali com duas passagens por Laukaa e Ruuhimäki, que desafiam as duplas numa sequência de saltos nos momentos finais da etapa. Este rali promete ser imperdível.