Hyundai i30 N TCR impressiona no seu evento de estreia no TCR International Series

O Hyundai i30 N TCR destacou-se na sua estreia no TCR International Series no circuito Zheijiang (China). O carro construído pela Hyundai Motorsport estabeleceu o melhor tempo em três das etapas realizadas no fim-de-semana, com Gabriele Tarquini a proporcionar o primeiro triunfo para o i30 N TCR.

Este primeiro evento representou uma oportunidade fundamental de demonstrar a performance do carro contra outros projetos TCR apresentados por outros fabricantes. No entanto, o circuito apresentou novos desafios à equipa e aos pilotos, com configurações técnicas de torção nunca testadas antes.

Apesar disso, Tarquini e Alain Menu, estabeleceram os dois melhores tempos na qualificação, com o i30 N TCR a ser capaz de percorrer o circuito de 3,2 km em menos de 1 hora e 33 minutos. Tarquini registou o tempo de 1:32.935, com Menu a registar 1:32.811, quase meio segundo acima do concorrente mais próximo.

Infelizmente, devido à homologação temporária concedida ao i30 N TCR para o evento, ambos os pilotos não puderam reivindicar as suas posições na segunda parte da qualificação, e nesse sentido tiveram que iniciar ambas as corridas a partir do 13º e 14º lugar, num circuito onde ultrapassar seria muito difícil.

Apesar de partir de uma posição tão baixa, a velocidade e manobrabilidade do carro impressionaram já que Tarquini foi capaz de recuperar até atingir a liderança na 19º volta da corrida. Menu seguiu as pisadas de Tarquini, alcançando a sexta posição antes de ser penalizado por um eventual contacto ocorrido na parte inicial da corrida. Menu terminou assim na 12º posição.

A performance do i30 N TCR foi de tal forma impressionante que os organizadores do evento alteraram o Equilíbrio de Desempenho (BoP) na hora que sucedeu a vitória de Tarquini. Para a segunda corrida, ambos os carros teriam de competir com 40 kg de peso adicional, assim como com a potência do motor reduzida.

Ainda assim, ambos os pilotos conseguiram efetuar ultrapassagens durante a corrida, acabando Menu e Tarquini por atingir a quarta e sexta posição respetivamente.

Gabriele Tarquini comentou: “Este foi um fim de semana quase perfeito para mim e para toda a equipa por trás do desenvolvimento do i30 N TCR. Demonstramos ter desenvolvido uma oferta muito forte para os regulamentos TCR. Ao começar na 14º posição, nunca imaginámos que seríamos capazes de lutar pela vitória, ainda para mais tendo em consideração as dificuldades do circuito. Tive uma primeira volta muito boa, e fui capaz de alcançar a vantagem devido aos travões e estabilidade do carro, o que me permitiu aproveitar ao máximo a performance do i30 N TCR.”

Alain Menu comentou: “O i30 N TCR impressionou-me neste fim de semana. Não sabíamos o que esperar de um circuito tão diferente dos circuitos europeus onde testamos o carro. No entanto, desde a primeira volta o i30 N TCR provou ser um carro com boa estabilidade nos mais diversos momentos da corrida. Foi um carro fácil de conduzir, para além de ser confortável quando testado ao limite, o que acaba por ser aquilo que se espera para um projeto deste tipo.”

Andrea Adamo do Departamento de Competição para Clientes da Hyundai Motorspor afirmou:

“Atingimos todos os objetivos que tínhamos definido para este evento com o i30 N TCR. Viemos aqui para demonstrar a competitividade do carro contra outros projetos presentes no TCR International Series e, com a nossa performance ao longo do fim de semana demonstramos claramente a força do nosso carro neste evento. A nossa performance e precisão demonstrou que o i30 N TCR é forte não só em pistas rápidas e fluídas, como também em circuitos mais apertados e técnicos. Os nossos clientes serão capazes de levar o seu novo carro para qualquer circuito, em qualquer evento e devem ser capazes de lutar pela liderança.”

O i30 N TCR irá voltar ao TCR International Series para competir no último fim de semana do campeonato que se realizará no Dubai a 17 e 18 de novembro.