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5 Anos de Assistência em viagem
Assistência em viagem 24 horas, Assistência ao veículo e ocupantes

Os veículos e ocupantes beneficiam de uma Assistência em Viagem, válida pelo período de 5 anos a contar da data da matrícula, que em caso de avaria os veículos serão reencaminhados para uma oficina da Rede de Reparadores Autorizada Hyundai e os ocupantes beneficiam das garantias descritas no Livro de Assistência em Viagem 24 Horas.

Artº. 1º. Definições

Aderente - a pessoa singular ou colectiva, com residência habitual ou sede em Portugal, designada à Seguradora pelo Segurado;

Veículo Seguro - a viatura ligeira ou mista com peso inferior a 3.500 Kg (incluindo o atrelado), pertencente ao aderente, identificada pelo Segurado à Seguradora, em caso de avaria;

Pessoas seguras - os ocupantes do veículo seguro que viajam a título gratuito, em caso de avaria.

Artº. 2º. Garantias

Desempanagem no local ou reboque do veículo em consequência de avaria.
Em caso de avaria do veículo seguro, que o impeça de circular pelos seus próprios meios, a Seguradora organiza a intervenção de um perito mecânico, suportando as respectivas despesas de deslocação e se a reparação não puder ser efectuada localmente garante despesas desde o local da imobilização até ao Concessionário mais próximo.

Transporte ou repatriamento do veículo e recolhas
Quando o veículo seguro, em consequência de avaria, precise de reparação que implique mais de três dias de imobilização, a Seguradora suportará:

  • as despesas de transporte do veículo até um Concessionário próximo do seu domicilio, organizando e encarregando-se desse transporte ou repatriamento;
  • os gastos de recolha do veículo, relacionados com esta garantia, até ao limite fixado nas Condições Particulares.

A Seguradora não será obrigada a efectuar o repatriamento do veículo, suportando apenas as despesas com o seu abandono legal, quando a reparação exceda o valor venal em Portugal.

Transporte, repatriamento ou prosseguimento de viagem dos ocupantes do veículo avariado.
Quando o veículo, como consequência de avaria, precise de reparação que exija mais de 3 dias de imobilização e não tenha sido feito uso da garantia prevista no nº 4 deste artigo, a Seguradora suportará as despesas de transporte das pessoas seguras, ocupantes do veículo, até ao seu domicílio ou até ao local de destino da viagem, desde que estes últimos gastos não sejam superiores aqueles.

Despesas de estadia em hotel a aguardar a reparação do veículo
Se o veículo avariado não for reparável no mesmo dia, a Seguradora suporta as despesas estadia de pessoas seguras no hotel desde que não inicialmente previstas, até ao limite fixado nas Condições Particulares.

Despesas de transporte a fim de recuperar o veículo seguro
No caso de o veículo avariado ter sido reparado no próprio local da ocorrência e não ter sido feito o uso da garantia de repatriamento ou transporte do mesmo veículo, a Seguradora suporta as despesas com uma passagem de comboio em 1ª classe ou de avião em classe turística para que o condutor designado possa ir da sua residência até ao local onde o veículo tiver sido reparado ou recuperado.

Envio de peças de substituição
A Seguradora encarrega-se do envio, pelo meio mais adequado, das peças necessárias para a reparação do veículo seguro desde que seja impossível obtê-las no local da ocorrência. Somente serão de conta da Seguradora os gastos de transporte. A pessoa segura deverá liquidar à Seguradora o custo das peças bem como os eventuais direitos aduaneiros correspondentes.

Quando a entrega das peças deva ser feita no estrangeiro e haja necessidade de rapidez, serão as mesmas transportadas até à alfândega aeroportuária mais próxima do local onde se encontrar a pessoa segura. Serão igualmente da conta da Seguradora, e até ao limite do preço de uma viagem de comboio de 1ª classe, as despesas necessárias ao levantamento das mencionadas peças.

Transmissão de mensagens urgentes
A Seguradora encarregar-se-á da transmissão de mensagens urgentes que lhe seja solicitada pela pessoa segura em virtude da ocorrência de algum acontecimento coberto pelas presentes garantias.

Veículo de substituição
No seguimento de um serviço de reboque, e no caso do veículo imobilizado por causa de avaria, necessitar de uma intervenção superior a 8 horas úteis segundo o tarifário da marca, a Seguradora colocará à disposição da pessoa segura, se existir disponível no local, um veículo de substituição de categoria B, até ao limite fixado nas Condições Particulares e só durante o período da sua reparação.
Esta garantia só é válida em Portugal.

Artº 3º. Exclusões

Sem prejuízo do disposto nas Condições Gerais, a Seguradora não será responsável pelas prestações respeitantes ;

  • sinistros ocorridos em consequência da prática de desportos de competição, assim como nos treinos para competição e apostas;
  • gastos de hotel e restaurantes não previstos nas garantias de seguro, táxis, gasolina, reparação e roubo de acessórios incorporados no veículo;
  • sinistros causados por tremores de terra, erupções vulcânicas, inundações ou quaisquer cataclismos;
  • sinistros ocorridos quando o veículo for conduzido por pessoa não legalmente habilitada;
  • veículos destinados ao serviço público ou de aluguer;
  • avarias repetitivas causadas pela não reparação do veículo seguro;
  • imobilização por causa de manutenção de acidente ou de roubo.

Artº 4. Duração

O veículo seguro beneficia de uma Assistência em Viagem, válida pelo período de 5 anos a contar da data da matricula da viatura, de acordo com o descrito neste documento. As garantias, em relação a cada aderente, caducarão automaticamente na data em que deixar de ter residência habitual ou sede em Portugal, ou se a sua permanência no estrangeiro for superior a 60 dias por viagem ou deslocação, ou na data em que cessar o vínculo que tiver determinado a adesão.

Artº 5. Âmbito territorial

As garantias são válidas em Portugal a partir da residência ou sede do aderente, na Europa e nos países da bacia do Mediterrâneo, salvo estipulação em contrário nas Condições Particulares.

As garantias do presente contrato não são aplicáveis nos países em que, por motivos de força maior não imputáveis à Seguradora, se torne impossível a prestação de serviços dela decorrentes.

Artº 6º . Disposições diversas

O serviço de veículo de substituição previsto na presente Condição Especial é garantido em função das disponibilidades locais, dos horários de funcionamento e das condições gerais das empresas de aluguer de automóveis.

Artº 7. Reembolsos de transportes não utilizados

As pessoas seguras e/ou o aderente que tiverem utilizado prestações de transportes previstas no presente contrato ficam obrigadas a promover as diligências necessárias à recuperação de bilhetes de transporte não utilizados e a entregar à Seguradora as importâncias recuperadas.

Artº 8. Complementaridade

As prestações e indemnizações prestadas são pagas em excesso e complementarmente a outros contratos de seguro já existentes e cobrindo os mesmos riscos.

A pessoa segura e/ou o aderente obrigam-se a promover todas as diligências necessárias à obtenção daquelas prestações e a devolvê-las à Seguradora no caso e na medida em que esta as houver adiantado.